Ação da ABE alusiva ao Dia do Vinho Brasileiro teve um alcance de mais de 1 milhão de pessoas, participação de 120 vídeos e premiou cinco apreciadores de quatro estados
Durante 12 meses, uma caixa de vinho brasileiro com seis rótulos de diferentes regiões vai sair de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e viajar mais de 1.000 quilômetros, até chegar a Jundiaí (SP), na casa da sommelier Paola Nogueira, a grande vencedora da campanha “Dia do Vinho Brasileiro: muita história para contar”, promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Os quatro ingressos para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, que será realizada dia 7 de novembro, couberam a Mariella Miranda (Belo Horizonte – MG), Maria Barreiros – VinhocomMaria (Maceió- AL), Marcos Olívio Cisco (Barão – RS) e Manoel Aguiar Maciel (Caxias do Sul – RS).
Paola, que compartilhou sua história com o vinho brasileiro em seu perfil @panogueira.sommeliere, vai receber em sua casa uma caixa com seis rótulos brasileiros durante 12 meses. Ao todo, serão 72 garrafas de vinícolas de regiões produtoras do país, mostrando a diversidade e qualidade do vinho nacional. O sorteio foi feito nesta terça-feira, 21, pelo www.sorteador.com.br na presença do presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador, de seu vice André De Gasperin, da secretária Executiva Eliane Cerveira, da diretora da Conceitocom Brasil, assessora de imprensa Lucinara Masiero e do diretor da Agência Gringa, Janquiel Mesturini.
Desde 7 de junho – Dia do Vinho Brasileiro –, quando a ação foi lançada, até esta segunda-feira, 20 de julho, apreciadores de todas as partes do Brasil, até do exterior, contaram suas histórias com o vinho brasileiro, muitas emocionantes, outras engraçadas e até inusitadas. Foram registrados 120 vídeos, que atingiram diretamente 340 mil pessoas. A audiência da campanha alcançou mais de 1 milhão de pessoas, conforme relatório de desempenho do Facebook e Instagram. O engajamento na página da ABE no Facebook atingiu 63 mil pessoas com 12 mil envolvimentos e 300 compartilhamentos, ou seja, uma performance de mais de 500%. Já no Instagram, 25 mil pessoas se engajaram em torno da campanha, com mais de 400% de desempenho. De 4.276 a página saltou para 6.007 seguidores nos 44 dias da ação.
Para Salvador, a iniciativa superou as expectativas e mostrou que o vinho brasileiro está presente na vida das pessoas de diferentes formas. “Temos o melhor conteúdo sobre o vinho brasileiro que se podia imaginar, e tudo contado pelos seus fãs. Com esta ação, nos aproximamos dos consumidores e descobrimos que cada um do seu jeito viveu suas experiências com o vinho. Nosso desejo é que ele, o vinho brasileiro, cada vez mais faça parte da vida dos brasileiros”, destaca.
Uma live no canal Vinhos de Bicicleta, no youtube, com a participação da sommelier argentina Cecília Aldaz, apresentadora do programa ‘Um Brinde ao Vinho’ do Mais Globosat; do chef, empresário e apresentador francês Olivier Anquier e do sommelier brasileiro Rodrigo Ferraz, marcou o lançamento da ação. O encontro foi acompanhado por 3.164 pessoas. O vídeo já ultrapassou as 7,5 mil visualizações, do Brasil e do exterior.
Junto com a ABE, também participaram da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.
VENCEDORES
Vinho por um ano inteiro (12 caixas = 72 garrafas)
1º – Paola Nogueira (Jundiaí – SP)
Ingresso para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020
2º – Mariella Miranda (Belo Horizonte – MG)
3º – Maria Barreiros – VinhocomMaria (Maceió – AL)
4º – Marcos Olívio Cisco (Barão – RS)
5º – Manoel Aguiar Maciel (Caxias do Sul – RS)