Safra histórica aumenta expectativa quanto a qualidade dos vinhos brasileiros e lança novidades como a categoria de vinhos rosés, o grupo de tintos de corte e a possibilidade de pequenos produtores inscrever suas amostras
O mercado está ansioso para conhecer a representatividade da ‘Safra das Safras’, assim denominada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) diante da histórica qualidade registrada este ano. Enólogos de todo o Brasil se empenham para fazer o melhor vinho de suas vidas. A prova será compartilhada na Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, agendada para 7 de novembro, em Bento Gonçalves. Reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e reverenciada por todo setor, a Avaliação abre inscrições para vinícolas de todo o país. O regulamento está disponível no link https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/.
Inspirada na Safra 2020 e sempre atenta as mudanças de mercado, a Diretoria Executiva traz duas novidades em relação as Categorias de Vinhos para a 28ª edição. A primeira delas é a criação de uma categoria específica para Vinhos Rosés Finos Secos. A segunda, é que a Categoria Vinhos Tintos Finos Secos passará a aceitar, além de 100% varietais, vinhos com corte de uvas tintas finas. As outras quatro categorias seguem iguais: Vinhos Base para Espumante, Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos e Vinhos Tintos Finos Secos Jovens. O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, explica que a novidade se justifica pelo aumento da produção e consumo deste tipo de produto.
Outra mudança significativa no regulamento e que já vinha sendo discutida nos últimos anos é a participação de pequenos produtores com produção total de até 50.000 kg de uva. Agora, eles podem inscrever amostras com um lote de pelo menos 3.000 litros. Para os demais, o lote deve ter pelo menos 4.000 litros. Em todos os casos, somente serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos.
Esta é a primeira vez que o evento acontece em novembro, transferido devido a pandemia. Salvador tem em suas mãos o grande desafio de realizar a edição da safra histórica brasileira num ano em que o mundo vive uma pandemia global. “Estamos acompanhando de perto o desenrolar da situação e temos mais de um plano para garantir que a Avaliação Nacional de Vinhos aconteça. Por enquanto, o que pedimos é que as vinícolas aproveitem a oportunidade que a natureza nos deu e inscreva suas amostras para mostrar ao mundo a evolução do vinho brasileiro”, destaca o presidente.
A 28ª edição do evento segue apresentando os 30% mais representativos da Safra 2020, com a degustação das 16 amostras selecionadas neste grupo.
Categorias dos Vinhos
Categoria I – Vinhos Base para Espumante
Categoria II – Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos
Categoria III – Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos
Categoria IV – Vinhos Rosés Finos Secos
Categoria V – Vinhos Tintos Finos Secos Jovens
Categoria VI – Vinhos Tintos Finos Secos (Tintos Varietais e Tintos de Corte)