Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes se destaca nas 12 cidades-sede do mundial

por migracao

Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes se destaca nas 12 cidades-sede do mundial


Projeto do Ministério do Turismo e da Abrasel qualificou mais de 2.000 profissionais, em 2010, e promete qualificar aproximadamente 15.000 neste ano


O Ministério do Turismo (Mtur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comemoram o êxito do primeiro ano do Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes. O objetivo do projeto é qualificar serviços e preparar o setor de alimentação fora do lar para atender melhor os visitantes e se beneficiar com o crescimento do turismo em cada região durante a realização da Copa de Mundo de 2014. Em 2010, foram 1500 vagas preenchidas e mais de 2.000 profissionais capacitados em 100 turmas. Os treinamentos para os profissionais do setor de alimentação fora do lar, como atendimento, segurança alimentar e atrativos turísticos, foram iniciados no mês de outubro nas 12 cidades-sede dos jogos do mundial: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).


Em 2011, a meta já está traçada: serão aproximadamente 15.000 pessoas qualificadas. Os cursos de Segurança dos Alimentos terão início no primeiro semestre e qualificarão um total de 3.000 profissionais. O curso de Atendimento continuará sendo ministrado e treinará 7.500 pessoas, totalizando 9.000 treinados. O curso de Multiplicador também terá continuidade, qualificando no final, 2.000 alunos.


Até 2013, cerca de 180 mil profissionais do setor e ambulantes serão capacitados. “Bares e restaurantes serão estratégicos para o Mundial, por isso a necessidade de transformá-los em pontos de atendimento e de informação aos visitantes durante a Copa do Mundo”, afirma Paulo Solmucci Júnior, presidente executivo da Abrasel.


Em 2011 serão:


• 1.500 bares e restaurantes certificados como MIT, que atuarão como ponto de apoio, com atendimento diferenciado.


• 360 profissionais ambulantes serão treinados sobre a importância da segurança dos alimentos e sobre o atendimento adequado ao turista.


• Serão selecionados e capacitados os 60 restaurantes TIPs, que atuarão como Pontos de Informação ao Turista.


Sobre o Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes
Para esse projeto, as empresas serão divididas em três categorias: MIT (Multiplicadores de Informações Turísticas), TIP (sigla em inglês para Ponto de Informação ao Turista) e PIC (Profissionais Individuais Cadastrados – conhecidos como ambulantes).


Os MITs são bares e restaurantes que formam o maior grupo dentro do projeto, sendo 1.500 estabelecimentos, nessa primeira fase – que será concluída no primeiro semestre deste ano – , e 15 mil no projeto de ampliação. Eles são os responsáveis pela grande ascensão do Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes. Haverá sempre um estabelecimento perto do turista, para oferecer atendimento de qualidade e informações básicas sobre o destino. Cada empresa terá cerca de 10 profissionais qualificados, sendo dois gestores, seis profissionais de atendimento e dois profissionais da cozinha. Os gestores serão os multiplicadores, responsáveis por perpetuar o conhecimento na empresa e transmitir o conteúdo (atendimento, informações do destino e dicas de atendimento em inglês e em espanhol).


Os TIPs passam por todas as qualificações dos MITs. A diferença é que, além de mostrarem interesse em se tornarem um ponto de informação ao turista, eles se destacaram e cumpriram os critérios do projeto como localização e comprometimento. Nesses estabelecimentos, os turistas encontrarão informações completas e mais elaboradas, folheterias com programações turístico-culturais variadas e contarão com o suporte de gestor qualificado em um segundo idioma. Os TIPs serão grandes parceiros do turismo brasileiro, promovendo serviços, atrativos e produtos turísticos oferecidos pela cadeia. Além de todas as qualificações do MIT, ao apresentar potencial para ser TIP, a empresa passará por consultorias individualizadas, de forma a capacitá-la como um TIP.


Já os PICs são empreendedores individuais que trabalham como ambulantes e que receberão treinamento em atendimento e manipulação de alimentos, sendo sensibilizados para o importante papel de encaminhar o turista a uma fonte de informação qualificada. Esse profissional passará por qualificação, que envolverá os conteúdos de noções básicas de segurança dos alimentos, qualidade em atendimento e informações sobre o destino.


De acordo com Paulo Solmucci, ao todo, 600 estabelecimentos serão classificados como TIP, com 10 profissionais qualificados por empresa; 14.400 mil como MIT, também com 10 empregados por empresa; e 3.600 mil na categoria PIC. “Comparando com o que vi na Copa da África do Sul, acho que temos condições de receber bem. Os bares e restaurantes são os únicos serviços que o turista utiliza com certeza. Ele pode viajar de avião ou de ônibus, ficar em hotel ou na casa de parentes, mas, necessariamente, fará refeições fora de casa. Temos a oportunidade de treinar um grande número de profissionais”, explica Solmucci.


Por meio do projeto, os profissionais do setor estudarão sobre ética e cidadania, sobre o Brasil e sua cidade, sobre proteção da criança e do adolescente contra exploração sexual, entre outros temas relevantes. Também serão realizados city-tours para os gestores das empresas qualificadas (cerca de 2 pessoas por empresa). Essa será uma estratégia para que todos vivenciem a experiência de um visitante no município e conheçam mais sobre os pontos turísticos.


Além disso, os estabelecimentos serão preparados em duas competências: segurança dos alimentos e atendimento ao cliente em bares e restaurantes. “A sociedade já está usufruindo dos benefícios do projeto, uma vez que as melhorias começam a acontecer desde já e são duradouras. Tanto o turista que vier do exterior quanto os brasileiros verão diferenças no atendimento”, aponta Solmucci.


O Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes integra o programa de qualificação do Ministério do Turismo, Bem Receber Copa, e possui a parceria de outras quatro entidades: Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). A meta é, até 2014, qualificar 306 mil pessoas em todas as áreas dentro do programa. A intenção é que todas as categorias de atividades representadas no Conselho Nacional de Turismo (CNT) participem.


Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel
Assessoria de Imprensa – Partnersnet Comunicação
Jornalista responsável: Leila Castro – 14,719/MG
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