De norte a sul do país, National Geographic lista os 19 hotéis mais autênticos do Brasil

por migracao

fiogf49gjkf0d

De norte a sul do país, National Geographic lista os 19 hotéis mais autênticos do Brasil
Publicado no caderno Boa Viagem – O GLobo


 
A revista National Geographic divulgou a sua Stay List 2011, que inclui o ranking dos hotéis mais autênticos e únicos no Brasil. A seleção feita pelo mundo todo leva em consideração hotéis e pousadas que refletem a cultura local dos lugares onde estão inseridos e que ao mesmo tempo mantém práticas de envolvimento com a comunidade e sustentabilidade ética. Com 19 propriedades listadas no Brasil, o Anavilhanas Jungle Lodge , no Rio Negro (AM) vem logo no topo. A publicação destaca o fato de os quartos serem feitos de madeira, com lençóis brancos, e a proximidade da propriedade aos animais aquáticos e da floresta.

Outros estabelecimentos listados na região Norte foram a Reserva Natural Palmarí , no Rio Javari e o Uakari Lodge, em Tefé. A rusticidade das instalações feitas da reserva Palmari também é destacada pelos especialistas consultados pela publicação. Ali chamaram a atenção as acomodações decoradas com artesanato indígena e os jardins repletos de espécies da Amazônia e os estudos que vêm sendo feito no local sobre a fauna e a flora. As excursões para explorar as trilhas na selva também foram recomendadas.

Já no Uakari Lodge , as estruturas flutuantes ganharam destaque, assim como o programa educacional mantido pela propriedade, em parceria com o Instituto Mamirauá de Ecoturismo. A interação com a comunidade, caminhadas e passeios de canoa para avistagem de boto cor de rosa estão entre as atrações oferecidas.
 
A Região Sudeste teve mais hotéis indicados, com sete estabelecimentos. Só em Paraty e proximidades, foram três: Eco-Farm; Casa Turquesa e Pousada Picinguaba. O Eco-Farm fica nos arredores da cidade, num estrutura bem rústica de madeira, encravado na Mata, a duas horas de caminhada da cidade histórica. A eletricidade é limitada, fornecida por gerador de roda d’água. A pousada Casa Turquesa fica na cidade e foi incluída porque tem quartos com nomes de cores e a maioria dos móveis feita a mão. Os jardins de bromélia, orquídeas e outras plantas locais também ganham destaque. E a Pousada Picinguaba ganhou recomendação da National Geographic por que além do charme da arquitetura colonial decorada com peças de artesanato de várias regiões do país, oferece caminhadas com guias da pousada, cujos donos mantém uma ONG dedicada a sustentabilidade da vila de Picinguaba.

No Rio, dois hoteis foram incluídos na lista: The Maze Inn , um bed e breakfast, com suas belas vistas para o Pão de Açúcar, do terraço na favela Tavares Bastos no Catete, é citado como um reduto inspirador para escritores e pelas performances de teatro e música que abriga. Bem mais luxuoso é o Santa Teresa Hotel , um estabelecimento com a marca Relais & Châteaux, com piso feito de madeira reciclada, reuso de água da chuva nos jardins e horta de onde são colhidas frutas e flores que enfeitam o hotel. Subindo a Serra, a Pousada Les Roches , que fica em Petrópolis, “com suas muitas janelas e madeira”, que também serve legumes e geléias de frutas produzidos com frutas crescidas na propriedade foi listada.
(Leia também: Pequenos e exclusivos: hotéis, albergues e pousadas para se hospedar com charme e conforto no Rio de Janeiro )

Em São Paulo é a pousada Ronco do Bugio , em Piedade, que ganha destaque, construída com material reciclado, é indicado para observadores de pássaros. E Minas Gerais está representado pela Do Lado de Lá Eco Lodge , que fica em Aiuruoca, a quase 1.900 metros de altitude. A construção usou material local e móveis produzidos por artesãos locais. À noite, as áreas comuns da pousada são iluminadas por luz de velas. Atividades para os hóspedes incluem rapel, caminhas, passeios de bicicleta. 
 
A Região Nordeste teve cinco indicados, sendo três na Bahia: Teju-açu, em Noronha; Hotel Villa Bahia, em Salvador; a Pousada Mangabeiras, em Boipeba; Uxua, em Trancoso; e a Toca da Coruja, em Pipa (RN). Em Fernando de Noronha, a Ecopousada Teju-açu , Fernando de Noronha, que deve ganhar um SPA ainda este ano, e que mantém quartos espaçosos e confortáveis, tem como destaque para a publicação as medidas de conservação adotadas na pousada, como o reuso da água da chuva para regar os jardins e o uso de energia solar para aquecimento da água.

O Hotel Villa Bahia , instalado num prédio antigo no Pelourinho, oferece comida orgânica, de origem da região (no máximo a uma hora de carro de distância) e apartamentos com varanda no terceiro andar, além de piscina. Em Boipeba, a Pousada Mangabeiras agradou pela vista, pela decoração artesanal dos bangalôs e pelo uso da energia solar para aquecer a água. Além disso parte da propriedade é registrada como reserva ecológica.

Trancoso, uma das localidades mais charmosas da Bahia, foi agraciado com o Uxua Casa Hotel : “Fica no centro de uma vila de pescadores no topo da montanha com vista para o Oceano Atlântico e algumas das inovações do hotel, implantadas pelo designer Wilbert Das, ex-diretor da Dieses, têm sido copiadas pela Bahia”, diz a publicação, citando os chuveiros feitos de eucalipto, entre eles.

No Rio Grande do Norte, a Pousada Toca da Coruja , que fez uso de material de construção reciclados e de manter belos jardins com vegetação nativa é citada também pela beleza de sua localização, já que a Praia da Pipa é frequentemente mencionada em listas de melhores praias do país.

No Centro Oeste, a lista da National Geographic destaca o Refúgio Ecológico Caiman, em Mato Grosso do Sul e o Cristalino Jungle Lodge, no Mato Grosso. Na propriedade Caiman , a exuberante biodiversidade do Pantanal é ressaltada, junto às atividades oferecidas aos hóspedes que incluem safáris fotográficos, cavalgadas, canoagem etc.

Já o Cristalino Jungle Lodge , fica no Mato Grosso, fica numa reserve particular que preza pelo turismo sustensável. Os hóspedes podem fazer caminhadas e observar a grande variedade de borboletas. O lodge mantém uma escola para crianças da comunidade, onde são reforçados conceitos de preservação ambiental.

A Região Sul foi contemplada, com a Quinta do Bucanero , uma guest house que fica em Imbituba, Santa Catarina, que mantém projetos de educação artística com crianças da comunidade e para os hóspedes oferece atividades como kit surfe, cavalgadas, observação de baleias.

Siga o Boa Viagem no Twitter .


 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR