Entender quem é o cliente e que tipo de experiência ele busca é um dos pontos-chaves para iniciar a operação com os cafés especiais
Os cafés especiais vêm ganhando espaço na gastronomia por todo o país. Diversos estabelecimentos optaram por ofertar cafés com pontuação superior a 80, servidos pelos mais diversos métodos de preparo, buscando proporcionar uma experiência única a seus clientes. Mas surge a dúvida: os cafés especiais são para todos os tipos de estabelecimentos?
Karina Barreto, sócia do Futuro Refeitório, aposta que sim, mas explica que é muito importante ter uma ideia bem formada do que significa oferecer o produto no estabelecimento. O pontapé inicial é adaptar a operação já existente ao café, avaliando custos e as preferências dos clientes. “Ter cafés especiais no cardápio do seu restaurante não é e não deve ser um bicho de sete cabeças. Nós estamos falando de democratizar, portanto, tem que ser simples”, explicou durante o painel de consumo no primeiro dia da Semana Internacional do Café.
Um bom planejamento é imprescindível para o sucesso da operação. Isso porque existem maquinários que podem custar até 120 mil reais. Entender quem é o cliente e que tipo de experiência ele busca é um dos pontos-chaves para iniciar a operação com os cafés especiais.
Além disso, Kelly Stein, fundadora do Portal Coffea, diz que valorizar as regionalidades ajuda a criar uma identidade para o estabelecimento e pode ter impactos significativos nos custos da operação. “Se seu negócio é no Norte e Nordeste, porque não olhar para as características da sua região e dos produtores que estão mais perto?”, indaga.
A jornalista também acredita que há oportunidades para os cafés especiais em todas as regiões do país. Ela destaca o exemplo da cidade de Tiradentes, que recebe um festival de gastronomia com chefes estrelados, mas não serve um café de boa qualidade. “Para mim isso é uma oportunidade de negócio. Não esperem o perfeito para fazer alguma coisa. O Brasil é muito grande e tem muita gente querendo tomar café bom, então é uma oportunidade”, finaliza Kelly Stein.
A Semana Internacional do Café acontece até dia 20, sexta-feira, e as inscrições para o evento digital são gratuitas pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br
SERVIÇO:
Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Sobre a SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.
Patrocinadores
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.