Na posse do novo ministro do Turismo, Presidente Jair Bolsonaro quebra protocolo e faz apelo a parlamentares para que atualizem leis relacionadas ao setor
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, esteve hoje (17.12) no Palácio do Planalto, na cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gílson Machado Neto. Com a presença do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama, Michele Bolsonaro, do ex-presidente Fernando Collor, e diversos ministros como Paulo Guedes, da Economia, General Braga Neto, da Casa Civil, Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, André Mendonça, da Justiça, e Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia.
O ex-titular da pasta Marcelo Álvaro Antônio abriu a cerimônia de posse e destacou a parceria com Gilson Machado, então presidente da Embratur, nas ações pelo turismo nacional e ressaltou que como deputado federal, no Congresso Nacional, continuará empenhado em defender as pautas que interessam ao setor turístico brasileiro. “Nossa gestão marcou a história do setor, obtivemos um crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB), gerando 163% mais empregos em 2019. Com a pandemia, a união e a rápida ação do grupo denominado G20, que reúne as principais lideranças do trade turístico nacional, foi fundamental para possibilitar a retomada que vemos agora no turismo”
Gilson Machado, novo ministro do Turismo, iniciou sua fala ressaltando sua disposição de trabalhar para que o turismo possa ser um dos principais motores do desenvolvimento do país, podendo ter a mesma importância que o agronegócio. “Somos o país da América Latina que tem o maior potencial de crescimento e a maior velocidade na retomada. As companhias aéreas já mostram uma recuperação de 400% da malha aérea. Comparando com dezembro do ano passado, já estamos com 80% dos voos restabelecidos. Em Recife, o movimento já é maior que em 2019, com a ocupação subindo principalmente no Nordeste”, afirmou o novo ministro do Turismo.
Representando a hotelaria brasileira, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, umas das entidades que compõem o G20, grupo de trabalho que foi citado tanto pelo antigo ministro como por Gilson Machado, comentou a importância da nomeação do novo ministro: “Já conhecemos o belo trabalho que o Gilson Machado vinha desenvolvendo na Embratur e temos certeza que poderemos contar com ele, como um parceiro, para estimular cada vez mais a atividade turística no país, nos ajudando a encaminhar antigos pleitos do setor”, afirmou Linhares.
Já no final do evento, o presidente Jair Bolsonaro quebrou o protocolo encerrando a cerimônia e anunciando em primeira mão a assinatura do decreto que libera 20 bilhões de reais para a compra de vacinas contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde e ressaltou que continuará trabalhando para incrementar os números do turismo brasileiro. “Faço aqui um apelo aos parlamentares para que possamos atualizar nossa legislação para apoiar os interesses turísticos e atrair mais investimentos para o país. Chegou a hora de sermos o país do futuro”, finalizou o presidente.