A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou a iniciativa “Hoje ofereço eu”, uma campanha que pretende auxiliar, simultaneamente, os produtores de vinho e a restauração da região. O objetivo é promover o consumo de vinho, no contexto de pedidos de entrega de refeições ao domicílio (“delivery”).
Os restaurantes aderentes vão definir, todas as semanas, o menu para a iniciativa, selecionando um prato da sua ementa e harmonizando-o com uma garrafa de vinho alentejano da sua carta. Por cada pedido deste menu especial, será oferecida uma segunda garrafa de vinho de um produtor vitivinícola da região distinto.
Desta forma, pretende-se alterar as tendências de consumo que se têm vindo a verificar, promovendo os pedidos de vinho em “delivery”; colmatar as quebras registadas nas vendas de vinho a nível nacional; fomentar as relações entre a restauração e os agentes económicos vitivinícolas e levar a casa dos alentejanos marcas distintas, demonstrando a versatilidade da região.
Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que, “ao oferecermos uma garrafa diferente daquela pela qual o consumidor optou, estaremos a dar-lhe a conhecer novos vinhos e a permitir que esse produtor estabeleça um contacto profícuo com um restaurante no qual ainda não vendia o seu produto. É uma iniciativa que, a longo prazo, esperamos ver resultar num maior volume de vendas dos vinhos da nossa região e numa maior liquidez das empresas vitivinícolas”.
Quebras de 50% na procura de vinho na restauração
A desaceleração de mais de 50% das vendas de vinho, registada em 2020, foi motivada, essencialmente, pela contração da atividade da restauração e do turismo, pelo que os produtores que são dependentes deste sector para o escoamento dos seus produtos se encontram em situações financeiras precárias. “Estamos a viver uma situação sanitária excecional, cujo combate obrigou à paralisação da restauração e à consequente quebra de vendas de vinho nos restaurantes. No Alentejo, acreditamos que juntos somos mais fortes e, por isso mesmo, criámos esta iniciativa simples, que acreditamos que fará a diferença na promoção dos excelentes vinhos e restaurantes da nossa região e que possibilitará que, juntos, consigamos fazer face a este enorme desafio”, acrescenta Francisco Mateus.
Recorde-se que, ao abrigo da legislação em vigor, no âmbito do decreto de estado de emergência, a venda de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 20 horas, pelo que todos os pedidos feitos no âmbito desta campanha devem ser anteriores a este horário.