Ponto Chic abre sua primeira loja conceito fora de São Paulo

por migracao

fiogf49gjkf0d

Ponto Chic abre sua primeira loja conceito fora de São Paulo
 
Casa criadora do famoso “bauru” abre amanhã em Ribeirão Preto com investimento de R$ 1,2 mi; modelo deve inspirar uma rede de franquias



Conhecido por ser o “inventor” do tradicional Bauru, o Ponto Chic comemora 90 anos de história em 2012. O lanche que ganhou a preferência dos paulistanos desde o início do século passado, leva rosbife, uma mistura de 4 queijos, pepino em conserva, tomate e pão francês.
 
A chegada do Ponto Chic para Ribeirão Preto marca um novo momento do restaurante, que passou por modernização da sua marca, e abre a primeira loja conceito fora da capital.
 
A frente está Rodrigo Alves – neto de Antonio Alves de Souza e filho José Carlos Alves de Souza – empreendedores que em 1978 após o fechamento do bar reinauguram a casa e a transformaram em um grande sucesso.
 
 “Escolhemos Ribeirão por ser um centro importante de entretenimento e de circulação de pessoas da região e de vários lugares do Brasil. O empreendimento, que terá uma nova identidade visual, com equipamentos modernos e um cardápio para todos os tipos de clientes, será um modelo inclusive para nossos planos de expansão. Nosso objetivo é chegar a outros estados seguindo essa loja conceito de Ribeirão Preto”, adianta o empresário.
 
Arquitetura remete a década de 60 
O espaço onde funcionará o “Ponto Chic” contará com arquitetura e decoração alusivas aos anos 60, inspirada no Museu de Arte de São Paulo, o MASP. O local – onde foi investido cerca de R$1,2 mi – vai contar parte da história dos 90 anos do Ponto Chic traçando um paralelo com o progresso da capital paulista. A casa abre suas portas nesta quarta-feira dia 3, com 220 lugares.
 
No ano de 1937 – quando surgiu toda a história do lanche Bauru- o chapeiro era o grande destaque da cozinha. E nesta nova unidade este colaborador também será a grande estrela, porém terá suas habilidades maximizadas utilizando equipamentos modernos de cozinha como a cocção por indução térmica, que além de manter a qualidade e o sabor dos alimentos, será o responsável por fazer o cremoso queijo do sanduíche Bauru.
 
A obra, que tem a assinatura das arquitetas Vanessa Miranda e Cláudia Carrara, e com Marcos Pimentel como o engenheiro responsável, priorizou os fornecedores da cidade, sendo 90% deles de Ribeirão Preto.
 
Além disso, o “Ponto Chic” está gerando 50 empregos diretos na cidade, além de cinco funcionários que vieram da capital do estado.
 
A história do Ponto Chic e do Bauru 
No ano da Semana de Arte Moderna, em 1922, o primeiro Ponto Chic abriu as portas no Largo do Paissandu. E fez sucesso desde o primeiro momento com seus balcões e mesas em mármore italiano de Carrara, azulejos franceses e cristais importados. Como a casa não tinha nome, o público freqüentador e elegante da época – a maior parte masculino – chamava-a, com todo o merecimento, de “o ponto chique”.
 
Mas o acontecimento que imortalizou a casa ocorreu em 1937. Foi nesse ano que nasceu o sanduíche bauru. Na época, a lista de fregueses incluía escritores como Mário de Andrade e músicos como o paulista Adoniran Barbosa. Muitos jornalistas e radialistas frequentavam o lugar. Casimiro Pinto Neto, o “Bauru”, um prestigiado locutor, era um deles. Tinha esse apelido, porque nasceu na cidade do interior paulista, que fica a quase 400 quilômetros da capital.
 
A história conta que o rapaz chegou um dia no bar com muita fome e chamou Carlos, o principal sanduicheiro da casa na época e orientou: “Abra um pão francês e ponha dentro queijo derretido”. Enquanto Carlos anotava, Bauru comentou: “Está faltando proteína nisso. Acrescente umas fatias de rosbife”. O sanduicheiro já se afastava para a preparação do lanche, enquanto Bauru completava a receita: “Ô Carlos, bota também umas fatias de tomate”. E assim foi criado um dos mais tradicionais lanches da cidade de São Paulo.
 
Bauru do Ponto Chic
Tempo de preparo:
4min
Porção: para 1 pessoa
 
Ingredientes: 
70 gr de rosbife
25 gr de queijo estepe
25 gr de queijo prato
25 gr de queijo suiço
25 gr de queijo gouda
10gr de manteiga
3 rodelas de pepino em conserva
3 rodelas de tomate
1 unidade de pão francês
 
Modo de Preparo: 
Corte um pão francês ao meio no sentido horizontal. Retire o miolo da parte superior e reserve para colocar o queijo posteriormente.
Na parte inferior do pão, coloque 5 a 6 fatias de rosbife.
Em cima do rosbife coloque 3 rodelas finas de tomate.
Em cima do tomate coloque 3 rodelas finas de pepino em conserva.
Em uma forma ou frigideira aqueça um pouco de água (300ml) sem deixar ferver. Coloque para derreter na água 10g de manteiga.
Após derreter a manteiga misture à água as porções iguais de cada tipo de queijo, deixe derreter e vá mexendo até formar uma pasta homogênea. Na parte superior do pão (canoa) coloque o queijo derretido. A parte superior do pão é colocada sobre a parte que já está preparada. Corte ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru do Ponto Chic em sua forma original.
 
Onde encontrar o Ponto Chic:
 
Ribeirão Preto –  Rua Conde Afonso Celso, 1405 – esquina com a Av. Independência
 
São Paulo:
*Paissandu – Largo do Paissandu, 27
*Perdizes – Largo Pe. Péricles, 139
*Paraíso – Praça Oswaldo Cruz, 26
 
 
Divulgação: Phábrica de Ideias – MKT & Comunicação – Tels.:(16) 3911-3606 / 3620-4448
 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR