Depois de um ano sem sair de casa por conta da pandemia, os norte-americanos começam a retomar o hábito de viajar novamente à medida que as vacinas contra a Covid-19 se tornam mais amplamente disponíveis no país.
Com a época de férias dos norte-americanos se aproximando nesta primavera as agências de turismo estão monitorando o interesse crescente por viagens tanto de turismo quanto de negócios.
Mas muitos aspectos da experiência de viagens, no entanto, mudaram e podem se tornar permanentes – para melhor ou para pior, segundo reportagem da CNBC.
Uma pesquisa recente do site de aluguel de casas de férias online Vrbo com mais de 8.000 pessoas descobriu que 65% dos americanos planejam viajar mais em 2021 do que antes da Covid-19.
Maioria quer voltar a viajar
Uma pesquisa feita em março com 535 adultos pelo site The Vacationer descobriu que assim que a pandemia “oficialmente” acabar, um quarto das pessoas planejam viajar mais, enquanto pouco mais de 58% voltarão aos hábitos de viagem anteriores à Covid. O mesmo estudo descobriu que 67,72% dos entrevistados planejam viajar neste verão.
O relatório de tendências de viagens de 2021 do Expedia Group, realizado em dezembro, descobriu que 46% das pessoas disseram que teriam maior probabilidade de viajar quando uma vacina se tornasse amplamente disponível. O presidente Joe Biden quer tornar todos os adultos dos EUA elegíveis para vacinação até 1º de maio.
Otimismo para 2021 e 2022
Jon Grutzner, presidente da Insight Vacations and Luxury Gold – duas marcas de férias guiadas de alto nível de propriedade da Cypress, com sede na Califórnia, The Travel Corporation – disse que “à medida que o lançamento da vacina continua a evoluir, vimos um grande aumento em nossas reservas”.
As reservas estão chegando para o terceiro e quarto trimestre deste ano. “Mas 2022 será um ano recorde, eu acho, para todos”, disse Grutzner.
As viagens aéreas estão aumentando, informou a CNBC, e as reservas de hotéis de curto e longo prazo estão começando a se recuperar, de acordo com Nicholas Ward, presidente e cofundador da Koddi, uma empresa de tecnologia de reservas de viagens com sede em Fort Worth, Texas.
Ward disse que vê o aumento das taxas de vacinação, mais demanda de viagens e bons dados de sentimento de viagem como apontando para “a possibilidade de um ótimo período de verão, mesmo que não nos recuperemos totalmente em 2021”.
Embora a demanda por acomodações em hotéis tradicionais continue caindo cerca de 13% em relação ao ano passado e 20% em relação a 2019, “é o mínimo que caiu há algum tempo”, disse ele. “Estamos vendo as coisas geralmente indo na direção certa do ponto de vista da demanda de viagens e continuando a melhorar semana após semana”.
O “novo normal” das viagens
Mas o setor de turismo não vê tão cedo um retorno ao patamar pré-pandemia. Haverá um “novo normal” em se tratando de viagens – para melhor ou para pior.
James Ferrara, co-fundador e presidente da InteleTravel com sede em Delray Beach, Flórida – uma rede de cerca de 60.000 consultores de viagens domiciliares diz que algumas mudanças, como o mascaramento contínuo ou navios de cruzeiro navegando com metade da capacidade, serão apenas temporárias, enquanto outras – como protocolos de saneamento aprimorados e políticas de cancelamento e remarcação de companhias aéreas e outros fornecedores de viagens – vieram para ficar. “Isso parece uma mudança de longo prazo para mim, e acho que é um excelente negócio para todos”.
Os protocolos de check-in seguros e “sem atrito” que os hotéis, resorts e outras acomodações instituíram durante a pandemia, representam uma mudança radical, com fornecedores focados na atualização de tecnologia, como aplicativos de smartphone.