Fairmont comemora 30º aniversário como líder global em sustentabilidade

Fairmont_Carregadores Porsche - Crédito Dhani Borges

Fairmont Carregadores Porsche – Crédito Dhani Borges

 

Como uma força pioneira na indústria da hospitalidade, Fairmont foi a primeira marca de hotel de luxo do mundo a abraçar a gestão ambiental

A rede Fairmont Hotels & Resorts está comemorando o 30º aniversário de sua premiada Fairmont Sustainability Partnership, parte do programa Planet21 da Accor. Continuando a definir o padrão da indústria em práticas sustentáveis, Fairmont e a Accor anunciaram a meta de atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050. Também foi assumido o compromisso de eliminar todos os plásticos descartáveis remanescentes nos quartos, áreas de reunião e restaurantes em todos os hotéis até o final de 2022.

Inaugurada em Copacabana em 2019, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul mantém o compromisso global da rede com a adoção de medidas redutoras dos impactos ambientais. As ações garantem ao Fairmont Rio de Janeiro Copacabana o ACQUA-HQE™, certificado internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale).

Entre as ações de conduta sustentável, destaque para a instalação de dispositivos nas torneiras, chuveiros e bacias sanitárias, por meio dos quais a unidade carioca prevê redução de cerca de 23% no consumo de água – em relação ao padrão estipulado pela HQE™. O uso de lâmpadas de LED também garante economia de 33% nos gastos com iluminação, enquanto o isolamento térmico de envoltória e os equipamentos de ar condicionado, com reaproveitamento de calor, possibilitam mais 34% de economia energética. Além disso, um sistema de automação permite que os consumos de água e energia sejam monitorados em tempo real.

“A sustentabilidade é um dos principais pilares que trabalhamos na Accor, e com essas medidas que implementamos em nosso hotel buscamos contribuir com a diminuição do impacto ambiental no planeta, além de incentivarmos um turismo cada vez mais responsável e sustentável”, afirma Netto Moreira, Diretor–geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

A maioria dos viajantes de luxo está cada vez mais preocupada com os impactos do turismo no planeta e com as maneiras pelas quais as empresas estão reduzindo proativamente sua pegada ambiental geral. Pesquisas dos estudos Fairmont e da Accor indicam que quatro em cada cinco viajantes veem as práticas ambientalmente sustentáveis e os ingredientes da cozinha de origem local como importantes, enquanto 84% consideram importante que os hotéis recomendem experiências que não sejam prejudiciais para a comunidade local.

Seguindo essas tendências, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana firmou, em 2019, uma parceria com o apiário Amigos da Terra, uma empresa familiar localizada na região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, para produzir artesanalmente uma linha exclusiva de mel para o hotel. Resultante de florações silvestres, de laranjeiras, assapeixes e eucaliptos visitadas pelas abelhas, o mel é utilizado nos três pontos de alimentação do hotel, abertos ao público em geral: o restaurante Marine, o Spirit Copa Bar e o Coa&Co Café. Com essa parceria, a unidade valoriza os pequenos produtores locais.

E, como ação mais recente, o hotel acaba de fechar uma parceria com o programa Porsche Destination Charging, da icônica marca de automóveis esportivos. Com isso, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana ganha duas estações de carregamento com o padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o carregamento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para hóspedes. A iniciativa, que busca opções sustentáveis e ecológicas para o automobilismo, reflete as diretrizes propostas pelo certificado ACQUA-HQE™. Com esta nova parceria, a Porsche conta agora com 98 carregadores instalados em parceiros ao redor do Brasil, distribuídos em 11 estados.

 

Linha do tempo da Sustentabilidade

 

  • 1991 – Fairmont Hotels & Resorts (então Canadian Pacific Hotels) é a primeira empresa hoteleira do mundo a lançar um mandato ambiental abrangente. O programa pioneiro, denominado Green Partnership Program, é emulado por outras marcas de hotéis nas décadas seguintes.

 

  • Década de 1990 – Fairmont desenvolve seu primeiro Guia de Parceria Verde, um manual prático para ajudar seus hotéis e outras empresas a tornarem suas operações mais ecológicas.

 

  • Década de 1990 – Fairmont lança o Eco-Meet, um programa de conferência ecologicamente correto que visa minimizar o impacto no meio ambiente durante reuniões, conferências e eventos semelhantes; o primeiro hotel a oferecer o Eco-Meet foi o Fairmont Chateau Lake Louise.

 

  • 2001 – Fairmont lança a segunda edição de seu livro de procedimentos ambientais, o Green Partnership Guide, para permitir que outras empresas de viagens lucrem com as iniciativas de redução de custos que Fairmont desenvolveu na última década.

 

  • 2005 – Fairmont continua a demonstrar preocupação genuína com o planeta, lançando Eco-Innovations, uma coleção de projetos focados localmente que encorajam o aprendizado entre colegas e a interação com os hóspedes; cada projeto de assinatura atende às necessidades do ecossistema local.

 

  • 2006 – Fairmont recebe o Global Tourism Business Award, do World Travel & Tourism Council (WTTC), e é reconhecido como o melhor exemplo mundial de turismo responsável e operações sustentáveis na indústria hoteleira.

 

  • 2006 – Fairmont anuncia uma parceria com a World Heritage Alliance, uma iniciativa conjunta da Fundação das Nações Unidas e Expedia, Inc., para promover a conservação, o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico para as comunidades localizadas dentro e ao redor dos sítios do Patrimônio Mundial.

 

  • 2006 – Fairmont faz uma parceria com o Instituto Pembina para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa por meio da compra de compensações de energia eólica.

 

  • 2007 – Encaminhado pelo ambientalista renomado mundialmente, Dr. David Suzuki, Fairmont lança a terceira edição de seu aclamado Guia de Parceria Verde, um texto abrangente de instruções para empresas que buscam “ecologizar” suas operações. A marca se firma ainda mais como embaixadora ambiental e pioneira da indústria em práticas de turismo responsável e gestão hoteleira sustentável.

 

  • 2009 – Fairmont se junta ao Programa de Proteção do Clima do World Wildlife Fund (WWF) e se compromete a reduzir suas emissões operacionais de CO2 em 20 % abaixo dos níveis de 2006.

 

  • 2009 – Fairmont anuncia a remoção mundial de espécies ameaçadas de peixes, como o robalo chileno e o atum rabilho, dos cardápios dos restaurantes; a marca também se alinha com organizações respeitáveis de observação de frutos do mar, a nível local, para garantir que os hóspedes continuem a receber uma seleção abrangente de opções sustentáveis de frutos do mar.

 

  • 2010 – Fairmont assume o compromisso global de tornar seus hotéis membros do Green Key Eco-Rating Program (Green Key).

 

  • 2013 – Fairmont, mais uma vez, eleva as expectativas na área de sustentabilidade com uma atualização global de sua Fairmont Sustainability Partnership. Expandindo seu escopo e tendo uma abordagem mais holística da responsabilidade operacional, o programa expandido oferece maior equilíbrio em torno das prioridades econômicas, ambientais e sociais da empresa.

 

  • 2015 – Fairmont anuncia que atingiu sua meta de reduzir as emissões operacionais de CO² em 20% abaixo dos níveis de 2006. A promessa foi feita em 2009, como parte do Programa WWF Climate Savers. Fairmont se torna a primeira empresa do setor de hospitalidade a atender a essa ambiciosa meta ambiental.

 

  • 2015 – Fairmont amplia sua programação apícola com a introdução formal de seu programa Bee Sustainable; além de nutrir os habitats das abelhas, o programa se expande para incluir o cuidado das abelhas silvestres com a introdução de novos hotéis para abelhas polinizadoras em locais de Fairmont em todo o mundo.

 

  • 2018 – Várias propriedades Fairmont em todo o mundo instalam sistemas de filtragem de água nos quartos de hóspedes para eliminar o uso de garrafas plásticas descartáveis e minimizar o desperdício e os riscos à vida marinha.

 

  • 2019 – Fairmont Maldives Sirru Fen Fushi revela uma série de novas esculturas dentro do Coralarium do resort – o primeiro e único projeto de regeneração de corais das Maldivas na forma de uma instalação de arte subaquática. A estrutura do Coralarium e as esculturas internas atuam como um recife artificial, incentivando a vida marinha local a torná-lo um lar.

 

  • 2019 –  O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana firmou uma parceria com o apiário Amigos da Terra, uma empresa familiar localizada na região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, para produzir artesanalmente uma linha exclusiva de mel para o hotel.

 

  • 2019 – O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana garantiu o SELO ACQUA-HQETM, certificação internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale). Desde seu lançamento no Brasil, em 2008, o processo AQUA-HQEtm propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras. No hotel em Copacabana, diversas ações foram tomadas em prol da sustentabilidade, como a instalação de dispositivos economizadores nas torneiras, chuveiros e bacias sanitárias; o uso de lâmpadas de LED, que garantem a redução de 33% nos gastos com iluminação; projeto paisagístico visando a redução do consumo de água, com a escolha de vegetação com baixa necessidade de rega, entre outras.

 

  • 2021 –  Parceria do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana com o programa Porsche Destination Charging, da icônica marca de automóveis esportivos O hotel ganha duas estações de carregamento com o padrão europeu Tipo 2 (potência 11kW), que permitem o carregamento de todos os modelos de carros elétricos e híbridos compatíveis com o padrão Tipo 2, com recarga gratuita para hóspedes.

 

Sobre Fairmont

Fairmont Hotels & Resorts é onde as ocasiões são celebradas e a história é feita. Hotéis de referência com presença incomparável, experiências autênticas e momentos inesquecíveis atraem visitantes a Fairmont e seus destinos desde 1907. The Plaza em Nova York, The Savoy em Londres, Fairmont San Francisco, Fairmont Banff Springs, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana e Fairmont Peace Hotel em Xangai são apenas alguns desses hotéis de luxo icônicos, para sempre ligados aos lugares especiais onde residem. Famosa por seu serviço envolvente, grandes espaços públicos, culinária de inspiração local e bares e salões famosos, Fairmont promete uma marca especial de luxo atencioso que será lembrado muito tempo depois de qualquer visita. Com um portfólio mundial de mais de 80 hotéis, Fairmont também se orgulha de suas profundas raízes comunitárias e liderança em sustentabilidade. Fairmont faz parte da Accor, um Grupo de hospitalidade líder mundial que consiste em mais de 5.100 propriedades e 10.000 estabelecimentos de alimentos e bebidas em 110 países.

fairmont.com | all.accor.com | group.accor.com

Divulgação: documennta.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR