Curso on-line sobre negócios e mercado vitivinícola é lançado pela ABS-RS

Aulas iniciam dia 20 de maio com o convidado Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI, que abordará o presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos. Crédito: Divulgação

 

Formação inédita é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos e abordará desde dinâmica mercadológica, tributação, consumidor, marca e até comunicação. Aulas iniciam no dia 20 de maio e contam com palestrantes de empresas como Pão de Açúcar, Concha y Toro, Freixenet, Ideal Consulting BI, Wine Intelligence, Evino e UntDesign

Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema, com vagas limitadas. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” inicia no dia 20 de maio e foi desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.

 

Fundador e co-CEO da Evino, Ari Gorenstein palestrará dia 24 de junho sobre as plataformas digitais e como rentabilizar no e-commerce. Crédito: Jussara Martins, divulgação

 

“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e uma das professoras do curso que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro, Marcos Graciani e Patrícia Binz.

Além do respaldado quadro de professores da ABS-RS, entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.

Negócios e Mercado do Vinho terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30min e 21h30min (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.

 

Wine expert responsável pela rede Pão de Açúcar, Carlos Cabral, participará de debate, dia 8 de julho, ao lado de representantes das marcas Concha y Toro e Freixenet. Crédito: Divulgação

 

No dia 8 de julho, o curso terá um debate com marcas líderes e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados está Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país, além de representantes da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, desde 2020, reposicionou sua marca no mercado brasileiro.

“A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora Institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos como diretora comercial em vinícola.

 

SERVIÇO:

Curso On-line “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso
Quando:
20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)

Início das aulas on-line ao vivo: 18h30min (duração de três horas por encontro)

Investimento: R$ 3.900 (público em geral) e R$ 3.600 (associados da ABS-RS). Ambos os valores podem ser parcelados

Inscrições: www.absrs.com.br

Mais informações: (54) 9.9972.0130 ou contato@absrs.com.br

 

CONTEÚDO DO CURSO

20/05 O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos

Panorama do mercado mundial

Panorama do mercado brasileiro

O futuro dos vinhos importados

O futuro dos vinhos brasileiros

Convidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI)

27/05 O perfil do consumidor

Comportamento do consumidor mundial

Comportamento do consumidor brasileiro

Tendências de consumo

Impacto de cada geração

Convidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence)

03/06 Check list para montar o seu plano de negócios no mercado do vinho

O modelo de atuação em diferentes canais de vinhos

Raio-X dos canais: delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuição

Infográfico bônus: passo a passo de como estruturar modelo de negócio

10/06 O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinho

Como elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinho

Impacto tributário na formação de preço

Convidado: Darci Dani (Agavi)

Bônus: Guia básico – Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil

17/06 Por trás da gestão da categoria de vinhos

Seleção/revisão de mix de produtos

Exposição

Calendário promocional

Ativações de Ponto de Venda (PDV)

Gestão de estoque/giro de produtos

– Dinâmica das diferentes categorias de preço

Convidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados)

24/06 On-line: é pra lá que eu vou

Modelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na loja

Plataformas existentes, vantagens e desvantagens

Como rentabilizar no e-commerce

Convidado: Ari Gorenstein (Evino)

01/07 Quem comunica se posiciona no mercado do vinho

O protagonismo das mídias sociais

O impacto das embalagens e das ações no Ponto de Venda

A percepção de valor de produto

Legislações pertinentes nas formas de atuação

08/07 Debate: marcas de destaque do vinho no Brasil

Bate-papo com as marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado do vinho no Brasil.

Convidados:

Concha y Toro: como manter liderança de mercado (Mauricio Cordero Barrera, diretor Geral da VCT Brasil Importação e Exportação)

Freixenet: a virada e o reposicionamento da marca no mercado brasileiro em 2020 (responsável pela sede da Freixenet no Brasil, onde atua como diretor executivo há 10 anos, tendo atuado no reposicionamento que transformou o status da marca em premium)

Pão de Açúcar: posicionamento de mercado e fidelização do consumidor (Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos do maior importador de vinhos no Brasil)

03/07

10/07

15/07

Mentorias gratuitas com os principais experts do mercado na área de vinhos

Sábados: 9h às 12h (03 e 07/07)

Quinta: 18h30min às 21h30min (15/07)

 

 

AULAS E MATERIAIS EXTRAS

 

Tema Aula/Material extra Data/hora Professor
Sete etapas para colocar seu negócio de vinho em pé Aula Extra 1

 

12/05

 

19h

Juciane Casagrande Doro
(ABS-RS)
Ética e Responsabilidade no consumo e comunicação do vinho Aula Extra 2

 

29/05

 

10h

Caroline Dani
(ABS-RS)
Embalagem: tão importante quanto o conteúdo Aula extra 3

 

26/06

 

10h

Fabiano Olbrich
(UntDesign)
Check List definitivo para seu plano de negócios Infográfico   Juciane Casagrande Doro
(ABS-RS)
Tributação do mercado do vinho Cartilha   Marcos Graciani/ Caroline Dani
(ABS-RS)
Formação de preço Planilha   Juciane Casagrande Doro
(ABS-RS)

 

Divulgação: MCom Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR