Formação inédita é dirigida para profissionais da área, empreendedores e enófilos e abordará desde dinâmica mercadológica, tributação, consumidor, marca e até comunicação. Aulas iniciam no dia 20 de maio e contam com palestrantes de empresas como Pão de Açúcar, Concha y Toro, Freixenet, Ideal Consulting BI, Wine Intelligence, Evino e UntDesign
Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema, com vagas limitadas. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” inicia no dia 20 de maio e foi desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.
“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e uma das professoras do curso que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro, Marcos Graciani e Patrícia Binz.
Além do respaldado quadro de professores da ABS-RS, entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.
Negócios e Mercado do Vinho terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30min e 21h30min (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.
No dia 8 de julho, o curso terá um debate com marcas líderes e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados está Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país, além de representantes da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, desde 2020, reposicionou sua marca no mercado brasileiro.
“A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora Institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos como diretora comercial em vinícola.
SERVIÇO:
Curso On-line “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso”
Quando: 20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)
Início das aulas on-line ao vivo: 18h30min (duração de três horas por encontro)
Investimento: R$ 3.900 (público em geral) e R$ 3.600 (associados da ABS-RS). Ambos os valores podem ser parcelados
Inscrições: www.absrs.com.br
Mais informações: (54) 9.9972.0130 ou contato@absrs.com.br
CONTEÚDO DO CURSO
20/05 | O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos
Panorama do mercado mundial Panorama do mercado brasileiro O futuro dos vinhos importados O futuro dos vinhos brasileiros Convidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI) |
27/05 | O perfil do consumidor
Comportamento do consumidor mundial Comportamento do consumidor brasileiro Tendências de consumo Impacto de cada geração Convidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence) |
03/06 | Check list para montar o seu plano de negócios no mercado do vinho
O modelo de atuação em diferentes canais de vinhos Raio-X dos canais: delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuição Infográfico bônus: passo a passo de como estruturar modelo de negócio |
10/06 | O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinho
Como elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinho Impacto tributário na formação de preço Convidado: Darci Dani (Agavi) Bônus: Guia básico – Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil |
17/06 | Por trás da gestão da categoria de vinhos
Seleção/revisão de mix de produtos Exposição Calendário promocional Ativações de Ponto de Venda (PDV) Gestão de estoque/giro de produtos – Dinâmica das diferentes categorias de preço Convidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados) |
24/06 | On-line: é pra lá que eu vou
Modelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na loja Plataformas existentes, vantagens e desvantagens Como rentabilizar no e-commerce Convidado: Ari Gorenstein (Evino) |
01/07 | Quem comunica se posiciona no mercado do vinho
O protagonismo das mídias sociais O impacto das embalagens e das ações no Ponto de Venda A percepção de valor de produto Legislações pertinentes nas formas de atuação |
08/07 | Debate: marcas de destaque do vinho no Brasil
Bate-papo com as marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado do vinho no Brasil. Convidados: Concha y Toro: como manter liderança de mercado (Mauricio Cordero Barrera, diretor Geral da VCT Brasil Importação e Exportação) Freixenet: a virada e o reposicionamento da marca no mercado brasileiro em 2020 (responsável pela sede da Freixenet no Brasil, onde atua como diretor executivo há 10 anos, tendo atuado no reposicionamento que transformou o status da marca em premium) Pão de Açúcar: posicionamento de mercado e fidelização do consumidor (Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos do maior importador de vinhos no Brasil) |
03/07
10/07 15/07 |
Mentorias gratuitas com os principais experts do mercado na área de vinhos
Sábados: 9h às 12h (03 e 07/07) Quinta: 18h30min às 21h30min (15/07)
|
AULAS E MATERIAIS EXTRAS
Tema | Aula/Material extra | Data/hora | Professor |
Sete etapas para colocar seu negócio de vinho em pé | Aula Extra 1
|
12/05
19h |
Juciane Casagrande Doro (ABS-RS) |
Ética e Responsabilidade no consumo e comunicação do vinho | Aula Extra 2
|
29/05
10h |
Caroline Dani (ABS-RS) |
Embalagem: tão importante quanto o conteúdo | Aula extra 3
|
26/06
10h |
Fabiano Olbrich (UntDesign) |
Check List definitivo para seu plano de negócios | Infográfico | Juciane Casagrande Doro (ABS-RS) |
|
Tributação do mercado do vinho | Cartilha | Marcos Graciani/ Caroline Dani (ABS-RS) |
|
Formação de preço | Planilha | Juciane Casagrande Doro (ABS-RS) |