Consumo de vinhos em alta no Brasil

Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor, aposta no País e enxerga grande potencial no investidor brasileiro de vinhos raros e caros.

A paixão de vida do consultor de vinhos Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor, sempre foram os vinhos. Na percepção de Cláudio, “em cada garrafa de vinho há uma história vívida a ser contada”. Trata-se de levar a paixão para níveis extraordinários e inovadores.

Conhecedor dos produtores de vinhos mais ecléticos do mundo, Cláudio explica que em cada garrafa de vinho, existe uma grande influência cultural, uma história, um legado familiar e pessoas. Há uma história por de trás de cada vinho, é isso que cria uma profundidade que provoca tanto pensamento e emoção. “Quanto mais abrimos e exploramos garrafas, mais curiosos e empenhados nos tornamos”, explica o consultor.

 

Potencial crescimento no mundo e no Brasil

O investimento em vinho tem um crescimento de 10 a 12% ao ano, sem grandes oscilações”, explica Cláudio Martins. São cada vez mais os investidores a reconhecer o potencial de investir em “fine wines”.

Em 2012, um relatório do Barclays Wealth and Investment Management, serviço do Barclays Bank para clientes com rendimentos elevados no Reino Unido, constatou que mais de um quarto de todos os indivíduos com alto patrimônio líquido possuía uma coleção de vinhos correspondente a pelo menos 2% da sua riqueza.

Ainda com base em dados publicados no Reino Unido, o Índice de Investimento de Luxo, Knight Frank, indicou que na última década, os ativos de “fine wines” cresceram 147% e o Wealth Report de 2017 revelou que o vinho teve um desempenho superior a outros ativos de luxo naquele ano.

“Com as crescentes incertezas no mercado e receio de uma recessão, os “fine wines” tornaram-se um ativo cada vez mais popular para os investidores experientes. “Acredito que será um diferencial muito interessante para os grandes investidores brasileiros poderem ter a possibilidade de entrar na compra de ativos de vinhos”, afirma Cláudio Martins.

No Brasil a história não é diferente, o mercado de vinhos no País registrou um crescimento de 5% no primeiro quadrimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Ideal Consulting – empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, especializada no segmento de bebidas e alimentos.

Ao todo foram comercializados 105,3 milhões de litros da bebida, englobando o que foi vendido pelas vinícolas brasileiras e o total da importação de vinhos e equipamentos no período. Nos primeiros quatro meses do ano foram comercializados 100,2 milhões de litros.

“Estes dados demonstram o grande potencial ainda a ser explorado no Brasil e o quanto os investidores nacionais podem lucrar com este requintado produto, que agrada a todos os paladares. Tenho a oportunidade de apresentar vinhos especiais a pessoas que podem realmente apreciar a sua verdadeira qualidade, a sua história e o seu caráter”, finaliza Cláudio. 

Mais informações em https://www.martinswineadvisor.com.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR