Oferecer alternativas para impulsionar o setor turístico brasileiro, que foi fortemente afetado pela pandemia da covid-19. Essa é a proposta do Projeto Vai Turismo, lançado nessa terça-feira pela CNC – Confederação Nacional do Comércio DE Bens, Serviços e Turismo.
A iniciativa pretende elaborar orientações aos candidatos ao poder executivo, nas eleições de 2022, estaduais e nacional. Serão disponibilizadas estratégias, necessidades e políticas públicas para desenvolver o Turismo Sustentável e ajudar o país a recuperar o faturamento no setor, que de março de 2020 a abril de 2021, perdeu mais de R$ 340 bilhões.
O diretor da CNC e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, Alexandre Sampaio, destacou que a discussão do projeto começa nas bases das federações, conselhos de turismo, estabelecimentos e entidades da cadeia produtiva do setor.
Duas empresas vão fazer a assessoria técnica do projeto Vai Turismo. Ao final, serão produzidos 27 documentos estaduais e um nacional com o perfil de cada região brasileira, as tendências, diretrizes e ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos no país.