Dill, a especiaria da prosperidade

por migracao

Dill, a especiaria da prosperidade




O dill (Anethum graveolens L.), originário do Mediterrâneo e do Oriente Médio, vem sendo cultivado na Europa há mais de 12 mil anos. Nos tempos medievais era usado em feitiçarias. Queimado, acalmava tempestades. Pendurado na porta de casa protegia contra os maus espíritos. Os romanos acreditavam que a erva era um sinal de prosperidade. Ainda hoje, diz-se que um saquinho de sementes de dill carregado próximo ao coração, protege o indivíduo contra o mau-olhado e sentimentos negativos.
Atualmente, o dill é mais cultivado na Alemanha. Seu sabor é também característico da culinária da Turquia e da Escandinávia. Na Rússia, na Romênia e nos Bálcãs aparece nos pratos com pepino, com iogurte e com creme azedo. Como perde seu aroma durante o cozimento, deve ser acrescentado à panela pouco antes dela ser retirado do fogo.

Como eu uso
Essa salada aprendi de tanto ver meu pai fazendo. Ele gostava de comê-la junto com steak tartare, que comprava no restaurante Juca Alemão, aqui em São Paulo, quando éramos crianças. É muito fácil e rápido de preparar. Fatie um pepino e uma cebola roxa bem fininhos , adicione um pouco de vinagre, uma colher de chá de açúcar, dill picadinho, sal e pimenta e deixe curar por algumas horas. Se quiser, adicione também uma colher de sopa de azeite virgem.

Como eu planto
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos periódicos. É uma planta muito rústica que pode ser cultivada com facilidade por jardineiros iniciantes. Aprecia o clima ameno. No verão, as sementes podem ser colhidas em cerca de 90 dias após o plantio. No inverno, convém esperar 120 dias.

Como eu armazeno
Molhe levemente as folhas com um spray, envolva o maço com papel toalha e coloque dentro de um saco plástico. O maço pode ser mantido refrigerado por até uma semana.  Caso prefira congelar, mantenha no freezer por até dois meses. Para manter o sabor das sementes inalterado guarde-as em em local fresco, seco e escuro.
 
Receita:
 
Salada de beterraba, laranja, dill e coco
2 xícaras de beterraba ralada
1 colher e meia de sopa de azeite extra virgem
1 colher e meia de chá de semente de mostarda
1 colher de sopa de mel
algumas laranjas descascadas e separadas pelos gomos
3 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de dill fresco picado

Preparo
Coloque a beterraba ralada em uma tigela. Em uma panela pequena, aqueça o azeite em fogo médio e, adicione as sementes de mostarda. até que comecem a pular. Retire do fogo, acrescente o mel e misture com a beterraba. Monte o prato, colocando primeiro os gomos de laranja, depois as beterrabas e por cima o coco e o dill.

Rendimento: quatro porções
Fonte: Lisa’s Kitchen


Armazem das Especiarias – http://armazemdasespeciarias.com/
Fabiana, Fernanda e Mariana: armazemdasespeciarias@gmail.com
 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR