Rússia proíbe uso do termo champanhe pelos produtores estrangeiros

Rússia proíbe uso do termo champanhe pelos produtores estrangeiros

 

O governo russo decretou uma nova lei que reserve o termo “shampanskoye” para o vinho espumante doméstico. Nesse sentido, as marcas francesas de champanhe têm, agora, de usar nos seus termos o termo vinho espumante, com o comité francês a considerar a lei de escandalosa.

Nos termos da lei assinada por Vladimir Putin, todos os produtores estrangeiros têm de usar o termo “vinho espumante” num rótulo negro, escrito a cirílico. O termo russo “shampanskoye” está exclusivamente reservado para os produtores domésticos.

O comité francês do champanhe já reagiu e manifestou o seu desagrado, sublinhando que a designação “Champagne” é protegida desde 1843 e reconhecida em mais de 120 países.

 

Suspensão das exportações

A organização pediu aos seus membros para que suspendam temporariamente as exportações de champanhe para a Rússia e solicitou a intervenção do governo francês e da União Europeia.

A Rússia é apenas o 15.º mercado de exportação para os produtores de champanhe, representando um volume anual de dois milhões de garrafas, de um total de 150 milhões vendido fora de França.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR