Laura Catena desvenda o terroir por meio da ciência na companhia de especialistas

por Glaucia Balbachan

 

 

Na última terça-feira dia 6 de julho, a argentina Laura Catela reuniu especialistas Dos Estados Unidos, França e Argentina em um encontro virtual com bate papo sobre o solo e clima, trazendo a essência dos resultados que os vinhos vem mostrando. Já há um tempo que o Catena Institute trabalha para encontrar respostas cientificas por trás do terroir argentino.

Mendoza é um dos poucos lugares do mundo com diferentes terroirs de vinho a curtas distâncias”, Catena Institute.

Que o terroir argentino é rico de complexidade todos já sabemos, mas a definição desse trabalho permeia solos, climas, microclimas, condições climáticas, muita pesquisa, suporte técnico, estudo de bactérias do solo, microbiologia e o ecossistema de cultivo envolvendo esse tema tão abrangente.

Convidados que discutiram os efeitos do clima no terroir foram Fernando Buscema (Catena Institute of wine), o francês Dr. Benjamin Bois (University of Burgundy), e o norte americano Dr. Gregory Jones (Infiel University – Oregon).

Em seguida a discussão foi dividida sobre efeitos do solo no vinho com a presença de Roy Urvieta (Catena Institute of wine), o Francês Dr. Kees Van Leeuwen (University of Bordeaux) e a Dra. Patricia Piccoli (Mendoza Institute of Agricultural Biology).

 

 

E por fim, Laura Catena terminou a webinar com Jane Anson (Author Inside Bordeaux) sobre a ciência para preservar a natureza.

Com uma hora de apresentação fecharam a conversa deixando a certeza que o assunto terroir é tão rico quando a complexidade dos vinhos argentinos e reforça a ideia que para que haja qualidade no vinho é necessário cuidar e entender do solo e clima.

 

SERVIÇO:
A ciência por traz do terroir – Catena Institute
https://catenazapata.com/family.php

 

Fotos: Divulgação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR