– 68% dos brasileiros permanecem leais às marcas locais
– Brahma e Heineken, as cervejas favoritas do país
Uma das razões pelas quais o consumo de álcool é particularmente elevado na América Latina é devido aos fortes laços culturais associados ao seu consumo. Isto se reflete nos 6,5 litros de álcool puro per capita por ano bebido na região, de acordo com números recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a cerveja é considerada a bebida alcoólica mais consumida.
A popularidade que a cerveja ganhou nos gostos dos latino-americanos deve-se ao fato de que, além de ser acessível e de fácil acesso (mesmo durante a clandestinidade da lei seca), ela é a bebida preferida em reuniões e celebrações com amigos e familiares.
Quem lidera o ranking na América Latina?
Nos últimos cinco anos, antes da pandemia, a indústria da cerveja alcançou um crescimento médio de 3,4%, impulsionada principalmente pelo México e Brasil, países que consomem 56% de todo o álcool na região, de acordo com os números do Euromonitor.
Portanto, não é surpreendente que em 2020, a Corona surja como a cerveja mais valiosa da América Latina com um valor de marca de US$ 7,53 milhões, seguida de perto pela Skol do Brasil com um valor de marca de US$ 7,25 milhões (1). Entretanto, o consumo significativo no território trouxe consigo uma diversificação da oferta, desde o artesanato e as cervejas locais até marcas internacionais dominadas por grandes grupos cervejeiros.
Por ocasião do Dia Mundial da Cerveja celebrado em 6 de agosto, Tiendeo.com.br, uma plataforma líder em ofertas e promoções, analisou quais marcas de cerveja geram maior interesse entre os brasileiros no último ano, revelando uma forte preferência por cervejas nacionais, bem como seu apoio ao consumo desta bebida produzida localmente, tanto brasileira quanto regional, que respondem às demandas dos consumidores e estão cada vez mais inclinados à produção local para promover uma dinâmica colaborativa que, além de ativar a economia da comunidade e do país, diminui seu impacto ambiental.
Que cerveja reina no país?
De acordo com o Índice Mundial da Cerveja 2021, o Brasil é o maior consumidor da América Latina, com 277 cervejas por pessoa por ano e, de acordo com os números da plataforma, a disputa pelo primeiro lugar é entre a orgulhosamente brasileira Brahma com 17% do total do interesse nacional contra a alemã Heineken que recebe 15% do total das buscas.
A cerveja é considerada uma das paixões nacionais do Brasil, um orgulho que se manifesta em sua escolha de cervejas, com 68% dos consumidores permanecendo fiéis às marcas locais, colocando Skol na terceira posição e Petra, Império, Itaipava e Boêmia no top 10 na preferência dos brasileiros.
* Análise total das buscas na plataforma Tiendeo.com.br entre julho de 2020 e julho de 2021.
(1) Statista. Ranking das marcas mais valiosas da América Latina em 2020.
Sobre o Tiendeo
Desde o início do Tiendeo em 2011, os três fundadores trabalharam para formar uma equipe multidisciplinar, jovem e igualitária em todos os seus escritórios. Tanto é que, apesar de ser uma empresa de tecnologia (setor que tem menos presença de profissionais do sexo feminino), cerca de metade do quadro de funcionários é formado por mulheres, e esse número sobe para 65% quando se trata de cargos gerenciais.
A empresa continua fortalecendo os departamentos comercial e de tecnologia com o objetivo de consolidar sua presença nos principais mercados e continuar crescendo no ritmo que tem feito até agora.