ProWine 2021 – Monte Dictis importadora apresentará vinhos gregos, rótulos premiados e veganos

Vinhedos gregos – Divulgação

 

Vinhos veganos e os premiados no Decanter DWWA2021 serão alguns dos destaques da importadora na feira

Especializada em vinhos produzidos na Grécia, a importadora Monte Dictis, com sede em Florianópolis, estará presente na edição 2021 da ProWine, feira focada no mercado de vinhos para a geração de negócios que acontece entre os dias 05 a 07 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Entre os vinhos gregos que a importadora (stand E26) irá apresentar na ProWine destacam-se rótulos das conceituadas vinícolas da Grécia, entre elas, Alpha Estate, Lyrarakis, Douros Antonis, Papantonis Winery, Argyros Estate, Tsélepos, e Canava Chrissu que produzem vinhos com uvas específicas gregas, como as Assyrtiko, Agiorgitiko e Xinomavro, além de castas já conhecidas mundialmente.

Os lançamentos das Monte Dictis no mercado brasileiro são a oportunidade para que se aprecie e se conheça melhor os vinhos criados na terra do deus Dionísio, que aos poucos estão caindo no gosto nacional.

A vinícola da ilha de Santorini Tsélepos juntamente com sua vinícola parceira Canava Chrissu faz estreia no Brasil com cinco rótulos que serão apresentados na ProWine pela Monte Dictis.

 

Conheça alguns rótulos que estarão na ProWine:

 

Premiados – Divulgação

 

Premiados DWWA 2021

  • Ecosystem Xinomavro Reserve Vieilles Vignes – Barba Yannis – Alpha Estate
  • Ecosystem Kaliva Suavigon Blanc Fumé – Alpha Estate
  • Single Vineyard Hedgehog Xinomavro – Alpha Estate
  • Single Vineyard Turtles Malagouzias – Alpha Estate
  • Single Vineyard Hedgehog – Alpha Estate
  • Sauvingon Blanc – Alpha Estate
  • Vidiano – Lyrarakis
  • Liatiko – Lyrarakis
  • Liatiko Aggelis – Lyrarakis
  • Crossroads – Strofilia
  • Moschofilero – Tsélepos
  • Blanc de Gris – Tsélepos
  • Canava Cryssou Laoudia Single Vineyard – Tsélepos

 

 

Premiados e veganos - Divulgação

Premiados e veganos – Divulgação

 

Vinhos Veganos

  • Vidiano Branco 2020 – Lyrarakis
  • Liatiko Tinto 2020 – Lyrarakis

 

Estreia no Brasil - Divulgação

Estreia no Brasil – Divulgação

 

Lançamentos Tsélepos / Canava Chrissu

  • Μantinia 2020
  • Blanc de Gris 2020 (Decanter Awards 2020, Silver Award 90 points)
  • Nemea Réserve 2017
  • Santorini 2020
  • Laoudia 2020 (Decanter Awards DWWA 2021, Best in Show 97 points)

 

 

Sobre as Vinícolas:

 

Alpha Estate: está localizada na cidade de Amyndeon, região noroeste da Grécia, no coração da denominação Amyndeon e em um sítio geomorfológico signicativo. Com belíssimas paisagens sobre os lagos Petron e Vegoritida, a propriedade situa-se entre a pitoresca vila de Nimfeon, a bela estação de esqui de Pisoderi (Vigla) e o resort de Agios Athanasios (Voras -Kaimaktsalan).

 

Lyrarakis: localizada no coração de Heráclion, na área mais montanhosa da região de Peza, na Iha de Creta. no sul do país, localizada no mar mediterrâneo. A ilha possui extensa tradição produtora de vinhos, tanto que é possível visitar as diversas prensas de vinho esculpidas em pedra, espalhadas por toda região, datadas da era veneziana (século XII). A família Lyrarakis produz vinhos desde 1966 com as variedades dominantes da região Vilana, Kotsifali e Mantilaria.

 

Tsélopos/Canava Chrissu: Localizada na ilha de Santorini, esta vinícola é fruto da cooperação entre Yannis Tselepos, proprietário da propriedade homônima em Arcádia e a família Chrissou de Santorini. A força motriz por trás deste empreendimento foi a busca incessante de Yiannis Tselepos por novos desafios em relação à sua atividade vinícola e a visão da família Chrissou de reviver a antiga Canava e utilizar seus vinhedos de propriedade privada. Esses esforços tem o objetivo de otimizar a qualidade da fruta produzida, uma vez que o projeto visa a entrega de vinhos de alta qualidade e valor agregado, que as condições particulares e o potencial de Santorini favorecem.

 

Douros Antonis: Primeiramente, não confundir o nome da vinícola com a famosa região portuguesa. A vinícola familiar Douros Antonis foi fundada em 1976, por Fotis Douros, em Dervanakia, em Corinto. Em 1987 juntamente com seus filhos, Fotis Douros deu o grande passo para mudar a vinícola para instalações privadas, muito maiores e totalmente modernas. O objetivo era aumentar a produtividade da vinícola e utilizar tecnologia avançada em face da concorrência acirrada.Os anos se passaram e o negócio passou para a segunda geração na pessoa de Antonis Douros, cuja carreira enológica trilhou uma trajetória ascendente. Com a sua experiência e principalmente com a sua paixão e amor, aliada à tradição e ao carácter familiar da empresa, garante a excelente qualidade do nosso produto.A filosofia da Adega Douros Antonis, para além da manutenção e melhoria da qualidade dos vinhos, é a produção de novas castas e também de vinhos locais, capazes de competir no mercado grego e internacional.

 

Estate Agyros: estabelecida em 1903 por Georgios Argyrós, em um vinhedo de 5 acres localizado em Episkopi Gonia Thiras (Santorini). Com altitude de 35-150m, orientada para o leste e sudeste e as videiras são formadas na tradicional cesta. O rendimento do vinhedo é de aproximadamente 350-500kg de uvas por 1000 m2 e a colheita dura de 10 a 25 de agosto. Os esforços da Estate Argyrós têm sido reconhecidos mundialmente, como indica o prêmio concedido pela Revista Wine & Spirits como uma das 100 melhores vinícolas do mundo para 2005, 2006 e 2019.

 

Papantonis Winery: a empresa concentra-se em apenas duas variedades gregas locais (Agriorgitiko e Roditis) e em uma variedade internacional (Chardonnay) com o objetivo de produzir o melhor vinho possível a partir do Agiorgitiko e uma mistura de Roditis-Chardonnay. Está localizadadentro da zona vitivinícola de Nemea, a noroeste de Argos, na região do Peloponeso.

 

Strofilia: começou em 1980 quando dois amigos e colegas, os engenheiros Giannis Maltezos e Achilleas Lampsidis, decidiram plantar videiras na propriedade da família Maltezou, localizada em Tourkochorafo, perto de Anavyssos, Ática. Eles selecionaram castas estrangeiras com o objetivo de produzir um vinho superior.

 

Sobre a Importadora Monte Dictis

A Monte Dictis com sede em Florianópolis desde 2018 foi fundada pelo empresário grego Georges Karakaxis. A importadora dedica-se a oferecer o melhor da Grécia trazendo para o Brasil produtos gregos de qualidade como vinhos, azeites extra virgem e iguarias.

Até fundar a importadora no Brasil, Georges Karakaxis percorreu um longo caminho. Apaixonado por comida de qualidade e gourmet, fez pesquisas intensas e transformou sua paixão e trabalho em um negócio em expansão. Percebeu um nicho no mercado brasileiro e, assim criou sua importadora especializada em produtos alimentícios gregos, especialmente os vinhos gregos, apresentando rótulos desconhecidos no mercado nacional com o objetivo de os brasileiros passarem a apreciar vinhos produzidos por uvas que são encontradas na Grécia e, em regiões específicas como; Assyrtiko, Agiorgitiko e Xinomavro.

História e a Mitologia sobre as montanhas Monte Dictis

Monte Dictis ou montanhas de Lassithi é uma cadeia de montanhas em Creta, estendendo-se para o leste da ilha. O nome Dictis, provavelmente, vem da mitologia e significa o local de nascimento de Zeus. A área de Dictis faz parte dos municípios de Lassithi Plateau, Agios Nikolaos, Ierapetra, Viannos, Minoa Pedias e Hersonissos. Uma característica morfológica característica da cordilheira é o Planalto de Lassithi (altura média de 866 m), que é o maior em Creta. Dictis é a cordilheira mais ao sul e ao mesmo tempo a mais a leste da Grécia, que excede os 2000 m de altitude.

Ao lado norte do Monte Dictis acima da vila de Psychro, em Lassithi Plateau a uma altitude de 1020m está localizada uma das mais importantes cavernas mundialmente conhecidas, pela sua arqueologia e sua mitologia.

Segundo a mitologia, Rhea fugiu para esta caverna para dar à luz o futuro pai dos deuses, Zeus, por medo de que Kronos devorasse o filho devido à premonição feita por um oráculo que dizia que Kronos seria morto pelo filho. Ao dar à luz, Rhea enganou Kronos não entregando a criança, e sim, deu-lhe uma pedra embrulhada na bata do bebê. Ela então deixou Zeus para ser criado por ninfas em Dictaean secretamente.

Também, de acordo com fontes antigas, na caverna do Dictaean:

* A ninfa Anchialis deu à luz os Dactilos Idaean.

* Minos vinha a cada nove anos, ou em outros casos a cada ano, e encontrava seu pai Zeus para ditar-lhe suas sábias ordens.

* Zeus, debaixo de um arvoredo, fez amor com Europa, que ele havia seqüestrado da Fenícia.

* O sábio, profeta e vidente Epimenides adormeceu por muitos anos.

A caverna tem atraído o interesse de numerosos arqueólogos gregos e estrangeiros. Descobertas neolíticas, minóticas, minóicas tardias, geométricas, arcaicas, clássicas, helenísticas e romanas comprovam seu uso contínuo pelo homem, principalmente para fins de culto.

A caverna tem uma área de 2.200 m2 e está aberta aos visitantes. A extensão total da rota turística é de 250 m. No interior há uma rica decoração de estalactites, estalagmites e um pitoresco lago.

 

Vinhos da Grécia – Mitologia e o Vinho.

 

Divulgação

 

A Grécia é dividida em cinco macrorregiões viníferas: Norte com destaque para a Macedônia; Central e Ática, Peloponeso, Ilhas Jônicas e do Egeu e Ilha de Creta.

Filho de Zeus e da princesa Sêmele, Dionísio conquistou os homens ao ensinar-lhes o cultivo da vinha (inicialmente em uma jornada pela Ásia), e assim se tornou o deus do vinho. Não bastasse isso, ou talvez por causa disso, Dionísio é o único deus olimpiano filho de uma mortal.

Sua terra natal, a Grécia, é o berço da civilização ocidental, um país onde testemunhamos por todo canto a convivência do passado com o presente, do conhecimento do homem sobre si mesmo com a influência do divino sobre o físico.

O ponto de partida de qualquer jornada à Grécia, Atenas, é um testemunho da grandiosidade do papel dos gregos na história da humanidade, cujas contribuições foram tão fortes que se incorporam a todos os povos que em algum momento coexistiram ou dominaram esse estratégico pedaço de terra (ou melhor pedaços de terras) localizado no entroncamento entre Europa, Ásia, Oriente Médio e África.

Os gregos nunca se autodenominam gregos, mas sim helenos. O termo Grécia e gregos foi cunhado pelos romanos, que acabaram por disseminar a cultura daquele lugar, da filosofia às divindades, como o caso de Dionísio, que entre os romanos foi chamado de Baco. Até no Brasil sente-se a importância da Grécia Antiga no dia a dia, compartilhando inúmeras palavras gregas em no vocabulário, às vezes até sem ter consciência disso.

 

Monte Dictis – ProWine
Stand E26 – Transamérica Expo Center
Monte Dictis Importadora _Rua Emilio Blum 131, Torre B, Sala 708, Conjunto 03, Centro, Florianópolis – SC – Telefone +55 48 3036-1430 / +55 11 995432087 | www.montedictis.com | @montedictis_

Divulgação: A3 Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR