Ministério do Turismo firma novos contratos para patrocinar projetos de fomento ao turismo nos quatro cantos do país
Brasília, 21 de outubro de 2021 – Os empresários dos setores hoteleiro e de alimentação fora do lar do país comemoraram a notícia do investimento do Ministério do Turismo, que firmou novos contratos para patrocinar projetos para os destinos brasileiros na retomada das atividades turísticas.
Cerca de três mil obras de infraestrutura turística em andamento são apoiadas com recursos federais. Entre as obras estão melhorias no acesso a atrativos turísticos e a construção de portais, em municípios dos estados de Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que, juntas, somam cerca de R$ 2 milhões em investimentos.
Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o momento é agora de o governo federal investir no turismo. “Estamos esperançosos de que este fim de ano seja muito positivo e estas iniciativas só fortaleçam o setor para atrair mais pessoas”, afirma.
Uma das cidades beneficiadas será Contagem, no estado de Minas Gerais, que receberá um investimento de R$ 250 mil para revitalização e reforma da infraestrutura urbana e turística no entorno do Mercado Central, que é um importante espaço cultural, turístico e gastronômico da cidade. Entre as ações estão comunicação visual, sinalização e acessibilidade, por exemplo.
Apenas entre os meses de julho e agosto, o Ministério do Turismo registrou a entrega de 122 obras de infraestrutura turística apoiadas financeiramente pela pasta. Entre os projetos entregues à população estão, por exemplo, reforma de parques, orlas e praças.
As obras são realizadas preferencialmente em municípios que constam do Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que orienta a aplicação de recursos públicos em destinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e alternativa de retorno econômico à população. As verbas provêm do orçamento próprio do órgão e de emendas parlamentares apresentadas ao ministério.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.