De acordo com a Wine Intelligence (Market Attractiveness Compass Model 2021), o Brasil passou a ser o 14° mercado de vinhos mais atraente do mundo. Comparado a 2020, o país subiu 12 posições. A transição para o consumo doméstico, por conta da covid-19, tem grande impacto nesse aumento significativo no último ano. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), o aumento no consumo de vinho no país foi de 41,15% em relação ao mesmo período em 2020.
Acompanhando o setor, a Fabenne, primeira startup brasileira de vinhos bag-in-box, cresceu 200% no primeiro semestre de 2021, quando comparado aos seis primeiros meses de 2020, atingindo R$ 4 milhões de faturamento. A empresa tem a intenção de democratizar o consumo da bebida no país, oferecendo um vinho casual, de qualidade e que possa ser tomado em situações cotidianas. A startup apresenta o preço por taça mais acessível da categoria bag in box, com embalagens eco friendly, de três litros, que duram 30 dias na geladeira após abertas e são de produção 100% brasileira.