Há um ano como Diretor Geral do resort, executivo fez um balanço da sua gestão e revela o caminho das pedras por trás do sucesso do destino nesta retomada do turismo
Assim como em qualquer outro negócio, administrar um hotel não é uma tarefa simples. Gerenciar um resort com aeroporto próprio, com frequência semanal de voos operados pela LATAM e Azul Linhas Aéreas, praias de areias brancas e águas calmas, vegetação nativa e intocada, o melhor All Inclusive Premium do país e mais de 62.000 m² de puro lazer e entretenimento, então… nem se fala! “É preciso ter muita gente boa no time, parcimônia perante as adversidades, jogo de cintura e muita criatividade”.
Pelo menos é o que garante Rodrigo Galvão, Diretor Geral do Transamerica Resort Comandatuba, o destino da moda nessa retomada do turismo. Com um ano de casa, recém completado agora, no finalzinho de outubro, o executivo responsável por reger a complexa operação do empreendimento, fez um balanço da sua gestão até aqui e revelou alguns detalhes das estratégias que vem utilizando para atrair ainda mais hóspedes para o único resort de ilha do país.
Tendo desembarcado no Destino Comandatuba no final de 2020, ainda em um momento bastante complicado, no meio de uma pandemia, e com o setor em crise, Rodrigo Galvão revela ter encontrado o caminho das pedras na boa e velha receptividade baiana. “O maior diferencial de Comandatuba são as pessoas. É pouco repetir a importância da equipe nesse processo, mas é sempre válido ressaltar o trabalho realizado por todos. Dos profissionais que trabalham na cozinha às camareiras, da área de compras ao time de entretenimento. Quando todos estão engajados e remando na mesma direção, a gestão fica mais fácil. Nada supera o poder do trabalho em equipe”, garante o executivo.
A qualidade do material humano que tem disponível em Comandatuba, hoje na ordem de 500 colaboradores, também é um dos diferenciais apontados por Galvão. “É preciso superar este tabu de que o serviço baiano é devagar ou pouco qualificado. É justamente no serviço que sustentamos um dos grandes diferenciais do resort. Alguns, estão conosco há mais de 20 anos, trabalhando com o mesmo empenho e dedicação. A fórmula do sucesso, no entanto, é simples: ter gente boa por perto e dar autonomia para fazerem o que sabem”, afirma o Diretor. Vale ressaltar, inclusive, a relevância de Comandatuba para a comunidade de UNA. Cerca de 95% da arrecadação orgânica do município é proveniente do resort.
Além de atribuir à própria equipe os bons resultados obtidos ao longo de 2021, o executivo também faz questão de ressaltar a importância de um bom relacionamento com agentes e operadores de viagens e com as companhias aéreas que passaram a ter Comandatuba como destino. “Contar com a parceria e a aposta de grandes players do mercado, como Azul Linhas Aéreas, CVC, Latam e ViagensPromo, investindo e acreditando no poder de Comandatuba, nos ajudou muito. São parceiros estratégicos que vem facilitando o acesso do público final até o nosso produto. Apenas nos voos pousando em UNA, nós já recebemos mais de 7.000 passageiros, com permanência média de 6,5 noites. É a melhor experiência de resorts do Brasil, com uma praticidade inigualável. Em que outro lugar do mundo pode-se pousar e, em menos de 10 minutos, já estar com uma cerveja na mão, comendo um acarajé?”
Sobre os agentes de viagem, Galvão reiterou a relevância dos profissionais. “Os agentes de viagem também tem sido fundamentais no processo de compra dos clientes. Respeitamos, como ninguém, este canal imprescindível de vendas ao oferecer condições exclusivas, precificação e disponibilidade em posição de igualdade aos nossos canais diretos. É um troca bastante positiva”.
Melhorias
Muito embora o bom relacionamento com os agentes de viagens e as parcerias firmadas ao longo do ano expliquem muito sobre o sucesso de Comandatuba, um conjunto de melhorias efetuadas após a chegada de Rodrigo Galvão também ajudaram a recolocar a marca Comandatuba na lista de desejo dos clientes.
Entre as medidas adotadas, destaque para a revisão estratégica de distribuição, que passou a permitir que o inventário estivesse 100% online e disponível para todos os canais de vendas. Os departamentos de marketing, comunicação e comercial também foram reformulados, assim como a central de vendas, que retornou ao hotel para garantir maior sinergia entre os times. Novos serviços e atividades de lazer foram criados e a banda de internet foi ampliada para dar ainda mais conforto e comodidade para os hóspedes que precisam trabalhar remotamente.
“Fizemos uma grande transformação, mas sem perder a essência. Procuramos olhar por meio do foco do cliente, dando atenção às sugestões e oportunidades de melhorias. Também monitoramos diariamente o NPS. Não é só buscar o benchmarking, mas uma batalha nossa com nós mesmos. Fazer melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje”, explica Galvão.
Novos desafios
Questionado sobre os próximos passos de sua gestão à frente de Comandatuba, Rodrigo Galvão reiterou que ainda há muito o que ser feito. “Costumo dizer que o meu primeiro ano em Comandatuba foi de ‘atualização de software’. Melhoramos ainda mais o serviço, a bebida e consolidamos a gastronomia no all inclusive. Agora, para o futuro, estamos focados em executar, nos próximos anos, melhorias no ‘hardware’, para rejuvenescer o produto, mas sem perder a essência e o conceito da nossa proposta”.
Em termos de objetivo, o executivo reitera a importância de abranger novos públicos sem se assustar com a eminente oferta internacional, reaquecida com a reabertura das fronteiras. “Temos um price-point de resort 4 estrelas no exterior, entregando muito mais comodidade ao voar direto e em menos de 2h, com segurança ímpar no destino e sem surpresas com a cotação cambial. Em 2021, milhares descobriram os diferenciais que temos a oferecer. Há muito mais a ser feito. Acreditamos que podemos superar a média histórica de ocupação do benchmarking de resorts, mas com diárias mais saudáveis, em níveis de 2019”.
Hoteleiro que é…
Olhando para a própria trajetória profissional, de quase 20 anos de estrada, Rodrigo Galvão ressalta, no Dia do Hoteleiro, o orgulho que tem pela profissão. “Tenho muito orgulho da minha jornada. Comecei cedo, como estagiário de recepção e hoje estou como Diretor Geral de um empreendimento deste porte. Cargos e títulos são passageiros, mas o maior legado é o aprendizado e a experiência adquirida. Para os mais jovens, a dica é investir em educação e capacitação constantes, mesmo fora da sala de aula, ao aprender com profissionais referências. Fazer do inconformismo o combustível para transformar oportunidades em resultados concretos”.
O Transamerica Resort Comandatuba está a aproximadamente 2 horas de voo de São Paulo e 1h10 de Belo Horizonte e conta com voos semanais direto para UNA com a Azul e com a Latam.
Reservas e informações:
www.transamericacomandatuba.com.br
Sobre o Transamerica Resort Comandatuba
Perfeito para famílias com crianças, casais e grupos de amigos em busca de diversão, conforto e interação com a natureza, o Transamerica Comandatuba se destaca por ser um destino completo de férias em um cenário paradisíaco, praticamente intocado e com mais de 20 quilômetros de praias. São 363 acomodações com experiências de hospedagens variadas, entre apartamentos, bangalôs e suítes. Na gastronomia, 6 opções de restaurantes temáticos e 5 bares distintos tornam a estadia dos hóspedes ainda mais prazerosa e completa com um convidativo regime all inclusive, que abrange absolutamente o melhor da culinária internacional, mas com uma pitada da Bahia.
Para o lazer, o Transamerica Comandatuba conta com o paraíso do seu entorno e com uma ampla infraestrutura para entreter adultos e crianças de todas as idades. O resort oferece duas super piscinas, uma semiolímpica e outra com 1.200m², atividades como stand up paddle, wakeboard, boia cross, caiaque, esqui-aquático, surf, tênis e beach tennis e diversas outras modalidades, além de excursões ecológicas. A equipe de monitores, intitulada de Comandaturma, é a grande responsável por garantir o sossego dos pais e a diversão dos pequenos. O Spa Comandatuba também surge como opção de descanso para os adultos em meio paradisíaco cenário.