No dia do hoteleiro, ABIH Nacional ganha sessão especial para comemorar os 85 anos no Senado Federal

 

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional celebrou 85 anos de atuação, no dia 9 de novembro, mesma data que é comemorado o Dia do Hoteleiro, com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo país. A solenidade também marcou o lançamento do livro “ABIH Nacional: 85 anos”, além de um selo postal e de um carimbo alusivo à data.

 

A sessão foi comandada pelo Senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR), e contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, do presidente da Embratur, Carlos Brito, do diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, da senadora Soraya Thronicke, do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado federal Bacelar, do deputado Otávio Leite, do presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo), Fabrício Amaral, e da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, além de outras autoridades, presidentes  e expresidentes das ABIHs estaduais, além de Paulo Tadros e Maurício Filizola, representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Também esteve presente na cerimônia, Felipe Martinez,  presidente da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), presidentes das ABMotéis Estaduais e cerca de 130 associados da entidade.

“A pandemia causou diversos transtornos para o turismo no país. Mas com o avanço da vacinação, podemos perceber a volta das atividades no setor, com um aumento de 47% no faturamento no mês de julho, chegando a índices semelhantes aos de antes da pandemia. Nossa hotelaria hoje está no mesmo nível dos principais destinos do mundo, graças ao trabalho incansável dos profissionais do setor na busca de soluções e caminhos para seu fortalecimento”, afirmou o senador Fernando Collor de Melo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, agradeceu o trabalho que o senador vem realizando à frente da CDR e destacou também a gestão de Manoel Linhares na defesa dos pleitos da hotelaria para estimular a atividade turística no Brasil. “Nosso país não tem como dar errado, principalmente, porque temos um povo que acredita no empreendedorismo. Nosso principal patrimônio é o capital humano que faz com que hoje, mesmo diante de tantas adversidades, possamos estar comemorando não apenas essa data importante mas também a retomada segura do turismo brasileiro”, destacou o ministro.

 

Muito emocionado, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, em seu discurso, fez questão de destacar o papel fundamental do setor de hotelaria do país para a recuperação do turismo no país. “Os empresários da hotelaria souberam superar os desafios impostos pela pandemia. O apoio do presidente Jair Bolsonaro foi fundamental para manter os empregos e alavancar a retomada. A hotelaria movimenta cerca de 7,2 milhões de reais por ano no país e gera mais de 1.350.000 empregos diretos e 675.000 indiretos em todo o país”, afirmou Linhares.

O presidente da ABIH Nacional destacou que a história da hotelaria é a história do turismo e que a atuação da entidade é uma demonstração de como o trabalho coletivo e a união podem ajudar um setor a conquistar mais espaço no cenário econômico do país. “Desde sua fundação, o objetivo principal de nossa entidade é mostrar às autoridades a importância da hotelaria e do turismo e apresentar sugestões para sua expansão pelo país”, ressaltou. Manoel Linhares ainda lembrou a importância de algumas medidas que precisam ser tomadas para garantir o crescimento do setor no país. “Precisamos aprovar a Lei Geral do Turismo (LGT) que aguarda votação nessa casa. É uma das medidas mais urgentes para que possamos estimular a atividade no país”, afirmou.

Ao final da sessão solene no Senado, uma comitiva formada por cerca de 30 representantes da hotelaria nacional seguiram para o Palácio do Planalto e foram recebidos pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

Foto: Edgar Oliveira

Presidente e ex presidentes da ABIH Nacional são homenageados

Após a sessão solene, no almoço de confraternização da entidade,  realizado em um churrascaria do Distrito Federal, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, recebeu um busto em homenagem a sua dedicação e aos trabalhos prestados em prol da hotelaria nacional, da ABIH Rio Grande do Norte. Pelos trabalhos e conquistas à frente da entidade, os ex-presidentes da entidade, Cícero Sena; Herculano Iglesias; Luiz Carlos Nunes; Enrico Ferme e Nerleo Caus, presentes no evento, também foram homenageados. Em memória, o ex-presidente da ABIH nacional, Eraldo Alves, representado por sua esposa Lenora Schimidt.

 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR