Os brasileiros aos poucos vão voltando a substituir as plataformas de reunião online para as conferências, prospecções de clientes, encontros com fornecedores e treinamentos presenciais. Diante disso, o turismo de negócios volta a ser realidade no ramo empresarial e já é possível notar um aumento de 100% no número de viagens corporativas, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), é uma boa notícia, pois o setor conta com essa alta procura para a retomada das perdas acumuladas com a pandemia.
“As viagens de negócios voltam a ser estimuladas pela demanda reprimida dos empresários, pois muitos negócios, inclusive a captação de clientes, dependem do contato presencial. Para uma boa parcela das empresas é primordial o deslocamento para efetividade do funcionamento do negócio”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
Alexandre Sampaio destaca ainda que a recuperação vem acontecendo gradativamente, mês a mês, mas que para o final do ano e começo de 2022 a expectativa é de que os dados do setor se assemelham ao período pré-pandemia. “Nesse período as viagens devem ganhar um impulso muito maior, inclusive pela abertura das principais fronteiras com países essenciais para negócios com o Brasil, como Estados Unidos, China, entre outros países europeus, que são grandes impulsionadores do mercado de negócios internacional”, conclui.