Representada pelo VP Rodrigo Tavano, a ABIH-SP compartilhou do momento histórico, quando também se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro
O peso e a credibilidade de uma instituição fundada há oito décadas e meia, no longínquo ano de 1936, ecoaram em todos os momentos da Sessão Especial realizada no Senado Federal, na manhã de 9 de Novembro. Presidida pelo senador Fernando Collor de Mello, solenidade reuniu representantes das diversas instâncias do turismo brasileiro, na figura de parlamentares, ministros, executivos de entidades do trade turístico e convidados do meio.
Os pronunciamentos sucintos, invariavelmente, teceram loas ao presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares. Ao seu estilo peculiar, o “Baixinho” não economizou otimismo quanto aos rumos do turismo e da hotelaria do país. Aliás, essa foi a tônica das manifestações, onde prevaleceu o enfoque de superação nacional, a batalha heroica no combate à C-19 e, por fim, as perspectivas positivas de uma retomada bem-sucedida.
Manoel Linhares enfatizou que o setor de hotelaria gera cerca de 1,3 milhão de empregos no país, mesmo sem ser beneficiado pela desoneração da folha de pagamentos. Elogiou o governo pelo apoio ao turismo e destacou o trabalho do senador Collor de Mello à frente da Comissão de Turismo do Senado.
Para o representante da ABIH SP, o VP Rodrigo Tavano, pousadeiro em Caraguatatuba (SP), “o evento foi marcado pelo carisma de Manoel Linhares e uma organização impecável. Além da celebração dos 85 anos da ABIH Nacional, foi oportunidade propícia para conectar protagonistas da hotelaria e do turismo, Brasil afora. E para enriquecer o network da ABIH-SP”.
Apenas en passant, os pronunciamentos contemplaram referências à nova Lei Geral do Turismo, em tramitação no Congresso Nacional, no sentido de que tenha aprovação iminente. No bojo deste tema, houve manifestações quanto à forma de cobrança do ECAD, que inclui os aposentos hoteleiros. Na condição de músico, o ministro Gilson Machado posicionou-se a favor de mudança. Também foi mencionado o pleito relativo à desoneração da folha de pagamento dos hotéis.
Fez parte da celebração o lançamento do selo comemorativo dos 85 anos da ABIH Nacional, pelo representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Também foi lançado o livro sobre os 85 anos da entidade, elaborado por Leonardo Volpatti e Giovanna Ghersel.
Durante o evento, foi mencionada a realização da 63ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis. O maior evento da hotelaria brasileira vai acontecer de forma presencial, em São Paulo, entre os dias 22 a 24 de novembro. Enquanto Estado anfitrião, São Paulo, a ABIH SP congratula-se com a organizadora do Conotel, a ABIH Nacional.