Vinte e seis sindicatos filiados à Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) participam, de 22 a 24 de novembro, da Reunião de Conselho de Representantes da entidade, realizada no Sesc de Domingos Martins, na serra capixaba.
O objetivo do evento é aprovar a proposta orçamentária para 2021 da FBHA, bem como definir questões administrativas como o reajuste da anuidade da federação, que passou de R$ 700 para R$ 750 anuais. O vencimento ficou estabelecido para o dia 25 de janeiro.
Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, o evento está sendo muito produtivo e determinante para a continuidade dos projetos no ano que vem. “Tivemos uma boa adesão e vamos começar 2022 com tudo para recuperarmos o tempo perdido com a pandemia”, afirma.
Neste primeiro dia de evento, Domingos Silva, AIT Manager da Bat Brasil, que detém a marca Souza Cruz, fez uma apresentação ao público presente, mostrando o quanto a informalidade no setor de cigarros vem afetando o mercado no Brasil.
Ricardo Bezamat, consultor de eficiência energética da FBHA, também fez uso da palavra para explicar as novidades neste setor, ofertando pacotes de produtos para bares, restaurantes e hotéis da base da FBHA. Apresentou ações que reduzem os custos com energia elétrica, bem como a possibilidade de gerar a própria energia através de geração distribuída.
Jefferson Monteiro, engenheiro de Novos Negócios, da Union Rhac / Panasonic, apresentou, na ocasião, o programa de eficiência energética de climatização para os ramos de hotelaria e de alimentação fora do lar. Os sindicatos filiados têm até janeiro para solicitar um diagnóstico gratuito, apresentando soluções para as demandas energéticas das empresas associadas. “Caso as soluções sejam efetivadas, a Union Rhac / Panasonic tem disponibilidade para investimento próprio ou por meio de sua rede de parceiros”, complementa.
Dentro da programação, o jornalista Flávio Resende, responsável pela Comunicação da FBHA, apresentou o relatório de atividades e o novo vídeo institucional da entidade, que será veiculado durante os eventos que contaram com a participação de representantes da federação.
A mesa da reunião foi presidida pelo vice-presidente da FBHA, Wilson Vettorazzo Calil; e secretariada pelo empresário Áttila Miranda Barbosa, presidente do Sindihotéis-ES.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.