Apesar das restrições e do alerta em relação a variante Ômicron, o setor de turismo na Bahia manteve as programações para o fim de ano com as devidas restrições. Com a flexibilização das atividades e os avanços da vacinação, os brasileiros têm procurado por opções para festejar o fim de ano.
Em Porto Seguro a estima das taxas de ocupação, para o setor hoteleiro, beira os 90%. O setor que vem sofrendo com a pandemia, acredita que o final do ano e o início do verão poderá sinalizar a retomada das atividades turísticas.
Para o CEO do Hotel Solar do Imperador, Charbel Tauil, a busca por quartos cresceu 20%, quando comparado a 2020. O hotel já conta com 85% dos quartos reservados para o final de dezembro e começo de janeiro. “Os hotéis da região estão investindo cada vez mais em cuidados sanitários para que os turistas curtam o momento com familiares e amigos com as devidas restrições”, comenta.
O CEO acredita ainda que a pandemia trouxe mudanças na forma de comemorar o fim de ano. Por isso, na semana do réveillon, o hotel aposta nas diversas atividades ao ar livre oferecidas, que incluem música ao vivo, atividades de bem-estar com aulas de yoga e drinks para contemplar o pôr do sol. “Precisamos repensar como oferecer uma experiência de qualidade aos nossos hóspedes, sem perder a segurança”, continuou Charbel.
Segundo a Associação de Hotéis Regional Extremo Sul da Bahia em outubro a taxa de ocupação para Porto Seguro já estava em 80% e para o último mês do ano, a expectativa é que esse número cresça ainda mais.
Além disso, recentemente o ministro do Turismo, Gilson Machado, pontuou: “Nos últimos feriados, os hotéis nos principais destinos nacionais registraram taxas de ocupação acima dos 75%. E vimos, inclusive, alguns destinos alcançarem mais de 90%, caso de Porto Seguro”, corroborando para o movimento do turismo na região.