Turismo temático: investir em tecnologia é tendência para melhorar experiência do hóspede

por Claudio Cordeiro, diretor de Hospitalidade da TOTVS

Com o avanço global das medidas de combate à pandemia, o mundo gradualmente retorna à normalidade. Muitas empresas já começam a celebrar a retomada econômica de seus setores e um dos exemplos é o turismo e a hospitalidade. Entretanto, mais do que comemorar, não podemos esquecer que a pandemia causou profundas mudanças no padrão de comportamento dos clientes. Por isso, as marcas devem se preparar para entender e se adaptar às novas tendências e ao que vem pela frente.

Dentro do segmento do turismo, um tema que está em alta e deve ser uma das principais tendências em 2022 é a tematização, também chamada de “turismo temático”. Você sabe o que é isso? Esta modalidade de lazer tem como objetivo criar uma experiência para os hóspedes conectada a um tema específico. E não é tão simples quanto pode parecer! Isso porque os negócios que se propõe a oferecer essa experiência devem verdadeiramente se segmentar e ultrapassar as expectativas dos hóspedes.

Para explicar melhor, vamos a um exemplo: já existem empreendimentos que oferecem uma estadia completa não apenas para as pessoas, mas também para os seus pets. E isso não significa apenas oferecer uma hospedagem pet friendly, que aceita a presença dos animais, mas sim considerar os pets na concepção das atividades do hotel.

Já viram também aquelas hospedagens no meio da natureza, totalmente isoladas e em forma de bolha transparente, com banheira ao ar livre? Esses são apenas alguns exemplos. A partir da ideia do turismo temático, criam-se nichos e mais nichos que podem ser explorados. Mas como dar um passo a mais na hora de oferecer estes serviços customizados aos hóspedes?

A tecnologia, mais uma vez, é uma grande aliada nesta modalidade de turismo. Com uma gestão hoteleira eficiente, capaz de coletar, organizar e centralizar dados de hóspedes, é possível agilizar e otimizar o atendimento ao cliente – algo que, sem sombra de dúvida, melhora a sua experiência do hóspede. Além disso, ao “tirar do caminho” estas questões, a empresa pode se focar em como irá propor suas atividades a quem está hospedado no local.

Mas os benefícios da tecnologia vão mais além! Isto porque as inovações tecnológicas também podem ser utilizadas como uma “vitrine” da modernidade e boas experiências que são oferecidas no hotel, seja por meio de um sistema próprio para reserva de hospedagem, sistemas de check-in e check-out independentes e atendimento ao cliente antes, durante e após a estadia. Isso será o primeiro passo para captá-los e fidelizá-los. Em um mundo onde tudo está na palma da mão, somente utilizando a tecnologia de maneira eficiente é possível se destacar neste cenário.

Além disso, a tecnologia também é uma grande aliada na hora de implementar a logística por trás da oferta destas atividades. Aqui, estamos falando principalmente sobre a propriedade ter um sistema de gestão que possibilite organizar e trazer inteligência para a aquisição de insumos, agendamentos e a contratação dos funcionários necessários para cada atividade, por exemplo.

Por fim, softwares, sistemas de integração, plataformas e até aplicativos podem ser utilizados na execução das experiências oferecidas. Assim, o estabelecimento pode chegar ao máximo da personalização na hora de proporcionar uma estadia agradável do hóspede, cruzando dados a fim de reconhecer as preferências do cliente e utilizá-las a seu favor – tudo isso, claro, respeitando os princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para o tratamento de dados pessoais.

Hoje em dia, as inovações tecnológicas podem ser usadas tanto para oferecer e sustentar a experiência, quanto para fortalecê-la, trazendo mais inteligência e produtividade a estes processos. Utilizando da maneira correta, a tecnologia será a melhor amiga de quem já percebeu que o “novo normal” também chegou ao turismo, com novas expectativas e hábitos de clientes.

Divulgação: idealhks.com

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