Desde o início da pandemia de Covid-19, o ator Brian Arya se ofereceu para cuidar do antigo motel de sua família, que é passado de geração em geração, e até então era gerenciado pelo pai.
Nos últimos meses, Brian tem cedido boa parte dos quartos do motel, localizado em Nova Jersey (EUA), para abrigar temporariamente pessoas necessitadas ou sem-teto.
O “Lincoln Tunnel Motel de North Bergen” existe há décadas. Brian começou a trabalhar por lá em 2012 como gerente, sendo supervisionado pelo pai. Cinco anos depois, veio a promoção: o rapaz, que até então sonhava ser um ator profissional, virou o novo chefe do local.
Com o desenrolar da pandemia, Brian viu em primeira mão a crescente necessidade de lugares acessíveis para ficar. “As pessoas começaram a ficar em quarentena, os bloqueios começaram a acontecer e então vimos um influxo de pessoas desabrigadas. Você sabe, elas simplesmente não podiam mais pagar o aluguel e então, elas vieram ao nosso motel”, disse ele à CBS News.
Aliando seus talentos de atuação e bom humor, o rapaz começou a fazer vídeos para a internet, com o motel sendo o principal cenário de fundo. Das suas raízes no teatro, Brian reuniu a energia necessária para produzir dezenas de vídeos virais publicados no TikTok.
A série satiricamente apelidada de “Motel Hell” atualmente possui uma base de fãs de mais de 880.000 seguidores.
Com um público tão considerável, Brian ficou interessado com uma ideia: o que aconteceria se ele disponibilizasse quartos gratuitos para os seguidores do TikTok que precisavam de um lugar para ficar?
Em vez de simplesmente refletir sobre a ideia, Arya a transformou em realidade, lançando um programa “Free Room for You” (Quarto Gratuito Para Você), que oferece acomodações sem custo para qualquer pessoa sem moradia viável.
A partir daí, diz ele, sua boa ação simplesmente “virou uma bola de neve”.
Doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e recursos financeiros para as despesas do local começaram a chegar. Estudantes universitários locais transportaram uma pilha de suprimentos de sua despensa de alimentos mensalmente. A lista de desejos da Amazon de Brianfoi rapidamente esgotada com doações generosas de apoiadores em todo o país.
À medida que o frio do inverno se instalou e as temperaturas começaram a cair, a “brigada de pagamento adiantado” do motel enfrentou o desafio. Mais ou menos na época em que o termômetro inclinou num frio de 18°, Brian citou os esforços de um doador anônimo que deixou cerca de 20 pacotes de cobertores e insumos para eles e os moradores do motel, hoje, em sua maioria, pessoas de baixa renda que viviam na rua.
O jovem gestor acabou formando um vínculo quase familiar com os hóspedes mais antigos. “Definitivamente há uma comunidade lá”, disse Brian à CBS. “[Você] só precisa conhecer as pessoas, conhecer suas histórias. E tenho sorte de poder fazer isso.”
Com novas variantes do coronavírus, ainda pode haver dias sombrios pela frente. Até que esses tempos passem, no entanto – parafraseando o famoso slogan do Motel 6 – neste motel de Nova Jersey, pelo menos, “Vamos deixar a luz no fim do túnel acesa para você”.
Fonte: CBS News
Fotos: Reprodução / TikTok: @ltmotel