Confira quais são as projeções e tendências para o mercado vinícola em 2022, além de uma seleção dos melhores rótulos para provar ainda este ano!
O setor vinícola tem tido um bom desempenho no Brasil nos últimos anos. Apesar dos desafios econômicos e sociais que a pandemia trouxe, a bebida se tornou uma das preferidas do dia a dia do brasileiro.
Como em todos os anos, o mercado também terá que se adaptar a algumas mudanças em 2022 – que podem trazer muitos benefícios para o consumidor.
Confira nossa lista com as principais expectativas para o mercado de vinhos no Brasil neste ano, além das tendências para o consumo da bebida. Também selecionamos 12 vinhos imperdíveis que os amantes da bebida devem degustar neste ano.
Mercado de vinhos: as expectativas para 2022
Apesar dos desafios enfrentados pelas vinícolas por conta da pandemia, não há dúvidas de que o vinho caiu de vez no gosto dos brasileiros. E, se os dois últimos anos servirem de parâmetro, 2022 já se mostra muito promissor para o mercado de vinhos.
De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), foi identificado um crescimento de 75% na comercialização de vinhos finos nacionais entre 2019 e 2021. Além disso, a venda no mercado interno teve aumento de 11% em 2021 em comparação com o ano anterior – um total de 25,2 milhões de litros.
Outro indicador positivo é que o valor médio também cresceu: um estudo da Ideal Consulting mostrou que, entre janeiro e julho de 2021, houve um crescimento de 12% no preço médio do vinho no Brasil.
Ainda existem desafios para o produtor que podem impactar o cliente final: com as eleições presidenciais, o mercado prevê aumento da imprevisibilidade na economia, o que afeta o câmbio, além do acesso a insumos, como rolhas e garrafas de vidro.
Apesar disso, bons ventos devem soprar para a indústria vinícola em 2022, mantendo a trajetória de crescimento vista nos últimos anos. Executivos do setor acreditam em um crescimento de cerca de 30% no faturamento neste ano.
4 tendências para o mercado de vinhos em 2022
Novos consumidores e sustentabilidade são algumas das tendências que farão sucesso em 2022, de acordo com especialistas no mercado de vinhos. Confira 4 destaques:
Mais espaço para vinhos brasileiros
O ano de 2021 foi um divisor de águas na indústria vinícola nacional. Isso porque, muitos brasileiros passaram a apreciar e – consequentemente – aumentar o consumo de vinhos produzidos em território nacional.
Isso se deve ao aumento da qualidade deste produto, o que levou o consumidor a mudar a sua visão com relação ao vinho nacional, reduzindo o preconceito. Além disso, há o fator econômico: por não ser importado, o vinho brasileiro sofre menos com as constantes altas do dólar – o que se torna um trunfo para o bolso do consumidor.
Vinhos sustentáveis
Vinhos orgânicos e produzidos localmente devem ganhar ainda mais espaço na mesa do consumidor. É o que aponta uma pesquisa da consultoria Wine Intelligence, que analisou as prioridades dos apreciadores de vinho após a pandemia. De acordo com o estudo, a sustentabilidade ganhou destaque.
Como o consumidor está buscando mais opções de vinhos ecológicos, o mercado está cada vez mais atento à nova demanda: a consultoria IWSR indica que vinhos biodinâmicos e orgânicos terão um crescimento de 43% nas vendas entre os anos de 2020 e 2024.
Com isso, vinícolas localizadas próximas ao consumidor e que se preocupam com fatores ambientais ganham um diferencial no mercado.
Novos consumidores
Um dos focos das vinícolas é a geração Z: essa leva de novos consumidores não se preocupa em ostentar as antigas tradições de gerações anteriores. Este público ajudará a revolucionar o mercado de vinhos.
Saem de cena a pompa e o rigor, entram a tranquilidade e a diversão. Em 2022, a aposta é que o consumo de vinho se tornará mais simples para o consumidor final. Produtos divertidos, com linguagem acessível e mais fáceis de entender devem ganhar espaço.
Poderemos ver novas formas de degustar a bebida, além de propostas com custo-benefício que caibam no bolso de uma geração que ainda não possui um poder aquisitivo elevado.
Mercado de importação direta
Lojas de vinho e clubes de compra devem se tornar bem sucedidos neste ano, já que a alta do dólar poderá encarecer o preço do vinho comprado com um intermediário. É a oportunidade para marcas pouco conhecidas no Brasil ganharem mercado.
12 vinhos imperdíveis para degustar em 2022
Confira nossa seleção com 12 vinhos que devem estar na sua lista em 2022 – para cada mês, um rótulo que combina perfeitamente.
Janeiro: Vinho Morandé Terrarum Reserva Chardonnay 2020 (Chile)
Assinado pela vinícola Viña Morandé, uma das mais inovadoras do Chile, este rótulo é uma excelente opção para tornar as altas temperaturas do verão mais agradáveis.
Produzido com a uva Chardonnay, apresenta coloração amarela brilhante, revelando, no nariz aroma de frutas cítricas, como abacaxi, e de frutas brancas, como maçã verde e pêra. Em boca, é fresco e equilibrado, contando com corpo médio e final persistente.
Fevereiro: Vinho Orgânico Chakana Nuna Vineyard Rosé 2019 (Argentina)
Produzido na tradicional região de Mendoza, é assinado pela vinícola Chakana Wines, uma das eminentes na produção de vinhos biodinâmicos e orgânicos.
Este rótulo é produzido com um corte de uvas Tannat, Malbec e Syrah. Sua coloração é rosada, com aromas de frutas vermelhas e notas florais. Opção excelente de vinho rosé fresco e equilibrado, que harmoniza perfeitamente com carnes brancas, como aves e peixes.
Março: Vinho Kosher Mount Hermon White 2020 (Israel)
Produzido pela Golan Heights Winery, uma das mais relevantes vinícolas de Israel, na região vitivinícola de Galilee. Um delicioso vinho com corpo médio e fácil de beber.
Produzido com um corte das uvas Moscato, Viognier e Sauvignon Blanc. Sua coloração é amarelo pálida com reflexos esverdeados. No nariz, pode-se sentir aromas de frutas cítricas, como tangerina, abacaxi e toranja, além de notas de pêssego, toques herbáceos e nuances florais.
Abril: Vinho Orgânico Esporão Colheita Tinto 2019 (Portugal)
Produzido pela Herdade do Esporão, uma das mais tradicionais e prestigiadas vinícolas portuguesas.
Este vinho orgânico é produzido com um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Tempranillo (Aragonez), Touriga Franca, Touriga Nacional e Alicante Bouschet, oriundas dos vinhedos com certificação biológica.
Sua coloração é rubi intensa e, no nariz, traz aromas de frutas vermelhas maduras, além de toques de especiarias e nuances herbáceas. Em boca, é fresco e equilibrado, com final persistente e elegante. Harmoniza com cordeiro e carnes vermelhas.
Maio: Vinho Orgânico Adobe Reserva Pinot Noir 2020 (Chile)
Além de ser orgânico e biodinâmico, este tinto produzido pela vinícola Emiliana Organic Vineyards também é vegano. É produzido com a uva Pinot Noir, oriunda do Vale do Bío-Bío, no Chile.
Possui coloração rubi com reflexos violáceos, no nariz, revela aromas de frutas vermelhas, notas florais e um suave toque de baunilha. Em boca, conta com taninos aveludados e um final intenso.
Junho: Vinho Claude Val Rouge 2020 (França)
Produzido na região de Languedoc-Roussillon pela vinícola Domaine Paul Mas, com um corte das uvas Grenache, Carignan, Syrah e Merlot.
Com intenso aroma de frutas vermelhas maduras,tem toques de violeta e especiarias. Na boca, espere um vinho macio e leve, com boa acidez e final refrescante. Boa pedida para acompanhar pizzas, massas e carnes vermelhas.
Julho: Vinho Guaspari Syrah Vista da Serra 2018 (Brasil)
Produzido por uma das vinícolas nacionais mais premiadas da atualidade, o Syrah Vista da Serra é complexo e equilibrado.
Sua coloração é rubi intensa com reflexos violáceos, contando com aromas de mirtilo e amora. Traz, também, notas de eucalipto, pimenta negra, cacau e café.
Bem encorpado, tem taninos robustos e boa acidez. Com potencial de guarda de até oito anos. Uma excelente opção de harmonização com churrasco, queijos e carnes vermelhas.
Agosto: Vinho Errazuriz Estate Reserva Carménère 2019 (Chile)
Os amantes de Carménère se surpreenderão com este rótulo. Produzido no Chile pela vinícola Viña Errazuriz, conta com boa estrutura e textura de taninos finos agradável no paladar.
Os aromas são cheios de especiarias, como cravo e pimenta, além de frutas pretas e notas tostadas. Um excelente acompanhamento para pratos encorpados, como carnes vermelhas e massas.
Setembro: Vinho Prime Rocche Trebbiano Rubicone 2019 (Itália)
Para celebrar a chegada da primavera, que tal um delicioso rótulo italiano, cheio de frescor? Assinado pela vinícola italiana Le Rocche Malatestiane, é produzido com a uva Trebbiano, na região da Emilia-Romagna.
Sua coloração é amarela pálida, com reflexos esverdeados. No nariz, é rico em aromas de frutas brancas, além de notas de frutas cítricas e um toque de amêndoa. Excelente harmonização com aves, peixes e frutos do mar.
Outubro: Vinho Vallontano Tempranillo Rosé 2020 (Brasil)
Produzido pela Vallontano Vinhos Nobres, na região do Vale dos Vinhedos, o Vallontano Tempranillo Rosé tem uma linda coloração rosada. É um vinho vibrante, que harmoniza perfeitamente com frutos do mar, massas e queijos.
Novembro: Espumante Cava Portell Rosé Brut (Espanha)
Um dos espumantes mais populares da Espanha, em sua versão rosé. Produzido com a uva Trepat. Sua coloração é rosa vibrante, contando com aroma de frutas vermelhas, como morango.
Em boca, é equilibrado e fresco, com refinada e abundante. Uma boa opção de harmonização com saladas e sobremesas à base de frutas
Dezembro: Espumante Hermann Lírica Crua (Brasil)
Para celebrar o final do ano, nada melhor que estourar um espumante vencedor do prêmio Vinho Revelação de 2016 do Guia Descorchados. Sua coloração é amarelo palha, com aromas de frutas cítricas, flores brancas e pera. Também há o aroma leve de pão.
O sabor é complexo, com perlage refinada e persistente.