TÜV Rheinland certifica qualidade de alimentos conforme normas BRC da indústria varejista Britânica

por migracao

fiogf49gjkf0d

TÜV Rheinland certifica qualidade de alimentos conforme normas BRC da indústria varejista Britânica


Empresas que optam pela conformidade em relação às normas asseguram qualidade e segurança do alimento, reduzem custos e otimizam processos, entre outros benefícios


A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, está ampliando seus serviços de certificação de qualidade de alimentos conforme as normas do BRC (British Retail Consortium), o programa mundial estabelecido pela união das principais redes britânicas de varejo, que combinaram seus princípios básicos de qualidade de alimentos.


A norma BRC global para a Segurança em Alimentos é identificada pela sigla GFSI (Global Food Safety Initiative), que identifica o grupo criado em 2000 para buscar melhorias contínuas em sistemas de gestão de segurança do alimento, eficiência de custos na cadeia de suprimentos e, acima de tudo, para garantir alimentos seguros para consumidores em todo o mundo.


“O comércio de alimentos vem adquirindo crescente importância no mercado global e a necessidade de se assegurar a qualidade e segurança dos produtos são fundamentais para um crescimento sustentável e duradouro. A responsabilidade das empresas em produzir alimentos que traduzam as necessidades e expectativas do consumidor aumenta a cada instante, da mesma forma que a concorrência”, analisa o gerente de contas da área de alimentos e bebidas da TÜV Rheinland Brasil, Lucas Martins.


As normas são constituídas pelos requisitos básicos da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC ou HACCP em inglês), em acordo com os requisitos do CodexAlimentarius, o Programa Conjunto da ONU para a Agricultura e a Alimentação – FAO e da Organização Mundial da Saúde – OMS.


“Nos dias atuais temos nos confrontado com inúmeros casos de contaminações de alimentos por todo o planeta. Desde países em desenvolvimento até em grandes potencias mundiais e a exigência por alimentos seguros e redução de custos alertou o mercado a criar um conjunto normas, as quais nos baseamos para certificar empresas clientes”, afirma Martins.


De acordo com ele, a empresa que consegue a certificação BRC, assegura a conformidade com uma norma globalmente reconhecida. Ela ainda otimiza processos, garante a aplicação de todos os aspectos relativos à segurança em alimentos, valoriza sua marca, adquire capacidade para tratar adequadamente diligências exigidas por fornecedores e varejistas, implementa a rastreabilidade, reduz custos e pode combinar a certificação BRC com outras da área alimentar, como a da norma ISO22000 e APPCC.


Além disso, se condiciona a exportar seus produtos para a Inglaterra e também para outros mercados de alto poder aquisitivo, que exigem conformidade com as mesmas normas de qualidade.


Na certificação da TÜV Rheinland o conceito de rastreabilidade é adotado e atinge toda a cadeia produtiva, desde o produtor, passando pelos equipamentos utilizados, prestadores de serviços, fornecedores e indústrias, até os pontos de venda.


Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.


No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.


Divulgação: G.P. Comunicação – Tel.: (11) 3129-5158
Mário César de Mauro – mariocesar@gpcom.com.br
www.gpcom.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR