Hotéis apostam na gastronomia para conquistar novas fontes de receita

Para conhecer tendências e novos fornecedores, empresários hoteleiros participam de Rodada de Negócios e de cursos na ANUFOOD Brazil 2022 – Feira Internacional para o setor de Alimentos e Bebidas

Os empresários hoteleiros têm passado a dar mais atenção à área de Alimentos e Bebidas (A&B) como uma fonte de renda importante e uma porta de entrada para o crescimento dos seus negócios. Enquanto o turismo vai voltando aos poucos, os donos de hotéis vêm buscando formas de aproveitar a estrutura das suas cozinhas para atender o público externo, e encontram inspiração na gastronomia.

Segundo o estudo a Hotelaria em Números 2021, desenvolvido pela consultoria Jones Lang LaSalle Hotels, com o apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e da Associação Brasileira de Resorts (ABR), o setor de A&B representou uma média de 24,6% da receita dos hotéis em 2020, sendo que esse percentual chegava a quase 30% no caso de categoria luxo, que tradicionalmente investe em restaurantes e alta gastronomia.

“Muitos hoteleiros já entenderam que a gastronomia traz resultado. Alguns hotéis chegam a ter 40% da receita vinda do restaurante, e isso é um modelo muito interessante”, diz Peter Kutuchian, fundador e CEO do portal Hotelier News sobre o espaço que os hotéis devem buscar para crescer. Para ele, ainda há, infelizmente, donos de hotel que veem a gastronomia apenas como uma ferramenta para atender o hóspede, e não enxergam seu restaurante aberto para o público externo. “É preciso trabalhar o restaurante do hotel como um negócio independente e, na nossa opinião, este é o melhor formato para se trabalhar e ter resultados”, diz.

Kutuchian, que também é sócio da “Escola para Resultados”, um centro de capacitação e inteligência em hotelaria e turismo, está organizando em conjunto com a Hotelier News a curadoria em gastronomia para o setor hoteleiro da feira que acontecerá no espaço Hospitality Trends, na ANUFOOD Brazil 2022, entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, São Paulo-SP.

“O setor hoteleiro também acompanha as mais importantes tendências do mercado de A&B e, por isso, nós buscamos parcerias com o FOHB e a Hotelier News para o projeto inédito na feira, o Hospitality Trends, que promete ser um grande destaque do evento, proporcionando oportunidades importantes de networking, conhecimento e relacionamento para os profissionais do setor de hospitalidade”, explica Michael Fine, gerente da ANUFOOD Brazil.

Entre os temas que serão apresentados nos painéis, o executivo destaca “a construção do cardápio inteligente como base para o sucesso de um restaurante”, “cases de sucesso na terceirização de A&B de hotéis”, e “desafios da gastronomia em resorts”.Para abordar as tendências, haverá um painel sobre dark kitchens, mostrando aos empresários como aproveitar a estrutura das suas cozinhas para atender outros clientes no delivery e aumentar a sua receita.

A proposta dos painéis é mostrar experiências bem-sucedidas em hotéis que investem na gastronomia. “O Cipriani do Belmond, que inaugurou no Rio em 2019, atende 90% do seu público de fora do hotel. Outro caso de sucesso é o Skye, do hotel Unique, que trouxe (em 2001) o renomado chef francês Emmanuel Bassoleil no comando da cozinha até hoje”, comenta Kutuchian como alguns dos casos nos quais hoteleiros deveriam se inspirar.

O Belmond Copacabana Palace (RJ) é o único hotel do Brasil que tem dois restaurantes com estrela Michelin, o Mee conquista, com um menu inspirado em gastronomia asiática, e o Ristorante Hotel Cipriani, com vista para a piscina mais famosa do Rio e especializado em culinária italiana. Já o Skye, com uma vista panorâmica para o Parque Ibirapuera para o skyline da Av. Paulista, é um dos mais concorridos de São Paulo.

 

Rodada de Negócios com hotéis

A ANUFOOD Brazil 2022 também está organizando com o apoio do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, uma Rodada de Negócios exclusiva para conectar as redes hoteleiras aos fornecedores de alimentos e bebidas. A iniciativa tem como objetivos principais a retomada, o desenvolvimento e a produtividade do mercado hoteleiro. “Fomentamos o matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse”, diz Orlando Souza, presidente executivo do FOHB.

Para ele esse contato deve ser muito efetivo e com bons resultados. “Na hotelaria em geral existe uma simbiose muito grande com alimentos e bebidas dentro do hotel. Ela faz parte da hotelaria”, diz Souza citando as categorias mais populares, com uma gastronomia mais simplificada, os midscale, com opções a la carte, e a upscale, com um leque importante, de 5 estrelas, hotel luxo, hotel boutique, que investe na gastronomia. “Enquanto em uns a gastronomia é uma ferramenta para atender o hóspede que não tem tempo de comer, em outros, a alimentação passa a ser uma experiência. O hóspede escolhe hotel por conta da gastronomia”.

Souza só vê boas oportunidades para os hotéis no segmento de A&B. Além de ser um vetor de atração de hóspedes, a cozinha de hotel também atrai eventos, casamentos, banquetes e os pratos assinados por grandes chefes na categoria luxo. “A gastronomia deve ser a matriz de pensamento quando alguém vai abrir um hotel”, aconselha Souza.

Além do projeto Hospitality Trends e da grande diversidade de produtos inovadores e diferenciados, a ANUFOOD Brazil 2022 também apresentará equipamentos inovadores para cozinhas profissionais no Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia.

 

SERVIÇO:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 12-14, 2022
Horário: 10h — 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 — Vila Água Funda, São Paulo — SP
Parceiros da Hospitalidade: Hotelier News, Revista Hotéis, Revista Hotelnews Guia GPHR e empresas associadas do FOHB.
Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.
Parceiro Social: Gerando Falcões

 

Sobre a ANUFOOD Brazil — A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getulio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 12 a 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 Mais informações, clique aqui.

 

Sobre a Koelnmesse — Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações, clique aqui.

 

Os próximos eventos da Koelnmesse: 

ISM Japan – The dedicated showcase for Sweets & Snacks in Japan, Tôkio 13.04 – 15.04.2022

Wine & Gourmet – International Wine, Beer, Spirits, Gourmet Food and Bar Exhibition & Conference, Tôkio 13.04 – 15.04.2022

ANUFOOD China – The leading food & beverage exhibition for Southern China, Shenzhen 20.04 – 22.04.2022

 

ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook: facebook﹒com/anufoodbrazil
Instagram: @anufoodbr
LinkedIn: Clique aqui
YouTube: Clique aqui

Divulgação: 2PRÓ Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR