Empresa também planeja abrir outros 25 hotéis na região neste ano
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo turismo no ano passado, setor muito impactado pela pandemia, a Accor encerrou 2021 na América do Sul com um volume de negócios de 400 milhões de Euros e um RevPAR de (-42%) like for like comparado a 2019.
“Em 2021 foram abertos 22 novos hotéis na região, oferecendo ao mercado mais 3.737 quartos, além da assinatura de 14 contratos (2.100 quartos) mesmo diante do contexto delicado da crise de saúde global, o que demonstra a força das marcas Accor e a confiança dos investidores na nossa capacidade de gestão”, declara Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul. A empresa possui hoje 65 mil quartos, um crescimento de 4,8% em relação a 2020, sendo 53 mil apenas no Brasil.
Para 2022, a Accor estima abrir na América do Sul outros 25 hotéis, sendo 17 no Brasil e 8 nos países hispânicos, além de acelerar novos contratos no sistema de franquias. Países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além do Brasil, continuam na mira da expansão da empresa, seja por meio de conversões ou greenfield.
“A previsão é chegar a 700 hotéis em operação e pipeline até 2025”, completa o CEO da Accor na região, que atualmente tem 410 hotéis em operação, sendo 330 no Brasil e 81 hispânicos, incluindo um pipeline de 81 hotéis na América do Sul (sendo 58 no Brasil).
“Faltam dois anos para finalizarmos nossa estratégia de 42 mil quartos franqueados até 2024, projeto batizado como 42k24. Há 10 anos tínhamos apenas 12% de quartos franqueados, hoje temos 43% e até 2024 esperamos ter mais de 50%”, comenta Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul.
Além das franquias, outra estratégia da Accor em 2022 é ampliar o desenvolvimento em residências, aproveitando o portfólio das marcas fruto da joint venture com a Ennismore, como 21c, 25hours, Delano, JO&JOE, Mama Shelter, SLS, Tribe, entre outras.
“Com essa transação com a Ennismore foi criada uma das empresas de hospitalidade e estilo de vida que mais cresce no mundo, incluindo marcas com narrativa criativa, design e experiências autênticas, além da riqueza de conhecimento da Accor em entrega de escala, crescimento de rede e distribuição”, complementa Abel.
Expansão de marcas internacionais na América do Sul
Em janeiro de 2022, a Accor anunciou a expansão da marca internacional SLS Hotels & Residences para o Uruguai, com a inauguração do SLS Punta del Este, empreendimento com 80 quartos e 150 residências, em duas torres contemporâneas, com o mais alto padrão de luxo e previsão de abertura para 2025.
“Com esta assinatura no Uruguai, a Accor reforça suas duas principais estratégias: o desenvolvimento de produtos lifestyle em países hispânicos e a incorporação de propriedades de uso misto”, afirma Thomas Dubaere. Além do SLS Punta del Leste, na Colômbia, 204 apartamentos e 88 casas serão comercializadas por meio do Sofitel Barú Calablanca Beach Resort. Já na Argentina, o SLS Puerto Madero Hotel & Residences contará com 145 residências, previsto para abertura em 2022.
Mais uma grande novidade para esse ano será a abertura dos primeiros JO&JOE da região, um no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, e outro em Medellín, na Colômbia, ambos esperados para o primeiro semestre de 2022. Uma marca jovem que combina hostel a um estilo de vida e um espaço de convivência vibrante, JO&JOE foi projetado para atender às expectativas dos que valorizam a cultura do compartilhamento, a espontaneidade e a experiência.
Como destaques em aberturas para 2022, também estão: By Mercure Manhattan Porto Alegre, ibis e ibis budget em Balneário Camboriú, no Brasil; ibis Styles Guayaquil, no Equador, e ibis Styles Antofagasta, no Chile.
WOJO
O desenvolvimento de produtos WOJO, marca global de coworking da Accor, lançada no Brasil em 2021, surpreendeu a empresa pela excelente aceitação que, já no início de 2022, um ano após sua chegada no país, chegou à marca de 150 pontos de serviço, sendo 100 SPOTS — espaços de coworking com acesso gratuito ao Wi-fi nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes).
A empresa também planeja, ainda para o primeiro trimestre de 2022, abrir 50 novas unidades WOJO na Argentina, Colômbia, Chile e Peru. “Vamos ampliar a experiência do consumidor com base em pesquisas feitas para tornar os ambientes ainda mais ergonômicos, além de oferecer novas experiências e sites dedicados ao produto”, destaca Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
Flexibilidade ao consumidor
Em 2022, a Accor manterá as tarifas com níveis de flexibilidade de cancelamento e alteração, e mais 20% de desconto para passageiros que tiveram seus voos alterados e/ou cancelados.
Para obter mais informações, visite o site da Accor neste link ou siga a Accor no Twitter, Facebook, LinkedIn, e Instagram