Evento é realizado em São José dos Campos; Federação foi decisiva na elaboração da Lei que regulamenta o setor
Com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está acontecendo hoje (23 de março) o 1º Fórum de Gastronomia Artesanal, realizado no Parque Tecnológico (PqTec) de São José dos Campos. O evento marca as conquistas e o crescimento do setor. Juntamente com o Forum, foi lançado o Agropolo Vale.
O 1º Fórum de Gastronomia Artesanal conta com a presença de chefs renomados, palestras e o concurso gastronômico Mesa de Ouro. O evento recebe também uma feira de produtos artesanais, com queijos, geleias, cervejas, charcutaria e doces, cada um com seu diferencial e qualidade.
O evento foi realizado pelo PqTec e a Associação Paulista de Queijos Artesanais (APQA), com o apoio da FAESP, governo do Estado de São Paulo, Sebrae e Vigor.
Durante o Fórum, foi apresentada a regulamentação da Lei de Produtos Artesanais, cuja elaboração teve atuação decisiva da FAESP. A participação da Federação foi importante, por exemplo, na revisão dos limites diários que caracterizam a pequena escala na produção artesanal.
Outro ponto importante sugerido pela FAESP e prontamente acatado é a aplicação de pena educativa como uma medida anterior às punições mais graves, como multa, suspensão ou interdição das atividades.
O decreto incorpora ainda a formação de equipes especializadas, no âmbito da defesa agropecuária, para atenderem os atos de inspeção e fiscalização dos produtos artesanais.
A Federação foi representada pelo diretor Pedro Lucchesi — representando o presidente Fábio de Salles Meirelles- e Teodoro Miranda, chefe da área de Formação da FAESP/SENAR-SP.
O Agropolo está localizado no Parque Tecnológico (PqTec) de São José dos Campos. Trata-se de uma iniciativa de todos os segmentos do setor agropecuário, com objetivo de intensificar a transformação do agronegócio por meio da incorporação de tecnologias aos sistemas produtivos e de consumo para o crescimento do agronegócio, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.