Mais de 900 marcas apresentaram lançamentos, novidades e inovação de 10 setores do mercado de alimentos e bebidas.
A ANUFOOD Brazil 2022, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo. A abertura contou com a presença de autoridades e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil e de 16 países. Em sua 3ª edição, a mostra reuniu 300 expositores e mais de 900 marcas que trazem lançamentos, novidades e inovação de 10 setores importantes. Cerca de 12 mil profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes do mercado de alimentos e bebidas visitaram a feira.
Os visitantes tiveram acesso total a mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de A&B.
Durante a solenidade de abertura, o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse, lembrou que a ideia de criar um evento de alimentos e bebidas no Brasil surgiu em 2015 de uma conversa com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que atualmente é o coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. “E hoje, ouvindo as pessoas nesta cerimônia, vejo que temos os melhores ingredientes para que, num futuro próximo, a ANUFOOD seja uma grande feira, a exemplo da Anuga”.
Böse disse ainda que, mesmo sem a realização por dois anos, devido à pandemia, o evento integra o calendário internacional de feiras. “Os números que vimos hoje sobre o agronegócio no Brasil mostram o grande potencial dos setores de alimentos e bebidas no país”, afirmou.
Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, destacou também os ótimos números do setor no país. “Segundo um levantamento da Secretaria de Inteligência da Embrapa, que é uma das parceiras estratégicas do nosso evento, na última década a participação anual do Brasil no mercado mundial de alimentos evoluiu de US$20,6 bilhões para US$100 bilhões”, lembrou. “Quase oitocentos milhões de pessoas no mundo consomem alimentos brasileiros, e esse público deverá aumentar ainda mais nos próximos anos”.
E ressaltou que não estava falando apenas de commodities ou de produtos in natura. “O Brasil também é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos, abastecendo 190 países. A indústria de alimentos e bebidas é a maior do país, sendo responsável por mais de 10% do PIB e mais de 1 milhão e 700 mil empregos formais. Esses números estão no mais recente balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também parceira estratégica do nosso evento”.
FOTOS DO EVENTO
Beni Piatezky – Diretor Geral Koelnmesse
Orlando de Souza – Diretor Executivo do FOHB
Rogerio Oliva – Diretor Comercial da ABAD
João Dornellas – Presidente da ABIA
Victor Bicca Neto – Presidente da ABIR
Roberto Rodrigues – Coordenador de Agronegocios da Fundação Getulio Vargas
Lucas Felício Fiuza – Diretor de negocios da APEX Brasil
Gedeão Pereira – Vice presidente de relações internacionais da CNA
Ivan Hussni – Diretor Tecnico do SEBRAE
Thomas Schmitt – Consul Geral da Alemanha
Henriette Reker – Prefeita da cidade de Colonia
Celso Luiz Moretti – Presidente da Embrapa
Aline Cardoso – Secretaria municipal de desenvolvimento de SP
Francisco Matturro – Secretário de Estado de agricultura e abastecimento
Marcio Candido Alves – Secretario de Agricultura familiar do Ministério de Agricultura
Gerald Bose – CEO da Koelnmesse
Robot Coupe – Uwe Schmautz e Timothée Labarta
Estande da Mult-grill
Eduardo Cesar Moura, diretor da empresa, apresentando a novidade da feira.
Time da Mult-Grill
Café Gourmet Santa Monica com presença na AnuFood Brazil
Balcão da Di Pratos / Multinox
Estande da Difarda que trouxe uniformes profissionais
Dely Cavalcante, diretora da Difarda
Estande da CNC / FBHA / SESC / SENAC
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
Estande da CNC / FBHA
Estande do Governo de Salta
Novidade no mercado, pizza de pão de queijo
A Indonésia trouxe seus produtos para apresentar.
O Ceilão trouxe seus chás para mostrar ao mercado.
Pavilhão dos EUA com vários empresas se apresentando.
Palestra no espaço ABRASEL
Aula no espaço ABRASEL
Painel no espaço ABRASEL
Queijos Bandeira
Estande da Visser Kaas que trouxe os queijos da Holanda.
Espaço APEX BRASIL
Espaço do USDA – Departamento de agricultura dos EUA que promoveu rodadas de negócios.
Rodada de negócios com hoteleiros promovido pelo FOHB.
Palestra no espaço Hospitality Trends dirigido pela HotelierNews
Painel no espaço Hospitality Trends dirigido pela HotelierNews e Escola para Resultados
Palestra com o tema “Tendências nos Bares de hotéis” no espaço Hospitality Trends dirigido por Peter Kutuchian do site HotelierNews
Guia GPHR participando da palestra no espaço Hospitality Trends – Renato Hazan, Peter Kutuchian, Antonia Mota e Marcelo Serrano
Palestra de Clovis Polesi
Balcão da Amaddre que trouxe produtos como molhos e caponatas.
A Strumpf apresentou uma série de molhos diferenciados
Palestra apresentada no espaço Next Food
Mais uma palestra lotada.
Pavilhão da Alemanha
Pavilhão da Alemanha
A AnuFood Brazil trouxe uma rica grade de palestras pelos 3 dias de evento.
Chef Claudio Arruda
O estado de Rondônia se fez presente na feira.
O Espaço Descobertas trouxe vários expositores com novidades.
O Espaço Descobertas trouxe vários expositores com novidades.
A feira esteve movimentada pelos 3 dias.
Movimento dos 3 dias demonstrou o sucesso da feira.
A Empresa Daily Dairy veio da Holanda para encontrar um distribuidor para o Brasil.
Estande exclusivo para produtos orgânicos
No espaço ABRASEL, o Chef Patrick Catapano falando sobre pizza contemporânea
O Chef Patrick Catapano
O Chef Pizzaiolo Patrick Catapano fez um curso rápido de pizza acrobática.
Reserva de Minas trouxe ao espaço ABRASEL seus maravilhosos doces de MG
Visitantes degustando os produtos da Reserva de Minas.
Espaço SEBRAE
Estande da ABIR
Diretores do Lagar H que trouxe seus azeites super especiais.
Vinicola Goes troupes seus vinhos para mostrar ao mercado.
Vinhos da Vinícola Goes.
A Vinícola Salton trouxe alguns vinhos, suco de uva e a nova embalagem do Presidente.
Espumantes da Vinícola Salton
Vinícola Garibaldi apresentou seus espumantes e suco de uva.
Prosecco e espumantes premiados da Vinícola Garibaldi.
Sasha Cunha, diretor da California Dreams, que traz vinhos dos EUA para o mercado sul americano.
A Miler Uruguai trouxe alguns vinhos que comercializa
A Miler Uruguai também traz os vinhos Maria del Huerto
Thaís Laynes, gerente de marketing da Miler Uruguai com os vinhos Maria del Huerto.
Estande da Miler Uruguai
Touro de Piedra e seus diretores
Os diretores da Toro de Piedra ladeando Álvaro Cesar Galvão.
Estande com vinhos do Chile
A Vinícola Chilena Sur Valles Wine Group se fez presente.
Os diretores da Bestia Wines do Chile apresentando seus vinhos.
O Governo de Catamarca trouxe algumas vinícolas para apresentar seus vinhos.
A Vinícola Brasileira Megiolaro, de Monte belo do Sul, RS, participou da feira.
A Monte Dictis importadora trouxe vinhos e azeites da Grécia. Na foto, o diretor Georges Karakaxis.
Executiva de vendas, Rosangela Oliveira, apresentando a seleção da Set Wines.
A gerente de comércio exterior Vinícola Argentina Las Flechas, Analia Basualdo e seu representante no Brasil.
Oscar Andreatta trouxe os vinhos da Bodega Michango da Catamarca, Argentina.
Renato Hazan, diretor do Guia GPHR e do All 4 Wine fez a cobertura da AnuFood Brazil 2022 a convite da Koelnmesse.