Com profissionais que são pioneiros no mercado de controle de acesso para a hospitalidade, empresa aposta no atendimento personalizado e no desenvolvimento de novas tecnologias
A Saga Systems, companhia especializada no controle de acesso para o setor da hospitalidade, completa 13 anos de atividades em 2022 com uma meta ambiciosa: crescer 30% anualmente ao longo da próxima década.
Para isso, a empresa, que tem como clientes as principais redes hoteleiras do país, aposta em três pilares: o constante desenvolvimento de novas tecnologias, como controles de acesso por biometria; a expansão para novos mercados; e o potencial de crescimento do turismo brasileiro.
Nos últimos dois anos, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, a Saga Systems manteve o ritmo de crescimento de 2019. Neste período, a empresa aproveitou o momento para fechar parcerias com grandes redes e hotéis independentes de todo o Brasil.
O aquecimento do turismo doméstico no ano passado, em razão da restrição das viagens internacionais, foi uma alavanca para o setor hoteleiro nacional. Agora, o mercado se prepara para a retomada total de suas atividades neste ano.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em estudo realizado em parceria com a Oxford Economics, a receita turística total no Brasil deve ultrapassar em 2022 o registrado em 2019, antes da crise sanitária. Ao todo, serão cerca de US$ 113,6 milhões (R$ 582 milhões).
“Essa retomada virá acompanhada de uma busca por soluções com bom custo-benefício por parte das empresas e pela expectativa dos hóspedes de encontrar instalações inovadoras e munidas de soluções tecnológicas — em especial equipamentos que ofereçam opções contactless, que se popularizaram durante a pandemia e cuja demanda não arrefecerá”, afirma Jessé Resende, um dos sócios da Saga Systems.
Ele ressalta ainda uma demanda maior por sustentabilidade em todas as frentes do setor, seja na redução de resíduos plásticos, na economia de energia ou no aproveitamento mais consciente dos recursos em torno dos meios de hospedagem. E vê, neste contexto, um aumento na busca por economizadores de energia mais modernos, que dispensem o uso de cartões e se conectem a recursos de Inteligência Artificial.
“A Saga Systems se beneficia dessa demanda por ter sempre produtos de última geração para oferecer a seus clientes, fruto do nosso constante investimento em Pesquisa e Desenvolvimento”, diz Jessé. “Além disso, oferecemos atendimento personalizado a cada um de nossos clientes, e sempre com o envolvimento de um dos sócios.”
Agora, a empresa pretende iniciar a expansão dos negócios para os demais países da América do Sul e do Caribe, oferecendo as mais modernas soluções de controle de acesso e segurança ao melhor custo-benefício do mercado.
RESPONSABILIDADE E INOVAÇÃO
O controle de acesso é um tema sério para o setor de hospitalidade. A segurança dos hóspedes e de seus bens é de responsabilidade do hotel. A Saga Systems estima que do total de hotéis no Brasil, 50% utilizem fechaduras eletrônicas. Isso significa que metade ainda dispõe de equipamentos mecânicos, abrindo com uma chave convencional. Portanto, este é um mercado que ainda tem um potencial enorme de expansão no país.
Outra possibilidade de inovação está na substituição das fechaduras eletrônicas que utilizam o modelo magnético, cuja abertura é feita com um cartão de tarja magnética. Elas são cerca de 80% entre os hotéis que já migraram das chaves manuais.
O cartão, contudo, é facilmente danificado, perdendo a utilidade caso fique exposto a altas temperaturas ou a campos magnéticos. Mais recentes, as fechaduras por radiofrequência são mais seguras e geram menos transtornos, pois o acesso é feito com um cartão com chip. O próximo passo, a biometria, deve estar disponível no mercado nos próximos 15 anos.
Sobre a Saga Systems
A Saga Systems é uma empresa 100%, fundada há 13 anos por profissionais com três décadas de experiência na hotelaria. Ela oferece ao setor da hospitalidade as soluções mais inovadoras de controle de acesso e monitoramento, ao melhor custo-benefício e com atendimento personalizado ao setor de hospitalidade.
A companhia é parceira das principais redes de hotéis e também está presente em hospitais e escolas, oferecendo produtos que vão de fechaduras e cofres eletrônicos a economizadores de energia, entre outros acessórios, como leitores de cartões e olho mágico.