Bio Brazil Fair e Naturaltech batem recorde de público e expositores
As duas feiras contabilizaram mais de 250 produtores, processadores e fabricantes – número 25% maior que a edição anterior –, ocuparam 7 mil m² do pavilhão da Bienal do Ibirapuera e receberam mais de 21 mil profissionais do setor e consumidores finais.
Além da grande quantidade, a qualidade da visitação foi muito elogiada entre os expositores. Segundo Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, promotora da Bio Brazil Fair e Naturaltech, “houve um aumento considerável principalmente entre os visitantes profissionais e lojistas que adquirem grandes quantidades”, declarou.
“E mesmo o público consumidor, que compareceu em peso, vem demonstrando ser muito relevante aos negócios das feiras. Eles permitem que os expositores sintam esse contato direto com o público e tenham um feedback imediato quanto aos seus lançamentos, ajudando na definição de estratégias mais amplas de marketing para o resto do ano”.
Para José Alexandre Ribeiro, presidente da BrasilBio, entidade que apoia a Bio Brazil Fair,“esta foi a melhor edição de todas, pelo que vi e ouvi dos expositores. E mesmo entre os estreantes, o retorno que tenho tido é de que venderam tudo o que trouxeram. A variedade dos produtos e a quantidade de expositores e segmentos enriquecem muito o setor e sua expansão”, disse.
Novidades
Entre os produtos orgânicos certificados que chamaram mais a atenção na Bio Brazil Fair, estiveram a fralda biodegradável, o energético gaseificado, a linha de maquiagem, o protetor labial e as calcinhas orgânicas. Uma linha de cortes suínos produzidos sem o uso de hormônios ou antibióticos também se destacou, mesmo sem o certificado orgânico – em toda sua produção, apenas a ração dada aos animais não é orgânica, uma opção da empresa para conter uma precificação demasiadamente alta.
Já entre os expositores da Naturaltech, as novidades ficaram por conta de linhas de suplementos naturais em cápsulas sob as normas Kosher da tradição judaica, a gelatina de búfala (rica em colágeno) e uma linha de suplementos para animais domésticos.
Nas palavras de Nelson Grecov, assessor da presidência da ABCFarma – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, o apoio da entidade à NaturalTech 2012 promete ser repetido. “Vejo com bastante otimismo essa parceria. Demos o primeiro passo para entrar de vez nesse nicho. No ano que vem, estaremos aqui novamente. Com a presença na feira, vislumbramos a possibilidade de farmacêuticos, profissionais de saúde e dispensadores de medicamentos tomarem conhecimento do que há de novo no mercado e relacioná-los às áreas de saúde, beleza e bem-estar”.
Apoiando a distribuição de produtos orgânicos de cerca de 10 empresas, todas oriundas da região da Bacia do Paraná, a Itaipu Binacional, patrocinadora oficial da Bio Brazil Fair, se diz muito satisfeita com os resultados. “Trouxemos produtos como mel, sucos, conservas das empresas da região, além de artesanato de aldeias indígenas vizinhas”, conta João Luiz Breinak, técnico Ambiental da Itaipu. “Nosso estoque já está praticamente no fim”, contou, ainda no início do último dia de feira.
“A feira para nós foi fantástica”, diz Eliane Santana, da área de compras do Grupo Pão de Açúcar. “Nossos lançamentos tiveram uma grande aceitação pelo público e estamos encontrando fornecedores muito interessantes”, conta.
Com ênfase nos negócios com lojistas, compradores e outros profissionais do setor, as feiras Bio Brazil Fair e NaturalTech 2012 aconteceram juntas no pavilhão da Bienal do Ibirapuera entre os dias 24 a 27 de maio. Os milhares de consumidores finais que visitarem o evento tiveram oportunidade de comprar diretamente de produtores e fabricantes as principais novidades dos setores de orgânicos, alimentação saudável e saúde.
Divulgação: Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos – Tel.: (11)5575-1233
www.ppagina.com
Paulo Burnquist – redacao.paulo@ppagina.com