Toalha: algumas curiosidades sobre a peça de enxoval na hotelaria

Crédito/Foto: Divulgação

 

No dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Toalha, uma data especial que surgiu em 2001, após a morte de Douglas Adams, autor do Guia do mochileiro das galáxias. Segundo os relatos, criar essa data foi a forma de homenageá-lo, uma vez que os fãs relembraram o que o escritor falava nos livros, sobre a toalha ser um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. A influência de Adams é tão grande que, após a morte dele, os fãs saíram pelas ruas com uma toalha no ombro, homenagem até hoje repetida.

E como a ideia se tornou conhecida, a data cada vez mais ganha destaque e, o Dia da Toalha, novas versões. Na hotelaria, por exemplo, as toalhas são um mundo à parte e nem sempre damos um destaque merecido. Diariamente hóspedes utilizam essa peça do enxoval e existe um protocolo particular de cuidados. Marcos Paulo Massaneiro, gerente de operações dos Hotéis Deville, conta algumas curiosidades sobre as toalhas.

Nas unidades Deville, o enxoval de toalhas é renovado aproximadamente de dois a três anos de uso, porém os colaboradores dos departamentos de governança e andares estão sempre atentos à qualidade das peças, retirando assim as mais desgastadas e substituindo-as por novas peças.

Em um hotel, as toalhas fazem parte da diária. Por quarto, sempre estão à disposição pelo menos duas toalhas de banho e duas de rosto por hóspede. Além disso, Marcos explica que cada hóspede age de uma maneira e que, às vezes, é comum uma ou duas toalhas a mais (além das que já estão na acomodação), geralmente para secar cabelos (no caso das mulheres).

De qualquer forma, o mundo que vivemos, muitas vezes traz um novo olhar e questões de redução de resíduos, impacto ambiental e conscientização sustentável são bem vistas pelos hóspedes. Muitos já optam por não trocar as toalhas em hospedagens mais curtas.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Mas engana-se quem pensa que lavar uma toalha em um hotel é como fazemos em casa. O processo é um pouco diferente, e se inicia com a retirada das toalhas da acomodação pela governança e envio para lavanderia e triagem. Em seguida, são separadas as toalhas de rosto e banho. Após esta separação inicial, há uma nova triagem para separar toalhas com possíveis manchas de maquiagem, resíduos biológicos (exemplo: sangue), protetor solar, etc. Para estas toalhas, o tempo em que ficarão “de molho” no produto químico é maior. Na sequência, elas passam por enxague e são levadas para a lavadora de roupas em alta temperatura. Após a lavagem, as toalhas vão para a secadora e são dobradas e ficam “em descanso” por um dia antes de retornarem aos apartamentos.

As toalhas ainda ganham em muitas unidades ou datas comemorativas decorações especiais para agradar aos hóspedes. Dependendo da data ou perfil do cliente, a camareira tem liberdade para criar. Quando há núpcias, estas artes são aplicadas, normalmente em formato de coração, o que sempre agrada o casal hospedado. É um carinho, uma maneira simples de comunicação para criar uma experiência sempre positiva.

Mais informações no site www.deville.com.br
0800 703 1866 (gratuito para todo o Brasil) ou pelo WhatsApp +55 41 3219-4004

Divulgação: RS Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR