Pizza à brasileira: a história de como a receita italiana conquistou o país

Divulgação/Matrix Editora

 

Especialista em gastronomia, Flávia G. Pinho lança obra sobre a popularização do requisitado prato europeu no Brasil

Estica daqui, puxa dali. Uma massa fina, com bordas enroladas em formato circular. Adicione o molho, queijos e temperos, alguns minutos de forno e habemus pizza! Este prato que se tornou um dos preferidos dos brasileiros agora tem sua história contada no livro Uma Fatia da Itália, lançamento da Matrix Editora.

Na obra, Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, relembra a chegada da receita italiana em terras brasileiras, o processo de conquista do paladar tupiniquim e apresenta ao leitor as adaptações feitas por pizzaiolos do país.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do país, a pizza demorou para agradar as classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem.

“Até o primeiro terço do século XX, mesmo na Itália, o hábito de comer pizza permaneceu praticamente restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929.”

 

(Uma Fatia da Itália, pg. 19)

A pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam pizzas de forma improvisada para matar a saudade da comida italiana.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição.

Resultado de três anos de pesquisa, entrevistas com pizzaiolos, historiadores e proprietários de pizzarias, Uma Fatia da Itália conta a história do prato que arrebatou o coração dos brasileiros. Ilustrado por ensaios exclusivos do fotógrafo Caio Ferrari, o livro prova que, ao menos neste caso, a expressão “tudo acaba em pizza” é mais do que bem-vinda.

 

Ficha Técnica
Livro: Uma Fatia da Itália
Autores: Flávia G. Pinho
Editora: Matrix Editora
Páginas: 128

Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Divulgação: LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR