Em 2022, com o ano ainda pela metade, as vendas do segmento já aumentaram 75%, o que evidencia um período de retomada de um dos ramos que mais sofreram na pandemia
Recentemente, dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostraram que em abril houve um aumento nas vendas do setor de quase 75% no comparativo anual. O setor de alimentação fora do lar, representado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), celebrou a retomada.
Os dados apontam importante retomada do setor que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, e que desde 2019 passou por drásticas mudanças por conta da chegada do coronavírus ao país. A maioria dos segmentos – independente da área de atuação – tiveram que adotar medidas de prevenção para que pudessem manter as suas atividades.
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comenta que o setor de alimentação foi um dos mais afetados pela crise sanitária e que empresários do ramo precisaram se adaptar à nova realidade, enfrentando perdas progressivas apesar de todas as ações realizadas para evitar fechamentos.
“Estima-se que quase cem mil restaurantes, bares e similares interromperam suas atividades definitivamente devido à ausência de clientes, provocada, especialmente, pela diminuição de circulação de pessoas nas ruas durante os períodos de maior contaminação. Portanto, essa recuperação em 2022 não somente é esperada como celebrada por todo o setor”, comemora Sampaio.
A pesquisa mostra, ainda, que com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio, o setor se aproxima dos níveis pré-pandemia. As vendas em abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%. O número de lojas também aumentou quase 3%, passando de 7.883 para 8.110 estabelecimentos. Esse crescimento demonstra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, injetando dinheiro na economia.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.