As palestras acontecem entre os dias 8 e 12 de agosto nos quatro parques fabris da empresa.
Semanas de prevenção de acidentes fazem parte do cotidiano das empresas e, mesmo por ser Lei e regida por inúmeras normativas, estão cada vez mais criativas. A ideia é conscientizar os trabalhadores a respeito da prevenção de acidentes no seu ambiente de trabalho, evitar crises e oportunizar reflexões que melhorem as práticas e diminuam esses índices.
Na Altenburg, empresa catarinense, a SIPAT (Semana interna de prevenção de acidentes de trabalho), acontecerá de 8 a 12 de agosto, simultaneamente, nas cinco unidades da empresa, duas em Blumenau (SC), uma em São Paulo e uma no Nordeste, uma no Paraguai além das lojas de varejo.
Segundo Elizandra Moreira, coordenadora e engenheira de Segurança do Trabalho da Altenburg, “Organizar SIPATs é uma tarefa desafiadora, apesar da responsabilidade de realizá-la de forma integrada é preciso que os conteúdos sejam atraentes para o público interno,” afirma.
Serão tratados temas como inteligência e saúde emocional — com o lançamento do Programa de apoio e orientação pessoal Altenburg, dicas de saúde com entrega de materiais educativos sobre o tema, palestras de segurança no trânsito, prevenção de acidentes domésticos, ginástica laboral e palestra sobre saúde e bem-estar com o fisioterapeuta Joel Benghi Jr e divulgação das melhores performances do concurso de dancinha.
Para a engenheira, outro ponto a ser levado em conta é que todos os trabalhadores devem ter acesso aos conteúdos da SIPAT, independentemente do setor e do turno em que trabalhem. “Por isso, iremos disponibilizar algumas palestras de forma online, mesmo que o colaborador não consiga assistir ao vivo, poderá ter acesso ao material e buscar essa informação”, finaliza Elizandra.
Sobre a Altenburg
Chegando ao seu centenário (1922-2022), a Altenburg é uma empresa familiar catarinense e é considerada uma das maiores indústrias têxteis do país. São quase dois mil empregos gerados diretamente, com quatro plantas no Brasil e uma no Paraguai, mais de dez mil pontos de venda e 13 lojas próprias, além de ser a maior produtora de travesseiros da América Latina. Com foco no design, conforto e qualidade, a Altenburg leva todos os meses mais de 1,6 milhões de produtos por todo o Brasil e América Latina. As vendas também ocorrem no e-commerce – que pode ser acessado aqui.