Feira Mundo Gastronomico estreia com sucesso em Curitiba
Cerca de 18 mil pessoas visitaram a feira durante os quatro dias, entre empresários, chefs, estudantes e consumidores finais. O evento promoveu o encontro entre esses diversos públicos e possibilitou o fechamento de negócios e a prospecção de clientes, movimentando o setor gastronômico da cidade
A Feira Mundo Gastronômico, que começou na última quinta-feira (16) e terminou neste domingo (19), recebeu nos quatro dias cerca de 18 mil visitantes, que passaram pelos estandes de 70 empresas do setor no pavilhão de exposições ExpoRenaultBarigui. Desde quinta-feira, o evento reuniu aulas show com renomados chefs de Curitiba, circuitos de palestras de vinhos, cafés e hortaliças, degustações e demonstrações, além de workshops paralelos, realizados nos estandes, e da venda de alimentos e produtos. Apresentação de novidades e lançamentos do setor gastronômico, desde os mais variados pratos e bebidas até novas tecnologias, equipamentos e serviços também deram destaque aos quatro dias.
Marcando a estreia do Grupo Positivo como organizador de eventos, por meio de seu setor especializado – EFEX (Eventos, Feiras e Exposições), a feira superou as expectativas, de acordo com o gerente de marketing do EFEX, Jackson Hara. Além de ter ultrapassado os 15 mil visitantes esperados, reforçou o foco do grupo na educação, ao proporcionar conhecimento aos mais variados públicos: empresários e profissionais da alimentação fora do lar, representada por bares, restaurantes, hotéis, motéis, cafés, catering, refeições coletivas, estudantes, além do consumidor final. “Foi possível perceber o entusiasmo do setor com a realização de um encontro como esse. Todos estavam presentes: chefs, seus fornecedores e compradores, mostrando uma união”, afirma Hara.
Empresas prospectam clientes durante a feira
Vários negócios foram fechados e prospecções promissoras foram feitas. Além da troca de cartões entre visitantes e expositores, houve contatos entre as empresas participantes. Georgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais, adianta que o dono de um estabelecimento que participou da feira pediu orçamento para servir os cafés do Lucca. O espaço e os seus workshops ofertados durante a feira, de acordo com ela, ajudaram a reforçar o movimento da loja.
Fernanda Zerbinato, sócia da Repal Pinheirinho, que atua no ramo de equipamentos para gastronomia, afirma – com certeza – que sua empresa participará da segunda edição do evento, com um estande ainda maior. “Foi melhor do que o esperado. Cerca de 40% das pessoas que nos procuraram durante a feira fecharam negócio”, diz a empresária. A impressão otimista também foi percebida em outros estandes de equipamentos para gastronomia, como a Gelopar e a Cooking Center: a primeira, segundo o diretor, Gerci Volpato, recebeu, pelo menos, a visita de 500 interessados em orçamentos. A segunda ultrapassou todas as metas de contatos por dia da feira, chegando ao quarto dia com mais de 350 fichas de pessoas que desejavam mais informações sobre os produtos, além de 150 convidados para os seminários de gastronomia realizados na empresa, de acordo com informações da sócia Fernanda Oliniski. Adilson Baleiro, gerente comercial da Narcel/Krasinox, afirma que cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo seu estande e que muitas dessas visitas resultaram em negócios fechados. “Foram aproximadamente R$100 mil em vendas na feira. Recebemos pedidos de orçamentos de profissionais e empresas do ramo, como uma montadora de automóveis. O resultado foi muito positivo, o que nos motiva a participar de uma próxima edição”, relata.
Para o sommelier de cervejas e proprietário do Mestre-Cervejeiro.com, Daniel Wolff, a feira superou todas as expectativas: além de ter batido a estimativa de vendas já no sábado, um dia antes de o evento terminar, cerca de 70% do público visitante de seu estande não conheciam as cervejas do seu cardápio. “Foi ótimo para nossas vendas e para a exposição da marca. Pudemos prospectar comerciantes e consumidores finais também”, diz.
No estande da distribuidora de alimentos Stampa Food o grande destaque foi o Pão de Miga: importado da Argentina, ele é exclusivo da empresa e foi lançado durante a Feira Mundo Gastronômico. Para o diretor, Rodrigo Saueressig, a apresentação do produto foi um dos momentos mais importantes do espaço da empresa no evento, pois atraiu cerca de 100 novos clientes. “O balanço final é muito bom. Conseguimos atrair muitos chefs de cozinha e empresários do setor, nosso público-alvo, e mostrar nossos produtos”, diz.
Feira Mundo Gastronômico promove conhecimento
Para o coordenador dos cursos de Gastronomia e Turismo da Universidade Positivo (UP), Dario Paixão, um dos grandes destaques da Feira Mundo Gastronômico foi a preocupação do evento com o aspecto de gestão existente no setor. “Geralmente as feiras de gastronomia focam mais nos equipamentos, mobiliário, produtos e aulas de culinária. No caso desta feira, houve muita preocupação em passar informações aos interessados, mostrando que esses conhecimentos também determinam o sucesso ou não de um negócio gastronômico”, explica ele. ”Não basta apenas saber cozinhar. A gestão é fundamental”, completa.
Paixão explica que a administração de empresas do ramo é muito específica: apesar de englobar marketing, recursos humanos e finanças, como a administração de qualquer outra organização, ela tem operações e consumidores muito diferentes. Neste sentido, a Universidade Positivo (UP) programou um circuito de palestras gratuitas para todos os dias da feira com a presença de professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da área de gastronomia da UP. Para Paixão, a feira demonstrou o amadurecimento do setor gastronômico de Curitiba, como ele cresceu, tanto em quantidade como em qualidade. “No estande da UP, pudemos perceber que muitas pessoas que gostam de gastronomia não tinham noção da magnitude do setor atualmente. Nosso objetivo também era mostrar essa realidade”, diz o coordenador.
Grandes chefs de Curitiba movimentam a Feira
No primeiro dia (16) a Feira Mundo Gastronômico já havia recebido cerca de 3,5 mil visitantes nos 8.500 m² do pavilhão ExpoRenaulBarigui. Muitos foram atraídos pelo início das aulas da Cozinha Show, de curadoria do chef Junior Durski e ministradas por grandes nomes da gastronomia curitibana. Os chefs Fabiano Marcolini, Beto Madalosso, Délio Canabrava, Celso Freire, Marcus Biazzetto, Dyogo Prado, Ricardo Filizola, Gabriela Carvalho, Manu Buffara, Eva dos Santos, Alexandre Bressanelli, Gustavo Alves, Dudu Sperandio, Marcelo Amaral, Paulino da Costa e o próprio Junior Durski ensinaram alguns de seus segredos aos participantes do circuito de palestras. Para a palestra de abertura foi convidado o chef francês Laurent Suadeau, proprietário da Escola da Arte Culinária, de São Paulo, cuja exposição foi baseada no tema “Marca de Chef: um conceito cultural ou comercial?”.
O lançamento do livro Marca de Chef também impactou o primeiro dia da feira. Estiveram presentes os 14 chefs colaboradores da obra idealizada por Junior Durski, que reúne cinco receitas representando a essência de cada um, além de suas respectivas biografias. Para Suadeau, que escreveu o prefácio, Marca de Chef representa a explosão da gastronomia curitibana. Luiz Augusto Xavier, colunista da Gazeta do Povo e autor do livro, afirmou que a obra mostra como os chefs da cidade possibilitam que os curitibanos conheçam todo tipo de culinária sem precisar viajar. Durski falou sobre cada ponto do livro, desde as receitas escolhidas a dedo, passando pela escrita até as fotos e a diagramação. Segundo ele, todos os pontos são responsáveis por compor esse retrato da culinária da capital paranaense.
Além de Durski, fazem parte do livro os chefs Marcelo Amaral, Eva dos Santos, Manu Buffara, Alexandre Bressanelli, Gabriela Carvalho, Marcus Biazzetto, Beto Madalosso, Ricardo Filizola, Dyogo Prado, Gustavo Alves, Fabiano Marcolini, Délio Canabrava e Dudu Sperandio. As fotos são do editor de fotografia da Gazeta do Povo, Alexandre Mazzo, e a diagramação de Lucio Barbeiro e Osvalter Urbinati Filho.
Legenda e crédito das fotos:
Foto MundoGastronomico_LCosta_005: A Feira Mundo Gastronômico atraiu cerca de 18 mil visitantes nos quatro dias.
Crédito: Luiz Costa
Foto 20120816_dderevecki_MundoGastronomico_047: O chef Junior Durski segura o livro Marca de Chef, idealizado por ele e que conta com a participação de outros 13 chefs, além da sua.
Crédito: Daniel Derevecki
Foto 20120819_dderevecki_MundoGastronomico_028: Fernanda Oliniski, sócia da Cooking Center: a empresa ultrapassou todas as metas de contatos por dia da feira.
Crédito: Daniel Derevecki
Divulgação: MCOMM Comunicação Dirigida – Fone/fax: (41) 3343-9800
Marcus Contin DRT/PR 3838 – marcus@mcommdigital.com.br
Mariana Domakoski -(41) 9157-9779 – marianadomakoski@mcommdigital.com.br
FOTOS DO EVENTO
A Feira Mundo Gastronômico atraiu cerca de 18 mil visitantes nos quatro dias
Crédito: Luiz Costa
Fernanda Oliniski, sócia da Cooking Center: a empresa ultrapassou todas as metas de
contatos por dia da feira.- Crédito: Daniel Derevecki
O chef Junior Durski segura o livro Marca de Chef, idealizado por ele e que conta com a
participação de outros 13 chefs, além da sua. – Crédito: Daniel Derevecki