Atividade de navegação desenvolvida em embarcações sob ou sobre águas, paradas ou correntes, sejam fluviais, lacustres, marítimas ou oceânicas envolvem passeios de barco, canoa, balsas, jangadas e também incluem esportes aquáticos
Com clima temperado e boas condições para lazer e entretenimento, o Brasil possui vários destinos incríveis onde é possível explorar o turismo náutico em alto mar, rios, riachos, lagos e represas. Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil possui um dos maiores potenciais de desenvolvimento deste segmento no mundo.
Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), este setor deve ser cada vez mais atrativo tanto para os turistas brasileiros quanto estrangeiros. “Especialmente no verão, o turismo náutico vai além da navegação. Está atrelado também à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água, atividades essas que são bastante procuradas em dias mais quentes”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
O turismo náutico é um turismo alternativo e que, cada vez mais, tem se tornado popular entre os brasileiros. Segundo o Ministério do Turismo, o segmento na última temporada de cruzeiros marítimos no país, por exemplo, contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando R$ 2,241 bilhões.
O comportamento do consumidor de turismo tem mudado e, com isso, surgem novas motivações de viagens em embarcações, iates, botes, balsas, escunas, navios, jangadas, barcaças, traineiras, veleiros e outros. As regiões brasileiras que se destacam pelo turismo náutico são: Fortaleza (CE), Ilhabela (SP), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Morro de São Paulo (BA), João Pessoa (PA), Ilha Grande (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ubatuba (SP), Natal (RN), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Caraguatatuba (SP).
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.