O mercado de food service, que abrange os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares e food trucks, deve apresentar um crescimento real de 10,2% no faturamento deste ano em relação a 2021, chegando a R$ 540 bilhões. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
O mercado de food service, que abrange os estabelecimentos de alimentação fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares e food trucks, deve apresentar um crescimento real de 10,2% no faturamento deste ano em relação a 2021, chegando a R$ 540 bilhões. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
O avanço supera a alta de 3,2% em 2019, ano anterior à pandemia. Segundo a Abia, o desempenho demonstra uma importante recuperação do cenário de baixas da Covid-19.
A expectativa para 2023 e 2024 é de reverter as perdas registradas durante o período mais crítico do coronavírus.
“Em 2020, o food service foi gravemente impactado pelas restrições à circulação de pessoas, o que provocou o fechamento de muitos negócios. Naquele ano, houve retração de 27,5% no faturamento real, rompendo a série positiva observada ao longo dos últimos anos”, relata João Dornellas, presidente executivo da Abia.
A associação aponta que, com o avanço da vacinação e o aumento da circulação de pessoas, o consumo de alimentos fora de casa voltou a crescer no país.
Dornellas ainda reforça que ocorreram transformações no food service, que estão diretamente ligadas à evolução dos hábitos de consumo, como a aceleração da transformação digital pela pandemia.
“Ganharam força o e-commerce, delivery e novos modelos de negócio. Muitas marcas fizeram viradas importantes de negócios, crescendo, inclusive, durante o momento mais desafiador de restrições. Entretanto, muitos estabelecimentos foram seriamente impactados e tiveram que lidar com o baixo fluxo de clientes, o alto custo dos insumos e inúmeras incertezas”, completa Dornellas.
Fonte: CNN