ANUFOOD 2023 – Pequenas e médias indústrias impulsionam inovação no setor de A&B

Anufood Brazil 2022 – Crédito/Foto: Divulgação

 

Marcas locais estão mais conectadas com as novas demandas dos consumidores; ANUFOOD Brazil 2023 conecta essas empresas ao mercado varejista no Espaço Descobertas

O setor de alimentos e bebidas (A&B) coleciona novidades nos últimos anos, a exemplo de produtos plant-based e multifuncionais. Ao mesmo tempo, pequenas e médias indústrias estão assumindo o papel de vetores da inovação nesse mercado, já que estão mais conectadas às novas demandas dos consumidores e possuem mais agilidade no desenvolvimento de produtos. No entanto, as marcas locais ainda enfrentam o desafio de se conectarem ao varejo.

“Diferentemente das grandes empresas, pequenas e médias empresas acabam tendo mais agilidade no processo de inovação, além de estarem mais conectadas com as necessidades atuais dos consumidores e terem menos aversão ao risco. Porém, elas precisam ser mais ousadas para terem destaque no mercado”, avalia Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, plataforma de aceleração do crescimento de marcas locais.

Inclusive, essas empresas são pioneiras na criação de algumas categorias de produtos, tais como vinho em lata, hambúrguer plant-based, hard seltzer (mistura de água com gás saborizada com álcool, normalmente apresentada em lata), iogurtes plant-based, diferentes apresentações de suplementos e chás funcionais.

De fato, o mercado precisa de constante atualização do portfólio, sobretudo porque há demanda para isso. Segundo pesquisa de 2021, da Local.e em parceria com a Toluna, 84% dos consumidores brasileiros declararam gostar muito de provar novas marcas e produtos. Contudo, o público ainda não encontra lançamentos disruptivos nos supermercados: 70% afirmaram encontrar pouca ou nenhuma novidade quando vão às compras.

“Existe claramente uma oportunidade para os varejistas satisfazerem esse consumidor mais antenado e com sede por novidades. Porém, um dos principais desafios das pequenas e médias empresas brasileiras atualmente é conseguir oportunidades para apresentar os seus produtos aos varejistas”, afirma Leila, da Local.e.

 

Espaço Descobertas na ANUFOOD Brazil

Para conectar pequenas e médias indústrias aos varejistas, a edição de 2023 da ANUFOOD Brazil terá o Espaço Descobertas, em parceria com a Local.e. Trata-se de uma oportunidade para as empresas exporem suas novidades em um dos principais eventos do setor de A&B da América Latina. O objetivo é apresentar lançamentos que estão de acordo com as principais tendências atuais, com destaque para produtos sustentáveis, saudáveis e novas marcas.

“A ANUFOOD Brazil e a Local.e são parceiras desde 2020 para valorizar e gerar oportunidades de negócios para as marcas locais. Além disso, sabemos que essa é uma porta de entrada da inovação no mercado de Alimentos e Bebidas que deve estar em constante evolução para atender às demandas do consumidor, pois ele está cada vez mais exigente”, assinala Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

Espaço Descobertas terá, em 2023, 50 expositores, ou seja, um aumento de 40% em relação à edição de 2022. O mix de empresas foi pensado para adicionar novidades, diferenciação e relevância ao portfólio dos varejistas. Um dos destaques para 2023 são as marcas de snacks saudáveis, tais como Alkimia Produtos NaturaisSolo SnacksWinstage Pinati.

Já empresas como Landê (creme de frutas), Bloom (mix low carbs), BEG (gin premiado brasileiro), YAMO (produtos à base de inhame) e Luisa Abram (chocolate bean to bar) estarão de volta devido ao destaque recebido na última edição. Fabricantes de produtos com ingredientes amazônicos, sem glúten e veganos também marcarão presença.

“O evento é muito eficiente para gerar visibilidade em um público qualificado e negócios com importantes varejistas no mercado. A ANUFOOD Brazil tem sido pioneira no apoio aos pequenos empresários e o impacto pode ser visto pelo aumento da participação e interesse das pequenas e médias empresas na feira nos últimos anos”, destaca Leila.

A quarta edição da ANUFOOD Brazil será entre os dias 11 e 13 de abril de 2023 no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento é organizado pela Koelnmesse Brasil, tendo a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadistas.

Para saber mais, acesse em atrações a programação completa.

 

Próximos eventos:

ANUFOOD Brazil, São Paulo, Brasil, 11.-13.04.2023

FIT 0/16, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023

Pueri Expo, São Paulo, Brasil, 24.-26.04.2023

 

SERVIÇO:
ANUFOOD Brazil
Data: Abril 11-13, 2023
Horário: 10h — 19h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 — Jardim São Bento, São Paulo/SP

 

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

 

Sobre a ANUFOOD Brazil — A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

 

ANUFOOD Brazil nas redes sociais:
Facebook: Link
Instagram: anufoodbr
Linkedin: Link
YoutubeLink

Divulgação: 2PRÓ Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR