Concurso será realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro
O chef Paulo Araújo, responsável pela gastronomia do Ymbu Restaurante, localizado no Embaúba Boutique Hotel, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, participará da 8ª edição do International Catering Cup 2023, em Lyon, na França. O concurso será realizado entre 17 e 19 de janeiro de 2023 durante o Sirha, tradicional feira internacional que ocorre na cidade há cerca de 40 anos e na qual são apresentadas as principais tendências e inovações da indústria mundial de catering, hotelaria e alimentos.
Esta é a segunda vez que Paulo Araújo concorre a uma premiação no prestigioso evento. Na primeira, em 2019, ele ficou na 10ª colocação, o que lhe rendeu um convite para participar novamente em 2021. O pandemia de Covid1-19, no entanto, adiou os planos. Desta vez, ele terá ao seu lado Thiago Faro, chef de confeitaria da Colombo; e Rafael Gomes, campeão do Master Chef 2018 e que atuará como coach da dupla (uma novidade nesta edição). Eles disputarão o prêmio principal com representantes de mais 11 países.
Em apenas quatro horas e meia, Paulo e sua equipe terão a missão de preparar quatro pequenas entradas, um prato com peixe e outro com porco e um suflê de chocolate. Os pratos, no entanto, já terão passado por um pré-preparo no dia anterior. A lista com os produtos a serem utilizados ficará disponível no site do evento, e todos os participantes terão a obrigação de usá-los. A equipe vencedora ganhará 8 mil euros e um troféu e não poderá concorrer no ano seguinte.
“Participar do International Catering Cup é muito importante, pois é a chance de ser avaliado a nível mundial. Fico feliz de poder representar o Brasil e mostrar o meu trabalho num evento tão conhecido na Europa. Ao mesmo tempo, é um desafio, pois há produtos que eu nunca usei. Colocarei brasilidade aos pratos dentro do que for possível. Faremos, por exemplo, uma torta inspirada no bolo de rolo”, diz Paulo Araújo.
Ainda durante o evento, os pratos avaliados ficarão expostos numa grande mesa. Cada equipe poderá decorar seu espaço como quiser. As apresentações também serão avaliadas e receberão troféus individuais de melhor coquetel, prato de peixe, prato de carne e sobremesa. Neste caso, não haverá premiação em dinheiro.
Sobre Paulo Araújo
Cearense formado em Gastronomia pela UniRio, Paulo Araújo iniciou a carreira aos 15 anos e já atuou na hotelaria e em diversos restaurantes no Rio de Janeiro, até chegar ao Le Bon Café, em 2001, onde conseguiu reconhecimento profissional e assumiu pela primeira vez a chefia de uma cozinha, aos 22 anos. Foi chef executivo e sócio do restaurante Nori; chef e sócio do Studio dos Chefes; e chef executivo do restaurante Encanteria, em Niterói. Participou, também, da inauguração do restaurante Itacoa. Tem, ainda, vasta experiência na realização de bufês para casamentos e eventos corporativos.