Escola suíça realiza palestras gratuitas no Rio e aborda oportunidades no setor hoteleiro
Mercado de turismo deve movimentar 5 bilhões de dólares por dia em 2020
A estimativa do IBGE é de que o Rio de Janeiro, atualmente com cerca de 31 mil quartos de hoteis, chegue a 40 mil em 2014 e 50 mil em 2016. Grandes redes mundiais, como a Hyatt e a Four Seasons, já estão em processo de avaliação para se instalar no país. Fora isso, a perspectiva do World Travel and Tourism Council é que o mercado de turismo se torne a maior indústria em funcionamento até 2020, quando movimentará 5 bilhões de dólares por dia. Um dos principais reflexos do crescimento do setor é a busca por profissionais qualificados para atuação em hotelaria.
Por isso, a Hotel Institute Montreux (HIM), universidade suíça do tradicional Swiss Education Group (SEG), vai promover duas palestras gratuitas na quarta-feira, 17 de outubro, no hotel Marina Palace, no Leblon, às 16h e 19h. Ministradas por Daiane Lagger, diretora regional da HIM, o objetivo é fazer uma avaliação do mercado de hotelaria, apontar oportunidades da indústria e apresentar as exigências de qualificação da área.
Referência internacional na formação em hotelaria, a HIM é um hotel-escola em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um hoteleiro profissional durante toda a estada. Para Ana Beatriz Faulhaber, diretora da CP4 Cursos no Exterior, representante exclusiva da HIM no Rio de Janeiro, a especialização dos profissionais está cada vez mais apurada e os brasileiros precisam acompanhar esta tendência. “É comum, na Europa, encontrar hoteleiros pós-graduados, com mestrado nas áreas de business ou administração, por exemplo. A hotelaria é uma carreira internacional e é preciso acompanhar o desenvolvimento do mercado lá fora”, orienta Faulhaber, também consultora em educação internacional.
Combinação hotelaria-business
A universidade Hotel Institute Montreux oferece formação completa, com teoria e prática, incluindo estágio em importantes redes de hoteis, como Sheraton, Marriott, Hilton, Ritz-Carlton e InterContinental, entre outras opções. Com carga horária intensiva e em regime integral, os cursos de graduação e pós-graduação mesclam semestres de aulas e de estágio remunerado. Daiane destaca que nos semestres de estágio, o aluno atua como um profissional formado, em redes de hotéis que garantem experiência formal no mercado de trabalho. A remuneração é, em média, de 2.450 francos suíços.
Além da prática nos períodos de aula e dos estágios remunerados, o contato do aluno da HIM com o mercado de trabalho ocorre em fóruns de carreira promovidos pela escola. Nos eventos, organizados semestralmente, hoteleiros profissionais recrutam jovens em formação. “Ingressar na universidade com as portas abertas para o mercado de trabalho é tranquilizante, sobretudo nesta época de crise. Trabalhar em reconhecidas redes de hotéis certamente é uma oportunidade ímpar para o profissional ainda em formação”, avalia Daiane.
Viviane Ruiz e Alexandre César Andrade, alunos CP4, são exemplos de sucesso. Ela está cursando Hospitality na HIM e, já no segundo semestre, conseguiu estágio na Euro Disney. Já ele se formou em julho no Master of International Business (MIB) in Hotel, Resort and Spas pela Swiss Hotel Management School (SHMS), que também faz parte do grupo SEG. O MIB é um mestrado que oferece um misto de experiência prática com teoria de administração e marketing voltados para a hotelaria. Depois da graduação, Andrade já começou o estágio remunerado em Duty Management no Marriott de Bruxelas. Outras escolas do grupo SEG representadas pela CP4 são School of Hotel Management (IHTTI), César Ritz Colleges Switzerland, além da Culinary Arts Institute, que oferece cursos na área de gastronomia.
Informações pelo site www.cp4.com.br ou pelos telefone (21) 2247-9787 e 2513-4380.
Serviço:
Data: 17 de outubro de 2012
Palestrante: Daiane Lagger, diretora regional do grupo SEG
Local: Hotel Marina Palace. Av. Delfim Moreira, 630 – Leblon – Rio de Janeiro
Horário: 16h e 19h
Entrada: gratuita
Informações: www.cp4.com.br ou (21) 2247-9787 e 2513-4380
Divulgação: Ricardo Machado Comunicação – Tel.: 21 3852-5185 | 3852-5112
Laís do Amaral – ascom@rmcomunicacao.com.br