A multipropriedade é um modelo de negócio que tem ganhado destaque no mercado imobiliário nos últimos anos. Neste ano, com o avanço da Trul Hotéis em território nacional, principalmente em destinos turísticos populares como Sinop (MT) e Furnas (MG), o segmento atraiu a atenção de mais futuros proprietários, que conheceram as principais vantagens do modelo.
A venda fracionada de um imóvel, chamado de multipropriedade, trata-se de um sistema em que várias pessoas são proprietárias de um mesmo local, dividindo o uso dele por semanas, determinadas em contrato.
Nos últimos anos, principalmente com o avanço de regulamentações do setor, foram criadas milhares de frações em todo o Brasil, sinalizando o sucesso do mercado.
“O perfil de consumidor das frações tem mudado e mais millenials estão atingindo a idade em que buscam estabilidade e querem um imóvel próprio. É justamente esse novo cliente que pode se sentir mais atraído pelas vantagens da multipropriedade”, disse Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis, uma das principais operadoras do segmento em atuação no Brasil.
Para ajudar os consumidores, a Trul listou 5 vantagens de optar pela multipropriedade em 2023.
Confira:
1 – Acesso a propriedades de alto padrão
Uma das principais vantagens da multipropriedade é a possibilidade de investir em propriedades de alto padrão (ou luxo) que, de outra forma, seriam inacessíveis para a maioria das pessoas.
Isso ocorre porque, com o valor do imóvel divido em frações, os valores ficam mais acessíveis, desde alguém que compra apenas uma semana até quem faz um investimento maior para ser proprietário por um maior período.
No caso de multipropriedades da Trul, o cliente ainda pode usufruir dos serviços de hotel, como quartos ou estrutura completa de resort, que são oferecidos pela gestão da empresa.
2 – Economia de custos
Ao investir em multipropriedade, o cliente pode compartilhar os custos de manutenção e gestão da propriedade com outros compradores. Isso significa que um único proprietário não precisa arcar, sozinho, com todos os custos, o que pode ser uma grande economia em longo prazo.
Além disso, há a opção de comprar um imóvel que já esteja completamente mobiliado, o que pode reduzir ainda mais os custos.
3 – Flexibilidade de uso
Na multipropriedade, os proprietários têm direito a um período de uso do imóvel a cada ano, que pode ser definido de acordo com suas necessidades e disponibilidade.
Assim, é possível alugar ou trocar a semana de uso com outros donos de frações. Essa flexibilidade de uso é uma grande vantagem, pois os clientes podem adaptar o imóvel de acordo com as suas necessidades e seus objetivos.
4 – Segurança
A multipropriedade é um investimento seguro, pois os imóveis são registrados em cartório e regulamentados pela Lei de Multipropriedade (Lei nº 13.777/2018), que garante a segurança jurídica dos negócios.
Uma nova lei complementar está em trâmite no Congresso Nacional e deve dar ainda mais proteção para os proprietários de frações.
5 – Renda extra
Os proprietários de imóveis em multipropriedade têm a possibilidade de alugar suas semanas de uso, gerando uma renda extra. Por serem donos do imóvel, eles podem oferecer o aluguel das semanas.