A Assolive convidou para palestra sensorial com degustação de azeites de oliva extravirgem

Amanda Neris fez palestra sobre as propriedades do azeite e percepção sensorial. – Foto: Divulgação

No dia 12 de julho, no Restaurante Des Cucina – SP, aconteceu uma degustação de azeites com apresentação pelos produtores e seguida de degustação

 

Da esquerda para a direita Vanessa Bianco diretora da Assoolive – Chef Sérgio França do Restaurante Des Cucina – Amanda Neris especialista em azeites que fez a degustação sensorial. – Foto: Divulgação

ASSOOLIVE – Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira e Sudeste, convidou para palestra sensorial e degustação com apresentação da palestrante Amanda Neris – Mestra e Doutora em Ciência de Alimentos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos – PPGCA, da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, e idealizadora da empresa EXPERIENCIAR. Foi apresentado no dia, histórico da olivicultura no Brasil, elaboração do azeite de oliva extravirgem e o que perceber em um azeite de oliva extravirgem.

Azeites da Mantiqueira dos associados da Assoolive foram degustados. – Foto: Divulgação


OLIVAL: ESTÂNCIA DO PINHEIRO
Localização: Catas Altas da Noruega – MG. AZEITE: OLIVAIS DE CATAS ALTAS DA NORUEGA Produtor: Moacir Nascimento
Azeite degustado: Koroneiki – safra 2023.

Embora sem a fama dos destinos consagrados, a região de Catas Altas da Noruega em Minas Gerais tem se revelado como se aventurar em um simpático passeio e desfrutar de um lugar autêntico com sabores que só o interior de Minas sabe proporcionar.

A exemplo, a Estância do Pinheiro recebe visitação de turismo guiada por empresas especializadas em turismo rural visando, principalmente, receber pessoas interessadas em conhecer mais sobre a olivocultura e os Olivais de Catas Altas da Noruega que produzem as variedades de azeites Arbequina, Koroneiki e Arbosana. A fazenda possui 30 hectares de terra numa área bem protegida pela Mata Atlântica.

É possível visitar a fazenda. O receptivo que varia de 2 a 3 horas, inclui palestra sobre a história e produção do azeite, visita aos pomares e degustação dos produtos da safra. Também oferece duas suítes para hospedagem aos interessados em conhecer o projeto da Estância do Pinheiro.

OLIVAIS: GAMARRA
Localização: Vale do Gamarra – Baependi – MG
AZEITE: GAMARRA
Produtores: Vanessa Bianco, Cláudio Ferreira, Vilma Alvarez e Breno Monteiro. Azeite degustado: Blend Arbequina, Grappolo, Koroneiki, Arbosana. 2023.

Os Olivais Gamarra, localizados no vale do Gamarra, Baependi, MG, ficam no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio, lugar de beleza exuberante e natureza muito preservada.

Conciliando o desenvolvimento econômico local e a conservação ambiental, o manejo agroecológico adotado no cultivo tem trazido muitos benefícios para as plantas e para a região.

Azeites extravirgem premiados, extratos de oliveira e óleos cosméticos são alguns dos produtos que fabricam. Alguns prêmios:

2019 medalha de prata pelo Brazil Internacional Olive Oil competition( Brazil Iooc) 2020- Bronze pelo Brazil Iooc
2021- prata – Brazil Iooc
2022- prata Brazil Iooc e Flos Olei guia Italiano 2023

Os visitantes podem conhecer os olivais e as ricas paisagens, passear até o Lagar, que é a fábrica onde é feito o azeite e participar de uma degustação guiada de azeites. Na época da colheita e extração podem vivenciar todo o processo de feitio dos azeites.

OLIVAL: Santo Antonio e São José do Coimbra
Localização: São Bento de Sapucaí – Alto da Mantiqueira – MG
AZEITE: OLIQ
Produtores: Antônio Batista, Maria Cristina Vicentin e Vera Masagão Ribeiro. Azeite degustado: Arbequina – safra 2023.

No alto da Mantiqueira, em São Bento de Sapucaí, nas fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra, três amigos cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgens OLIQ.

São mais de 10 mil pés de oliveiras, de diversas variedades, cujos frutos resultam em azeites extravirgens monovarietais do tipo Arbequina e Koroneiki, Blend Grapollo/Arbequina e azeites aromatizados. A primeira safra foi em 2014 com a produção de 2 mil litros de azeite. Em 2022 a boa safra resultou em 9 mil litros produzidos.

É possível fazer visita guiada, para conhecer as diferentes variedades de oliveiras de que é composto, e isso em épocas distintas: em julho começa a floração; entre outubro e dezembro a frutificação; entre fevereiro e março ocorre a safra na fazenda. Inclui também degustação e harmonização de azeites. O visitante se quiser poderá usufruir do restaurante que é integrado aos pomares e jardins, assim como à área onde o azeite OLIQ é produzido.

OLIVAL: SABIÁ
Localização: Santo Antonio do Pinhal – SP. AZEITE: SABIÁ
Produtores: Bia Pereira e Bob Vieira da Costa.
Azeite degustado: Blend de Terroir – safra 2023.

Em 2014, a jornalista Bia Pereira e o administrador e publicitário Bob Vieira da Costa se apaixonaram pelo mundo da olivicultura e hoje com apenas cinco safras comercializadas, já acumulam 55 prêmios internacionais com o Azeite Sabiá, que produz os tipos Arbequina, Koroneiki, Arbosana e Blend. Ganhou prêmio de Melhor Azeite Médio Frutado do Mundo, pelo Guia Italiano Lodo Guide, e como Melhor Azeite do Hemisfério Sul, prêmio máximo de um dos concursos mais respeitados e rigorosos da olivicultura, o italiano Leone D´Oro.

Em 2022, o Sabiá alcançou um novo reconhecimento internacional, entrando para a lista dos 10 melhores do mundo pelo prêmio espanhol EVOOLEUM Awards.

A rigorosa premiação é organizada há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO), e essa é a primeira vez que um azeite brasileiro figura na lista do top 10 entre os 100 melhores do mundo. Ainda nas premiações, o azeite Sabiá da variedade arbequina foi eleito o melhor da América do Sul pelo prêmio italiano EVO IOOC, e o blend produzido na fazenda Sabiá da Vigia, em Encruzilhada do Sul, levou ouro na premiação norte-americana NYIOOC – New York International Olive Oil Competition.

As visitas guiadas na fazenda começam no entorno de uma oliveira de 300 anos onde é falado um pouco sobre a história da olivicultura na civilização (desde 8.000 a.c), sobre a olivicultura no Brasil e na fazenda. Depois é feito um passeio pelo olival, pela fábrica em cada etapa e, por fim, uma degustação com os azeites Sabiá. Há ainda, um empório, com venda de azeites, outros produtos locais e café

OLIVAL: ALTA VISTA
Localização: São Bento de Sapucaí – SP.
AZEITE: 1244
Produtores: Família Rossetto.
Azeite degustado: Blend Arbequina, Arbosa, Koroneiki e Grappolo – safra 2022.

O Azeite de Oliva Extravirgem 1244 é produzido em São Bento do Sapucaí, Serra da Mantiqueira (SP). A primeira colheita foi realizada em fevereiro de 2022 de forma manual, com todo cuidado desde o preparo do solo até a extração realizada horas após a colheita e envase, processo que assegura frescor e qualidade.

O Terroir da Mantiqueira contribui para a excelência do produto, ideal para o cultivo das olivas. Versátil, o azeite tem aromas e textura de um blend adaptável para diferentes experiências gastronômicas, feito a partir de quatro diferentes olivas: Koroneiki, Arbequina, Arbosana e Grappolo. Um de seus diferenciais, além da qualidade e potencialização no sabor, é a origem de uma produção totalmente nacional.

O nome 1244 é uma referência à altitude media do local de cultivo: Olival Alta Vista, com mais de 3 mil árvores protegidas por matas ciliares reflorestadas que tornam o local ainda mais especial. São mais de 10 ha de área plantada com vista deslumbrante para a Pedra do Baú, um dos principais pontos turísticos da região. É por isso que o recém- chegado ao mercado já é reconhecido como o “Azeite da Pedra do Baú”, sendo notado como referência da Mantiqueira. A novidade nasce para entregar o melhor do azeite extravirgem fresco, com 0,01% de acidez, pois é um cultivo natural.

OLIVAL: SÍTIO CAPERUCITA Localização: São Bento do Sapucaí – SP AZEITE: CAPERUCITA
Produtores: Zenaide e Décio Ceballos. Azeite degustado: Koroneiki – safra 2023.

O Sitio Caperucita, adquirido há 8 anos, passou por uma transformação significativa sob a gestão do casal Décio e Zenaide Ceballos. Inicialmente dominado pela brachiária e com solos degradados, o desafio era realizar cultivos específicos sem o uso de herbicidas, defensivos ou adubos químicos, adotando assim uma abordagem de agricultura regenerativa. A estratégia de regeneração adotada concentra-se na busca por plantas companheiras compatíveis com o cultivo de oliveiras, visando melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, a qualidade dos produtos.

A expectativa é produzir, de forma sustentável, produtos de alta qualidade, aproveitando a localização privilegiada dentro do Monumento Natural da Pedra do Baú, a 1550 metros de altitude, cidade de São Bento do Sapucaí, bairro Paiol Grande.

O sítio dedica esforços contínuos de recuperação de nascentes, preservação de reservas nativas e plantio de árvores ameaçadas de extinção, como o Pau Brasil, a Imbuia e a Canela Sassafrás. Destaca também a presença de uma “floresta” de Kunugui

(quercus acutíssima), em testes para recuperação de terrenos degradados. Além de outras plantas em estudos para consórcios e alelopatias, no contexto de sustentabilidade, regeneração de solos e produtividade com qualidade. O Sítio possui as marcas Caperucita e Manaxir registradas no INPI para comercialização de azeites, vinhos, geleias e outros produtos.

OLIVAL: SÍTIO CAMPOS DE MARIA DA FÉ
Localização: Maria da Fé – MG.
AZEITE: DONA MARIA DA FÉ
Produtora: Neide Maria Batista Soares
Azeite degustado: Blend Arbequina, Arbosana e Koroneiki – safra 2023.

A ideia surgiu com o entusiasmo por uma nova cultura, a possibilidade de produzir azeite extra virgem em Maria da Fé. Localizada a mais de 1200 metros de altitude possui o solo e clima mais favorável do Brasil para o crescimento de oliveiras.

A plantação iniciou em 2004 no Sítio Campos de Maria da Fé e a marca Dona Maria da Fé é uma homenagem a matriarca da cidade. Variedades produzidas: Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grapollo. A média de produção é de 500 litros de azeite por ano.

O Azeite Extra Virgem Blend Dona Maria da Fé é um produto artesanal e bem fresco, totalmente livre de produtos químicos. Foi extraído em março de 2023 e produzido com as azeitonas Arbequina, Arbosana e Koroneiki. Possui sabor de intensidade média e frutado e um leve toque de amargor. É 100% puro e para o envase de 1 garrafa desse azeite são necessárias, em média, de 7 a 10 quilos de azeitonas. Tem acidez 0,2%, sendo que a média de acidez exigida para ser um extravirgem é de até 0,8 %.

OLIVAIS – ESPAÇO ESSENZA E FAZENDA TUIVA.
Localizações: Essenza Santo Antonio do Pinhal SP e Fazenda Tuiva em Maria da Fé e Cristina – MG.
AZEITE: MANTIKIR.
Produtores: Herbert e Tatiane Sales.
Azeite degustado: Blend Arbequina, Arbosana, Coratina, Grappolo e Koroneiki – safra 2023.

A área de plantio e manejo do Espaço Essenza fica na Fazenda Tuiuva, o olival mais alto do Brasil, situado na Mantiqueira, a 1910m de altitude, nos municípios de Maria da Fé e Cristina, em Minas Gerais. E a extração é realizada no Lagar de Quelemém, pelo mestre Luiz Augusto.

O Azeite Mantikir é um blend de campo de todas as variedades produzidas: Arbequina, Grappolo, Koroneiki, Arbosana e Coratina e já acumula 3 premiações de grande relevância internacional em 2023: 2o melhor Azeite do Hemisfério Sul – Concurso Internacional de Azeites extra virgem Premio CA OVIBEJA | Portugal; Medalha de Ouro – ATHENA 2023 Olive Oil | Grécia e GRAND PRESTIGE GOLD | Israel.

É possível fazer visita guiada nos olivais, mediante agendamento prévio. O Espaço Essenza na Mantiqueira paulista oferece: Restaurante Essenza, Picnic Essenza e Experiência Essenza com degustação harmonizada e orientada.

OLIVAL: SÍTIO PEDRAS DO VENTO Localização: Camanducaia – MG. AZEITE: PILI
Produtora: Pilar Esteve Diz

Azeite degustado: Blend Arbequina, Grappolo, Koroneiki e Arbosana – safra 2023.

A produtora Pilar Estevez Diz é médica, e junto com a família buscavam um lugar não só para descansar, mas também para fazer algo novo, distinto da rotina diária. Daí o desejo de ter um sítio e depois de alguma pesquisa viram que era possível o cultivo de oliveiras na Serra da Mantiqueira. Estão na Mantiqueira de Minas Gerais desde 2012, no Sítio Pedras do Vento, situado entre 1.600 a 1650 metros de altitude.

Hoje possuem um pomar com 6.000 pés de oliveira, a maioria ainda muito jovens, que não entraram em produção. Cerca de 1000 estão em produção. Em 2022 inauguraram o próprio lagar. Com isso, todo o processo é local: colheita manual, extração no mesmo dia no lagar, decantação, envase e rotulagem.

Esta é a quarta safra do azeite Pili. A primeira safra foi em 2020, sendo que as duas primeiras safras foram extraídas no Lagar Santo Antônio e desde 2022 fazem a extração no próprio lagar. Pilar faz a extração, é a mestre do lagar, apaixonada pelo que faz, porque segundo ela é delicioso ver o azeite vertendo da máquina.

OLIVAL: SÍTIO OLEA ROSSINI Localização: Santo Antonio do Pinhal – SP AZEITE: ROSSINI
Produtores: Luiz e Marilia Rossini.
Azeite degustado: Arbequina – safra 2023.

Luiz Rossini, psicólogo de formação e ex diretor de RH de grandes empresas multinacionais, juntamente com sua esposa Marília, doutora em biologia e ex pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz tiveram inspiração para elaborar o Azeite Rossini nas ricas culturas italiana e portuguesa de saborear e partilhar alimentos frescos, preparados de forma simples, mas sempre com muito Azeite de Oliva. O desejo de trazer essa experiência para a família e amigos os levou a plantar oliveiras, com a intenção de produzir um azeite extra virgem de alta qualidade.

Encravado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira paulista, o olival a 1.100 metros de altitude. reúne as condições ideais de clima e altitude. Plantado na face norte do terreno, propicia que todas as oliveiras fiquem bem expostas à luz do sol, o que é essencial para o crescimento de frutas suculentas e sadias.

A colheita é feita manualmente, sendo esta a forma de garantir que apenas frutas de alta qualidade sejam usadas para o processamento do azeite, é um produto artesanal, 100% puro e saudável. Variedades produzidas: 4 monovarietais Arbequina, Grappolo, koroneiki e Coratina.

Visitação guiada com palestra e degustação.

OLIVAL: SÍTIO GRATTACIELO
Localização: Córrego do Bom Jesus – MG.
AZEITE: GRATTACIELO
Produtores: Roner Dixini Naves e Georgia Marcia Dias B. Naves
Azeite degustado: Blend Koroneiki, Arbosana e Arbequina – safra 2023.

Roner é médico otorrinolaringologista como profissão principal e sua esposa Georgia farmacêutica. Ele e família se apaixonaram pela localização e vista do sítio e depois quiseram investir na área de campo e receberam a orientação de plantar oliveiras.
A lavoura tem três alqueires, com cinco para seis anos de cultivo e está na segunda colheita.

Grattacielo significa “Arranha céu”. É um dos olivais mais altos do Brasil, 1760m de altitude.
Produz três variedades de azeites: Koroneiki, Arbosana e Arbequina, que resulta num excelente blend.

Não possuem lagar e não fazem olivoturismo no momento, apesar de estar no radar essa possibilidade. A casa justamente por estar num olival tem muita procura para locação, o que é possível.

OLIVAIS DE QUELEMÉM
Localização: Maria da Fé –Pedralva – MG
AZEITE: ZET
Produtor: Samir Rahme
Azeite degustado: Blend Arbequina, Grappolo e Maria da Fé – safra 2022.

Trata-se de um azeite de cultivo orgânico e biodinâmico que não usa nenhum aditivo químico na sua produção.
Essa produção segue um calendário biodinâmico, que leva em conta as estações do ano e suas qualidades e dificuldades, assim como o movimento dos planetas e sua relação com o mundo vegetal.

Possui preparados próprios tanto para nutrição como para fortalecimento de raiz, golas, caule e frutos. O principal nutriente é a compostagem feita a partir do estrume de gado. Com isso, o azeite é resultado da relação da Oliveira, com a terra e cosmos. O azeite não somente é livre de química pesada, mas tem todo o esplendor da frutificação.

O objetivo é produzir um azeite saudável para o organismo ao mesmo tempo torna-lo um azeite verdadeiramente medicinal.
Os azeitólogos, quando fazem a degustação, são unânimes em afirmar que já, desde o palato, sentem algo diferente em relação aos ótimos azeites convencionais. Esse diferencial na percepção do produtor, que é meramente subjetivo, damos o nome de vitidade.

OLIVAL: ALMADAMANTIQUEIRA
Localização: Sapucaí-Mirim/ MG
AZEITE: VEROLÍ – AZEITE EXTRAVIRGEM DA SERRA DA MANTIQUEIRA Produtoras: Vera, Natasha e Luana Mincoff Menegon
Azeite degustado: Koroneiki – safra 2023.

O olival localiza-se em Sapucaí Mirim, MG, com altitudes que variam de 1400 a 1670 metros. O cultivo preserva as matas nativas e nascentes da Mantiqueira. Um projeto familiar em seu núcleo, nascido em 2016, mas que é desenvolvido por muitas mãos que plantam e cuidam do olival, com assessoria especializada desde o início de sua implantação, seja no plantio, adubação, poda e manejo cuidadoso das árvores e do solo.

Verolí, é uma marca jovem, com muito caminho pela frente. Nasceu em 2022. Agora, em 2023, foi inaugurado o seu Lagar. Assim, são colhidas as azeitonas e é feita a extração do azeite o mais rápido possível.

A safra de 2023 traz uma família de cinco azeites, sendo quatro monovarietais (Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo) e um Blend. Esses azeites apresentam aromas frutados e herbais, com percepções de picância e amargor, que variam em intensidade, conforme a variedade das azeitonas. Em suma, são azeites frescos que trazem as características do terroir da Mantiqueira, cujas análises indicam excelentes parâmetros de qualidade.

ASSOOLIVE é a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira e Sudeste, que reúne trinta e cinco pequenos e médios produtores de azeites nacionais da melhor qualidade, concentrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Segundo o presidente Moacir Batista do Nascimento Filho, a Associação foi criada em 2009, visando a união dos produtores num objetivo comum, o fortalecimento do setor e valorização do azeite brasileiro.

Em 2022 a ASSOOLIVE lançou o Selo de Origem Certificada, que os seus associados passaram a ter a opção de inserir nas garrafas de seus produtos, mediante atender importantes especificações, entre elas:

. 100% do azeite deve, obrigatoriamente, ser proveniente de oliveiras cultivadas em altitudes superiores a 900 metros, na região da Mantiqueira e Sudeste do Brasil, extraído de frutos somente por meios mecânicos sob condições que não levem à deterioração do azeite.

– O azeite deve, obrigatoriamente, ser classificado como tipo Extravirgem e ter acidez livre, em termos de ácido graxo oleico livre, não superior a 0,4% (g/100g).

– Na embalagem estar indicado o ano da safra, data de validade e lote do azeite.

– Análise química do azeite – deverá ser realizada por laboratório certificado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O produtor poderá renovar a cada ano e safra o Selo de Origem Certificada de seus produtos, como importante referência de qualidade para o consumidor final.

Mais informações sobre a ASSOOLIVE e os azeites nacionais, através do site www.assoolive.com.br.

Luiz Antônio Braga – (35) 99112 6616 – Maria da Fé MG assolive@gmail.com

Divulgação: Anice Aun