Conceito criado em 2020, no auge da pandemia, auxilia empresários a aumentarem lucros, diminuírem gastos, otimizarem processos e treinarem suas equipes
Nos últimos anos, grande parte do setor moteleiro vem se adequando aos desejos e necessidades de um novo perfil de clientes. Antes, os motéis eram conhecidos como ambientes de “rápida diversão”, mas, atualmente, transformaram-se em importantes empreendimentos com estrutura e decoração exclusivas, serviço de hotelaria, alta gastronomia, conforto, atendimento de excelência, acessibilidade, atrações especiais, dentre muitos outros diferenciais.
Para padronizar os serviços da rede e manter-se, cada vez mais nesta tendencia, Vinicius Roveda, empresário e especialista em motelaria, lançou, em 2020, a Escola de Motelaria. “Notei a necessidade de criar um termo que diferenciasse os motéis que estavam mudando. Passamos então a disponibilizar alguns conteúdos de mentorias e distribuí-los em plataformas on-line como forma de auxiliar os moteleiros que quisessem inserir seus motéis na Nova Motelaria”, conta Roveda.
Com três anos de existência, a Escola de Motelaria já reúne mais de 250 motéis em todo o Brasil que, em conjunto, faturam mais de R$ 500 milhões e geram mais de 4.000 empregos por ano. “Além do impacto econômico, os motéis da Nova Motelaria auxiliam muitas famílias brasileiras. Nas cidades em que estes estabelecimentos estão presentes, os casais podem contar com locais para saírem da rotina e terem um tempo de qualidade e felicidade a sós. Vale lembrar que mais de 85% dos frequentadores de motéis são casais com relacionamento estável e não amantes”, destaca.
Segundo Roveda, com apenas 90 dias na Escola de Motelaria e implementação do sistema do conceito da Nova Motelaria, o empresário do ramo moteleiro já pode já sentir um aumento de 15% na taxa de ocupação do motel e a redução significativa nos gastos frequentes. Além disso, ainda neste início, devem ocorrer treinamentos para padronização de processos e ferramentas, preparo da equipe interna e reestruturação do espaço físico.
Escola de Motelaria ao Vivo
Anualmente, Roveda promove também um evento para reunir, presencialmente, todos os moteleiros da Escola de Motelaria. Neste ano, o evento ocorreu em Setembro, a cidade escolhida foi São Paulo e reuniu 120 moteleiros de todas as regiões do Brasil.
Com conteúdo inédito, o workshop apresentou ao vivo o resultado do trabalho e empenho do último ano, as últimas transformações da Nova Motelaria, um novo sistema de gestão estratégica e de pessoas, precificação, finanças e marketing.
Além disso, um balanço de 2023 e um panorama para todo o ano de 2024 foram discutidos. “Graças a estes eventos conseguimos conhecer melhor o nosso negócio, sabendo qual é a nossa posição no mercado e como podemos melhorar os processos para que tenhamos uma rentabilidade melhor, oferecendo a melhor experiência aos nossos clientes. Minha experiência com a Escola de Motelaria está sendo fantástica. Como venho de outra área de negócio, assisto às aulas e não perco nenhuma live, e o que tenho aprendido sobre gestão, marketing de pessoas e negócios, não tem preço”, ressalta Maria Cecília Pezza, do Motel Astral (RS).
Para o evento de 2024, a organização já começou. “Nesta última edição, tivemos lotação máxima e recebemos feedbacks excelentes. Para 2024 teremos o dobro de espaço, e um novo local, sempre pensando na experiência aos participantes”, finaliza Roveda.