Rota do Enxaimel finalista do Prêmio Nacional do Turismo

Crédito/Foto: Divulgação

 

A Associação Rota do Enxaimel em Pomerode é uma das três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo. O prêmio reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico. O anúncio dos finalistas ocorreu nesta sexta-feira (17).

Ao todo, 30 iniciativas de destaque foram selecionadas em dez categorias, após julgamento de uma comissão formada por representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, Sebrae, associações do setor, especialistas do mercado e da academia. A cerimônia de premiação será no dia 16 de dezembro em Brasília (DF).

Esta é a terceira edição do Prêmio, que tem como tema em 2023 “O Turismo Transformando Vidas”. A entidade foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria.

Outro case de Santa Catarina também está entre os finalistas deste ano. A Secretaria de Turismo do Estado foi escolhida na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo com o Inovatur – 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil.

O turismo, fomentado pela Associação Rota do Enxaimel desde julho de 2021, tem contribuído para preservar as tradições da agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Já são 34 negócios associados que ao longo desse período se estruturaram e se capacitaram para transformar a localidade num produto turístico que reúne valorização do patrimônio, contato com a natureza e atrativos que resgatam a cultura local.

— Fundamos a Associação Rota do Enxaimel com o objetivo de transformar a riqueza cultural em produto turístico, buscando geração de renda para os empreendedores existentes e oportunidade para novas famílias, na esperança de criar um círculo virtuoso que gerasse sustentação econômica para a preservação — explica Ivan Blumenschein, vice-presidente e um dos fundadores da associação.

Desde 2021, a Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

Em 2023, a rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.

 

Rota do Enxaimel

Para conhecer a Rota do Enxaimel, o visitante pode percorrer os 16 quilômetros de passeio com carro próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias. É possível visitar e hospedar-se em residências típicas, provar iguarias da culinária local e comprar artesanato.

Nesta localidade de Pomerode, no bairro Testo Alto, está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa. São 50 construções em um trajeto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

A comunidade também preserva história e cultura dos imigrantes de maneira genuína, através da culinária típica alemã, artesanato em madeira, em clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, além de uma escola municipal bilíngue (português-alemão). Tudo isso em um entorno de Mata Atlântica preservada, com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

Para mais informações, acesse
www.rotadoenxaimel.com.br 

 

Pomerode

Um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, Pomerode está localizada no Vale Europeu. A cidade tem atrações para toda a família o ano todo, como parques, museus, o terceiro zoológico mais antigo do país, fundado em 1932, restaurantes típicos e confeitarias. Eventos como a Osterfest, a Festa da Páscoa, o Festival Gastronômico de Pomerode e a Festa Pomerana tornaram o pequeno município, de 34 mil habitantes, conhecido em todo o Brasil.

Divulgação: evandrodeassis.com.br